ESTUDO PROSPECTIVO DE TECNOLOGIAS POTENCIAIS PARA A SOLUÇÃO DA CRISE HÍDRICA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v11i2.23004Abstract
A escassez de água potável desencadeou uma crise hídrica que o país enfrenta há vários anos, isso levou a necessidade de desenvolver tecnologias capazes de reverter esse cenário que assola o país, principalmente as regiões nordeste e sudeste, onde estão concentrados os maiores reservatórios de água distribuidores para os demais estados. Este trabalho tem como objetivo realizar pesquisas na base de patentes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI, referente às tecnologias que estão associadas a dessalinização e reuso de água. Após monitorar referida base, observou-se a existência de inúmeras soluções aplicáveis ao problema, inclusive iniciativas internacionais. Conclui-se que mesmo sendo um assunto bastante difundido existem poucas iniciativas nacionais para impulsionar essa solução, onde a maioria ainda está concentrada em inventores independentes, que precisam de respaldo institucional para tornar seus inventos acessíveis a um custo que garanta a transferência dessas tecnologias para populações carentes de acesso à água potável.Downloads
References
CAMARGO, A. L. B. Desenvolvimento sustentável: dimensões e desafios. Campinas, SP: Papirus,2003.
CONHEÇA 6 países que encontraram a solução para a crise de água. 03 fev. 2015. FIBRAN do Brasil.Disponível em <http://www.fibrandobrasil.com.br/fibran/como-sao-paulo-pode-superar-a-crise-hidrica>.Acesso em: 05 jul. 2017.
ESTRATÉGIA nacional de ciência, tecnologia e inovação: 2016 – 2019. Brasília: Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação, 2016.
GLEICK, P. H. The world’s water. 2000-2001. Report on Freshwater Resources. Island Press,2000. 315p.
GLOBAL metrics for the environment. Environment performance Index. 2016. Disponível em:
<http://epi.yale.edu/sites/default/files/2016EPI_Full_Report_opt.pdf>. Acesso em: 07 jul. 2017 .
MAGALHÃES, L.E. A Questão Ambiental. São Paulo: Terragraph, 1994.
NUNES, Bernardo Furtado et al. Documentos de patentes depositados por brasileiros no Brasil sobre biotecnologia aplicada à saúde humana. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Propriedade Industrial, 2015.
PENA, Rodolfo F. Alves. A crise da água no Brasil. Mundo Educação. 2017. Disponível em:
<http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/crise-agua-no-brasil.htm>. Acesso em: 30 jun.2017.
ROTAS estratégicas setoriais: estudo socioeconômico: água. Fortaleza: Federação das Indústrias do Estado do Ceará, 2016.
SOMLYODY, L; VARIS, O. Freshwater under pressure. International Review for Environmental Strategies, v.6, n.2, p.181-204, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.