A Visão dos Clientes sobre o Modelo de Negócios das Soluções Sebrae
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v16i6.53051Palavras-chave:
Sebrae, Inovação, Five V.Resumo
O Sebrae é uma instituição que apoia as Micro e Pequenas Empresas brasileiras na gestão de seus negócios e faz pesquisas de mercado sobre sua atuação, inclusive frente a seus concorrentes, para criação de métodos que proporcionam condições de desenvolvimento de produtos inovadores. A partir dessa perspectiva, foi realizada pesquisa exploratória com clientes do Sebrae-DF com o objetivo de explorar a visão que os clientes do Sebrae-DF possuem sobre os serviços ofertados por essa instituição. Na metodologia, foi aplicada a ferramenta Five V para inovar no modelo de negócio do Sebrae e assim aprimorar os benefícios ofertados à sociedade e ao mercado. Por fim, chegou-se ao resultado de que os produtos Sebrae apresentam sim relevância para os clientes, porém é necessária uma revisão de sua metodologia à luz das necessidades dos cliente para que sua eficiência seja ratificada.
Downloads
Referências
DATA SEBRAE. Painel de dados Data Sebrae. 2021. Disponível em: https://datasebraeindicadores.sebrae.com.br/resources/sites/data-sebrae/data-sebrae.html#/Empresas. Acesso em: 17 out. 2021.
DE MESQUITA, Rafael Fernandes; MATOS, Fátima Regina Ney. A abordagem qualitativa nas ciências administrativas: aspectos históricos, tipologias e perspectivas futuras. Revista Brasileira de Administração Científica, [s.l.], v. 5, n. 1, p. 7-22, 2014.
ENDEAVOR. Plano de Negócios x Modelo de Negócios. Por Marcelo Salin, Publicado em: 17 de julho, 2012. Disponível em: https://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/plano-de-negocios-x-modelo-de-negocios/?gclid=CjwKCAjwsJ6TBhAIEiwAfl4TWFPhXZ9g0jpZnHVIVEWlvoWw70-b54m6ZZH3wWfprORUSWgHKtD31BoC5zcQAvD_BwE. Acesso em: 26 abr. 2022.
OECD – ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Manual de Oslo: Proposta de Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação Tecnológica. [S.l.]: OECD, 2005.
OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business model generation: inovação em modelos de negócios. São Paulo: Alta Books, 2020.
SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. A história do Sebrae. 2013. Disponível em: https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/73adf3f11d4bc270f430c7d995a7b423/$File/5573.pdf. Acesso em: 3 abr. 2022.
SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Conheça quem somos. 2019. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/conheca_quemsomos. Acesso em: 10 mar. 2022.
SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. A força do empreendedor brasileiro. 2021. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/conheca_quemsomos. Acesso em: 2 nov. 2021.
SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS; PRG – PROJETO GESTÃO DE CLIENTES. Etapa 4: Relatório de Diferenciação de Clientes, dezembro de 2020. (Documento interno Sebrae).
SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS; PRG – PROJETO GESTÃO DE CLIENTES. Etapa 6: Relatório de Jornadas, março de 2021a. (Documento interno Sebrae).
SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS; PRG – PROJETO GESTÃO DE CLIENTES. Etapa 7: Relatório de Governança: Papéis e Responsabilidades, fevereiro de 2021b. (Documento interno Sebrae).
SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Pesquisa de Valor Marca Sebrae Edição 2021. Abril de 2021c. (Documento interno Sebrae).
SOARES, Alessandra do Valle Abrahão et al. Modelo de negócio Five V aplicado em laboratório de inovação. In: XXI MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2021. Anais [...]. [S.l.], 2021.
TARAN, Yariv et al. Business model configurations: a Five VFive V framework to map out potential innovation routes. European Journal of Innovation Management, [s.l.], 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos de Prospecção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.