Editorial
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v17i5.63322Palavras-chave:
EditorialResumo
É com grande satisfação que apresentamos a edição de outubro de 2024 da revista Cadernos de Prospecção, com o tema central Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento. Esta edição reúne 22 artigos, contando com a colaboração de 68 autores, representando 17 instituições de ensino e pesquisa de 12 estados e de quatro regiões do país. Essa diversidade reflete o caráter interdisciplinar e nacional do periódico, reforçando a importância da inovação e da propriedade intelectual como pilares para o desenvolvimento econômico e social.
O primeiro artigo, "Empreendedorismo Social: o papel da inovação social como ferramenta de política pública no desenvolvimento socioeconômico em comunidades subdesenvolvidas", destaca o papel da inovação social no estímulo ao desenvolvimento local, oferecendo uma perspectiva sobre o impacto de políticas públicas para a sociedade.
Seguindo esse mesmo enfoque, o trabalho intitulado "Proposta de Licenciamento dos Símbolos Representativos da Polícia Rodoviária Federal (PRF)" explora os desafios e as oportunidades alinhados ao licenciamento de símbolos de instituições públicas, tema de crescente importância no cenário nacional.
Os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) ganham destaque com dois artigos complementares: "Análise dos Programas de Apoio aos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das Fundações de Amparo à Pesquisa da Região Sudeste" e "Possibilidade de Atuação das Fundações de Apoio com Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) Paranaenses". Esses trabalhos analisam a atuação das Fundações de Amparo à Pesquisa e das Fundações de Apoio no fortalecimento dos NITs e os impactos diretos dessas ações no fomento à inovação.
No campo da prospecção tecnológica voltada para a saúde, o artigo "Prospecção Tecnológica e Científica das Atividades Biológicas do Gênero Sterculia para Aplicação na Área da Saúde" propõe uma análise das possíveis aplicações biomédicas de plantas desse gênero, enquanto a pesquisa com título "Tecnologias Imunológicas no Desenvolvimento de Vacinas Contra Leishmaniose Humana (LH): uma prospecção científica e tecnológica" investiga os avanços no combate a doenças tropicais negligenciadas. Outros artigos como "Prospecção Tecnológica de Soluções de Internet das Coisas na Saúde" e "Aplicativos Móveis sobre Oxigenoterapia: revisão de patentes" mostram como a inovação digital está transformando o setor de saúde.
Também não se pode deixar de mencionar a relevância dos estudos sobre a indústria cosmética e farmacêutica, com destaque para o artigo "Prospecção Tecnológica para Verificação do Potencial de Patenteabilidade de Shampoo Esfoliante e Antifúngico para Tratamento da Dermatite Seborreica" e o inovador "Prospecção Tecnológica de Nanocosméticos: cenário atual e tendências alinhadas à bioeconomia", ambos abordam a integração da ciência e da sustentabilidade nas indústrias de beleza e de saúde.
A edição inclui ainda trabalhos que discutem os avanços em setores emergentes, como "Mapeamento Tecnológico de Patentes Relacionadas a Jogos em Nuvem (Cloud Gaming)" e "Microencapsulação do Óleo Essencial de Aroeira no Controle de Pragas: um estudo prospectivo", demonstrando quanto a tecnologia está presente em diversas áreas, de entretenimento à agricultura.
Além disso, estudos sobre a indústria e propriedade intelectual, como "Panorama sobre o Registro de Desenhos Industriais no Setor de Brinquedos no Brasil no Período de 2012 a 2022" e "Motivos mais Recorrentes que Causam o Indeferimento de Pedidos de Patente das Universidades Brasileiras", lançam luz sobre desafios e oportunidades no campo do desenvolvimento industrial e científico no Brasil.
Finalizando esta rica edição, artigos como "Prospecção Tecnológica de Software de Backup com Testes de Restauração", "Análise Bibliométrica e de Patentes sobre Catalisadores Utilizados na Síntese de Fischer-Tropsch para Produção de Bioquerosene de Aviação" e "Explorando a Gestão do Conhecimento em Ecossistemas de Inovação: um mapeamento científico" oferecem uma visão ampla sobre a aplicação da ciência e da tecnologia em áreas cruciais para o desenvolvimento sustentável.
Agradecemos aos autores por suas valiosas colaborações e aos revisores pelos seus trabalhos meticulosos na avaliação dos artigos. Além disso, com uma vasta representatividade nacional e interdisciplinar, esta edição é uma contribuição significativa para o avanço da pesquisa em propriedade intelectual e inovação no Brasil.
Diante do exposto, convidamos a comunidade científica a explorar esta edição e a continuar enriquecendo o campo da prospecção tecnológica e da inovação.
Maria Hosana Conceição
Professora da Universidade de Brasília
Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e
Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT)
Downloads
Referências
.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Prospecção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.