INTERNET E A PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NAS EXPERIÊNCIAS DE ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DIGITAL NO BRASIL

Autores

  • Nina juliette Best
  • Manuella Maia Ribeiro Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP-FGV)
  • Ricardo Matheus Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP-FGV)
  • José Carlos Vaz Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP-FGV)

Palavras-chave:

orçamento participativo digital, processos participativos

Resumo

Entre experiências utilizando a internet para promover a participação cidadã está o Orçamento Participativo Digital (OP Digital). Neste artigo, apresentam-se experiências de OP Digital realizadas em quatro municípios brasileiros. Demonstra-se o potencial de ampliação da participação através das TICs, que permitem cidadãos deliberem sobre os investimentos públicos, façam o controle social e monitoramento dessas decisões. Os casos são relacionados aos principais desafios da participação cidadã na web, contribuindo para identificar as reais capacidades de melhoria do relacionamento entre governo e sociedade no Brasil. A conclusão apresenta questões sobre impactos da utilização das novas tecnologias em processos participativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nina juliette Best

Nrquiteto, UFRGS, 1978, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA, 1989, Doutor em Geografia pela UNESP, 1999. Professor do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUFBA e do departamento de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo

Manuella Maia Ribeiro, Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP-FGV)

Manuella Maia Ribeiro - Mestranda do curso de Administração Pública e Governo da EAESP - FGV. Pesquisadora do Instituto Pólis na pesquisa ELECTRONIC LOCAL GOVERNANCE - LATIN AMERICAN PERSPECTIVES da Rede Internacional Logolink/Instituto Pólis desde setembro de 2008.

Ricardo Matheus, Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP-FGV)

Ricardo Matheus - Mestrando do curso de Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Pesquisador do Instituto Pólis na pesquisa ELECTRONIC LOCAL GOVERNANCE - LATIN AMERICAN PERSPECTIVES da Rede Internacional Logolink/Instituto Pólis desde setembro de 2008.

José Carlos Vaz, Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP-FGV)

José Carlos Vaz - Doutor em Administração e Sistemas de Informação pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP - FGV); Professor do Curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH-USP; Coordenador do Comitê Executivo Internacional da Rede LogoLink.

Downloads

Como Citar

Best, N. juliette, Ribeiro, M. M., Matheus, R., & Vaz, J. C. (2011). INTERNET E A PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NAS EXPERIÊNCIAS DE ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DIGITAL NO BRASIL. Cadernos PPG-AU/FAUFBA, 9(1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/ppgau/article/view/5115