A INCUBADORA DE EMPRESAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA: AGENTE DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL

Autores

  • Larissa Sarmento Macêdo Universidade Federal de Uberlândia
  • Rita de Cássia Ferreira Meirelles Universidade Federal de Uberlândia
  • Jéssica Flavia Gonçalves de Menezes Universidade Federal de Uberlândia
  • Guilherme Augusto Vilela Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2015.008.024

Palavras-chave:

Incubadora, Empreendedorismo, Inovação, Parceria

Resumo

Este artigo tem por objetivo mostrar a importância da incubadora de empresas de base tecnológica na relação público-privada e como agente facilitador do processo de geração de novos empreendimentos e sua importância como agente de inovação em Uberlândia. A instituição analisada é uma incubadora de empresas de base tecnológica, ou seja, é a incubadora que abriga empresas cujos produtos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisas aplicadas, e nos quais a tecnologia representa alto valor agregado. Este estudo visa apresentar como a reformulação das estratégias de atuação e reestruturação organizacional do Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (CIAEM), incubadora de empresas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) vem contribuindo para a criação empreendimentos mais robustos e uma melhor a articulação entre os empreendedores, as instituições tecnológicas e órgãos de fomento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Sarmento Macêdo, Universidade Federal de Uberlândia

Larissa Sarmento Macêdo, Economista graduada no Instituto de Economia da UFU e mestranda pelo programa de TECNOLOGIAS, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO (Linha de Pesquisa "Tecnologias e Interfaces da Comunicação") na Faculdade de Educação - UFU. Pós graduada em Gestão Estratégica de Negócios e Magistério Superior pela Universidade Anhanguera e Propriedade Intelectual e Inovação no Agronegócio pela UFSC. Especialista em propriedade intelectual pela Instituto Nacional da Propriedade Intelectual INPI. Nesse momento atua como Gestora em Ciência e Tecnologia da Agência Intelecto ( Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFU) é responsável pela divisão de Transferência de tecnologia e Empreendedorismo. Tem experiência em gestão de negócios inovadores, proteção de tecnologias, assessoria financeira, negociação de tecnologias,análise de projetos e na execução de Programas de Formação da Cultura Empreendedora, Transferência de Tecnologia, Inovação e Propriedade Intelectual.

Rita de Cássia Ferreira Meirelles, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2013), com período sanduíche no Instituto Superior de Gestão e Economia (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), em Portugal. Foi presidente da Empresa Jr. do Instituto de Economia, ACPE (2011). Atualmente é gestora em Ciência e Tecnologia do Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (CIAEM). Tem experiência em gestão de negócios inovadores, na execução de plano de negócios, pesquisa de mercado e estratégia empresarial.

Downloads

Publicado

2015-03-12

Como Citar

Macêdo, L. S., Meirelles, R. de C. F., Menezes, J. F. G. de, & Vilela, G. A. (2015). A INCUBADORA DE EMPRESAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA: AGENTE DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL. Cadernos De Prospecção, 8(2), 203. https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2015.008.024

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento