DADOS GOVERNAMENTAIS ABERTOS E SEUS IMPACTOS SOBRE OS CONCEITOS E PRÁTICAS DE TRANSPARÊNCIA NO BRASIL

Autores

  • José Carlos Vaz Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP-FGV)
  • Manuella Maia Ribeiro Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP-FGV)
  • Ricardo Matheus Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP-FGV)

Palavras-chave:

dados governamentais abertos, transparência,

Resumo

Com o desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação (TICs) tornou-se possível bases de dados brutas serem livremente manipuladas, filtradas ou cruzadas, construindo novas aplicações e conhecimentos pela sociedade. São os Dados Governamentais Abertos (DGA). O objetivo deste artigo é verificar a relação entre transparência e dados governamentais abertos. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica sobre os conceitos de DGA, visões de transparência e estudo exploratório de experiências internacionais e brasileiras. As considerações finais apresentam o surgimento de um patamar de exigência para a transparência: o que não é sigiloso deve estar disponível na internet em dados abertos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Vaz, Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP-FGV)

Jrquiteto, UFRGS, 1978, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA, 1989, Doutor em Geografia pela UNESP, 1999. Professor do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUFBA e do departamento de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo

Manuella Maia Ribeiro, Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP-FGV)

Manuella Maia Ribeiro - Mestranda do curso de Administração Pública e Governo da EAESP-FGV; Pesquisadora do Instituto Pólis na pesquisa ELECTRONIC LOCAL GOVERNANCE-LATIN AMERICAN PERSPECTIVES da Rede Internacional Logolink/Instituto Pólis desde setembro de 2008.

Ricardo Matheus, Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP-FGV)

Ricardo Matheus - Mestrando do curso de Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Pesquisador do Instituto Pólis na pesquisa ELECTRONIC LOCAL GOVERNANCE-LATIN AMERICAN PERSPECTIVES da Rede Internacional Logolink/Instituto Pólis desde setembro de 2008.

Downloads

Como Citar

Vaz, J. C., Ribeiro, M. M., & Matheus, R. (2011). DADOS GOVERNAMENTAIS ABERTOS E SEUS IMPACTOS SOBRE OS CONCEITOS E PRÁTICAS DE TRANSPARÊNCIA NO BRASIL. Cadernos PPG-AU/UFBA, 9(1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/ppgau/article/view/5111