DENDÊ DE VALENÇA E GUARANÁ DE TAPEROÁ: POTENCIAIS DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA NO TERRITÓRIO DO BAIXO SUL DA BAHIA

Autores

  • Marcel Azevedo Batista D´Alexandria UFba
  • Anselmo Santos da Silva UFBA
  • Wesley Cerqueira Souza Ufba

DOI:

https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2015.008.042

Palavras-chave:

Indicação Geográfica, Produtividade, Competitividade.

Resumo

No atual contexto, onde as relações de mercado são cada vez mais competitivas, as Indicações Geográficas consistem numa estratégia produtiva que garante a originalidade do produto. Assim, diversos produtores buscam obter o registro de Indicação Geográfica, pois, através deste, podem conquistar um número maior de consumidores. Esta realidade pode gerar emprego e renda para muitas regiões que apresentam potencialidades produtivas. Entretanto, no Brasil, há diversos recortes espaciais que, apesar de apresentarem elevado potencial produtivo, possuem poucos exemplos de registros de Indicação Geográfica. A Bahia é um exemplo desta realidade, pois existem muitas regiões, dentro deste Estado, que possuem comunidades tradicionais que se ocupam com a produção de artigos caracterizados pelas especificidades dos locais onde são produzidos. Desta forma, é possível destacar o Baixo Sul, onde a produção de dendê e guaraná estão presentes de forma significativa e reuni todas condições para obter o registro de Indicação de Geográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcel Azevedo Batista D´Alexandria, UFba

Graduado em Administração e Geografia, atuo unindo as duas áreas do conhecimento. Atualmente estudo o mestrado em Geografia pela UFBA, estudando duas linhas de pesquisa, o Marketing Territorial e as Indicações Geográficas.

Anselmo Santos da Silva, UFBA

Bacharel em História pela Universidade Católicado Salvador (2012); Licenciado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2013). Atuando na área da Geografia Humana, na Geografia Histórica.

Wesley Cerqueira Souza, Ufba

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2013). Atuo na área da Geografia Econômica e Regional, estudo de políticas territórias, arranjos produtivos. Atualmente estudo no mestrado em Geografia, estudando a potencialidade do couro de Ipirá- Bahia como uma potencialidade para torna-se uma Indicação Geográfica

Downloads

Publicado

2015-06-02

Como Citar

D´Alexandria, M. A. B., da Silva, A. S., & Souza, W. C. (2015). DENDÊ DE VALENÇA E GUARANÁ DE TAPEROÁ: POTENCIAIS DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA NO TERRITÓRIO DO BAIXO SUL DA BAHIA. Cadernos De Prospecção, 8(2), 375. https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2015.008.042

Edição

Seção

Indicações Geográficas