APROPRIAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO Estudos de Caso em Berlim e Salvador

Autores

  • Angelo Serpa UFBA

Resumo

O objetivo do presente artigo é o de discutir, ainda que de modo preliminar, as relações entre lugar e mídia no mundo contemporâneo, a partir das táticas de apropriação sócio-espacial de grupos e iniciativas em Berlim e Salvador. As análises se pautam em dois exemplos, tomados como estudos de caso: a constituição de uma rede de internet descentralizada e não hierárquica na capital alemã (rede Freifunk), gerenciada pelos próprios usuários, e as relações entre Capoeira e Orkut, na capital baiana. Os exemplos analisados mostram que essas táticas de apropriação sócio-espacial têm rebatimento concreto nos respectivos lugares de atuação, “abrindo” os grupos e iniciativas para o exterior, ampliando sua ação e consolidando redes de relações que extrapolam os limites dos lugares onde atuam.

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Biografia do Autor

Angelo Serpa, UFBA

Arquiteto, UFRGS, 1978, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA, 1989, Doutor em Geografia pela UNESP, 1999. Professor do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUFBA e do departamento de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo

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Como Citar

Serpa, A. (2011). APROPRIAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO Estudos de Caso em Berlim e Salvador. Cadernos PPG-AU/FAUFBA, 9(1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/ppgau/article/view/5112