APROPRIAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO Estudos de Caso em Berlim e Salvador
DOI:
https://doi.org/10.9771/ppgaufaufba.v9i0.5112Resumo
O objetivo do presente artigo é o de discutir, ainda que de modo preliminar, as relações entre lugar e mídia no mundo contemporâneo, a partir das táticas de apropriação sócio-espacial de grupos e iniciativas em Berlim e Salvador. As análises se pautam em dois exemplos, tomados como estudos de caso: a constituição de uma rede de internet descentralizada e não hierárquica na capital alemã (rede Freifunk), gerenciada pelos próprios usuários, e as relações entre Capoeira e Orkut, na capital baiana. Os exemplos analisados mostram que essas táticas de apropriação sócio-espacial têm rebatimento concreto nos respectivos lugares de atuação, “abrindo” os grupos e iniciativas para o exterior, ampliando sua ação e consolidando redes de relações que extrapolam os limites dos lugares onde atuam.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Serpa, A. (2011). APROPRIAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO Estudos de Caso em Berlim e Salvador. Cadernos PPG-AU/FAUFBA, 9(1). https://doi.org/10.9771/ppgaufaufba.v9i0.5112