DE CONSUMIDOR A PRODUTOR DE INFORMAÇÃO: Participação pública no contexto da nova cultura tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.9771/ppgaufaufba.v9i0.5113Resumo
A despeito das imensas possibilidades de utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) para implementar a interação entre pessoas e o diálogo entre cidadãos e Administração Pública, verifica-se que as chamadas mídias sociais, que propiciam a constituição de verdadeiros espaços virtuais de interação na Web, a baixo custo, não vêm sendo utilizadas para incluir o cidadão como ator ativo na tomada de decisões. A emergência de uma nova cultura tecnológica mostra a necessidade de incorporar à análise dos fenômenos sociais o ponto de vista do indivíduo que cria, busca, se motiva para a ação e aporta sua própria rede de relações, utilizando a nternet como ambiente para produção, distribuição e compartilhamento de conteúdo com base em uma cultura de comunicação aberta. Investigar a participação pública no contexto da nova cultura tecnológica lança luz sobre o uso das TIC em benefício de indivíduos e comunidades. Este artigo apresenta reflexões realizadas no âmbito do projeto 2i2p – “Internet e Interatividade para a Participação Pública” acerca de tendências de uso de ferramentas gratuitas para a colaboração e o compartilhamento do conhecimento sobre o território através da Web.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Rocha, M. C. F., & Corso Pereira, G. (2011). DE CONSUMIDOR A PRODUTOR DE INFORMAÇÃO: Participação pública no contexto da nova cultura tecnológica. Cadernos PPG-AU/FAUFBA, 9(1). https://doi.org/10.9771/ppgaufaufba.v9i0.5113