COOPERAÇÃO INTRA-ACADÊMICA: PESQUISADOR-AGENTE APOIANDO PESQUISADOR-EMPREENDEDOR
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v10i2.17764Keywords:
Academic Spin-off, Researcher-agent, Academic Entrepreneurship.Abstract
Inúmeros são os apoios externos que auxiliam pesquisadores com potencial empreendedor para lançamento de novas tecnologias desenvolvidas dentro da academia ao mercado. Este artigo propõe um novo modelo de cooperação utilizando membros internos da universidade para o apoio no desenvolvimento de spin-offs. Através de um estudo de caso de uma spin-off acadêmica robótica, descreve-se o modelo de cooperação utilizado para conclusão de um estudo mercadológico. Relata-se as características do ambiente acadêmico, desafios e barreiras para a finalização do projeto e o apoio à possível criação de uma estrutura de suporte à inovação que capacite alunos para função de pesquisador-agente no apoio ao empreendedorismo acadêmico.Downloads
References
ARAÚJO, Maria H. et al. Spin-off acadêmico: criando riquezas a partir do conhecimento e pesquisa. Quim. Nova. Belo Horizonte, dez. 2005. p. 26-35.
DATAVIVA, 2015.Acesso em: 22/11/2015. Disponível: http://pt.dataviva.info/
LAGO, R. M.; OLIVEIRA, L. C. A.; CABRAL, P. R. M.; CHENG, LIN CHENG. Spin-off acadêmica: criando riquezas a partir de conhecimento e pesquisa, artigo no volume 28, Química Nova, 2005.
MARTINS, Paula Salomão. Spin-offs da ciência: terras raras do empreendedorismo acadêmico brasileiro? Dissertação para mestrado em Engenharia de Produção, 2014.
MIGUEL, Paulo Augusto Cauchick. Estudo de caso na engenharia de produção: estruturação e recomendações para sua condução. Produção, São Paulo, v. 17, n. 1, p.216-229, fev. 2007.
O’SHEA, Rory P. ; CHUGH, Harveen; ALLEN Thomas J. Determinants and consequences of university spinoff activity: a conceptual framework. Journal Technology Transfer. 2007.
PAVANI, Claudia. Spin-offs universitárias de sucesso: um estudo multicasos de empresas originárias da escola politécnica da USP e da COPPE da UFRJ. Tese de Doutorado em Administração pela FEA/USP. 2015.
SEBRAE. Cartilha Canvas. Acesso em: 18/12/2015. Disponível: http://www.sebraecanvas.com.br/downloads/cartilha_canvas.pdf/
SHANE, Scott; DOLMANS, Sharon A. M.;JANKOWSKI, Joseph, GREGORIO, Dante di. Why do some universities generate more start-ups than others? Research Policy 32. 2003.
SHANE, Scott et al. Academic entrepreneurship: Which inventors do technology licensing officers prefer for spinoffs?. J Technol Transf, [s.l.], v. 40, n. 2, p.273-292, 2 set. 2014. Springer Science + Business Media. http://dx.doi.org/10.1007/s10961-014-9365-8.
WRIGHT, Mike. Academic entrepreneurship, technology, transfer and society where next? J. Technol Transfer. New York. 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.