MAPEAMENTO DAS TECNOLOGIAS DO SETOR DE TRATAMENTOS DE TÊXTIL POR MEIO DE DOCUMENTOS PATENTÁRIOS DEPOSITADOS NO BRASIL

Autores

  • Maria Elisa Marciano Martinez
  • Edi de Oliveira Braga Júnior Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI
  • Adelaide Maria de Souza Antunes Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI

DOI:

https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2016.009.006

Palavras-chave:

Tratamento Têxtil, Setor Têxtil, Documentos Patentários, Mapeamento Tecnológico

Resumo

O presente artigo tem como objetivo, oferecer subsídios e reforçar o apoio à tomada de decisões baseadas em fatos importantes e evidências concretas sobre a dinâmica do desenvolvimento tecnológico do setor de tratamento têxtil, pois, apresenta um mapeamento tecnológico por meio do monitoramento de documentos de patentes depositados no Brasil entre 2004 e 2008, avaliando a evolução das tecnologias envolvidas no setor de tratamento têxtil (“D06”). Nos resultados obtidos, as principais tecnologias relacionadas ao tratamento têxtil são: lavanderia, secagem, alisamento, prensagem ou dobramento de artigos têxteis (“D06F”). As principais formas de depósito utilizadas são depósito de residentes no Brasil e via PCT (Tratado de Cooperação de Patentes), depósito internacional. Quanto aos países de origem, temos uma distribuição fortemente concentrada em: Estados Unidos (34%), Brasil (28%) e Alemanha (12%).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edi de Oliveira Braga Júnior, Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI

Doutor em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (EQ-UFRJ). Mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros (IMA-UFRJ). Químico Bacharelado e Licenciado com Orientação Tecnológica (FTESM). Atua profissionalmente como Pesquisador do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Exerce a função de Professor do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, docente do Curso de Engenharia Industrial. Ministra as disciplinas de Ciência dos Polímeros, Gestão da Inovação Tecnológica, Ciência das Fibras e Tecnologia Têxtil. Pesquisador Visitante na Universidade de Leeds, West-Yorkshire Inglaterra, entre 2000 e 2001.

Adelaide Maria de Souza Antunes, Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI

Especialista Sênior do INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial, atua no Mestrado Profissional em PI e Inovação do INPI, é Professora Emérita da UFRJ e Professora permanente do Programa de Pós Graduação de Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui os títulos de Engenheira Química (EQ/UFRJ, 1976), Mestre em Engenharia Química (PEQ-COPPE, 1979), Doutora em Engenharia Química (PEQ-COPPE/UFRJ, 1987) e Pós-Doutorado pelo Instituto Francês de Petróleo - IFP, França (1988); MBA-Executivo COPPEAD - 1991. Atualmente é membro do Comitê de PI da ANPEI, Comitê Executivo da Indústria Química do Plano Brasil Maior, Conselheira do Conselho Regional de Química 3º região, Membro da Comissão de Tecnologia da Associação Brasileira da Indústria Química _ ABIQUIM, mE Conselheira dos laboratórios: LABCOM - Laboratório de Combustíveis e Derivados de Petróleo; SIQUIM - Sistema de Informação Sobre a Indústria Química; Participante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos - INCT - INOFAR _ Atua nas áreas: indústria química, química fina, petróleo, combustíveis, petroquímica, fontes alternativas de energia, patentes, prospecção tecnológica e estudo de futuro.

Downloads

Publicado

2016-03-30

Como Citar

Martinez, M. E. M., Braga Júnior, E. de O., & Antunes, A. M. de S. (2016). MAPEAMENTO DAS TECNOLOGIAS DO SETOR DE TRATAMENTOS DE TÊXTIL POR MEIO DE DOCUMENTOS PATENTÁRIOS DEPOSITADOS NO BRASIL. Cadernos De Prospecção, 9(1), 45. https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2016.009.006

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos