FERRAMENTAS DE GESTÃO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL NOS NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPRESAS DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v10i3.23068Resumo
O presente trabalho objetiva a realização de um levantamento prospectivo para análise quantitativa do desenvolvimento de ferramentas para gestão de propriedade intelectual para uso nos Núcleos de Inovação Tecnológica – NITs e empresas, particularmente através de programas de computador. O uso de ferramentas de gestão de propriedade intelectual pode contribuir para agregar competências nos setores responsáveis pela gestão da inovação nas instituições, colaborando para amenizar o efeito do déficit de recursos humanos que, nos casos dos Núcleos de Inovação Tecnológica – NITs, de acordo com o FORMICT 2015, tem apenas 41,3% dos servidores com dedicação integral em ICTs públicas e 41,7% em ICTs privadas.
Downloads
Referências
MARQUES, Paulo. A INDÚSTRIA DA INFORMÁTICA E O ESTADO BRASILEIRO. Revista do Departamento de Geografia. São Paulo, V.7, p. 95-100, Nov. 2011. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rdg/article/view/53683/57646>. Acesso em: 13 julho 2017.
Site do Espacenet. Disponível em: <https://worldwide.espacenet.com/advancedSearch?locale=en_EP>. Acesso em: 12 julho 2017.
Site do INPI. Disponível em: <http://www.inpi.gov.br/sobre/estatisticas/arquivos/publicacoes/boletim-julho_2017_vf.pdf> . Acesso em: 12 julho 2017.
Site do INPI. Disponível em: <http://www.inpi.gov.br/sobre/estatisticas/arquivos/publicacoes/boletim-julho_2017_vf.pdf>. Acesso em: 11 julho 2017.
Site do INPI. Disponível em: <https://gru.inpi.gov.br/pePI/jsp/programas/ProgramaSearchBasico.jsp> Acesso em: 12 julho 2017.
Site do INPI. Disponível em: <http://www.inpi.gov.br/menu-servicos/patente/classificacao-de-patentes>. Acesso em: 13 julho 2017.
Site do Lens. Disponível em: <https://www.lens.org/lens/search>. Acesso em: 12 julho 2017.
Site do MCTIC. Disponível em: <http://www.mct.gov.br/formict/sis/util/arquivos/Relatorio_Consolidado_Ano_Base_2015.pdf>. Acesso em: 12 julho 2017.
Site da OMPI. Disponível em: <https://patentscope.wipo.int/search/pt/result.jsf>. Acesso em: 12 julho 2017.
Site da OMPI. Disponível em: <http://www.wipo.int/pct/pt/>. Acesso em: 13 julho 2017
Site do Planalto do Governo. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9609.htm>. Acesso em: 11 julho 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.