ALINHAMENTO E VISÃO DA INDÚSTRIA NA PAUTA DOS ATORES DE INOVAÇÃO: O CASO DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v9i4.17736Abstract
Dada a relevância do setor industrial para a economia Fluminense, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) entende que a Inovação é um catalisador do desenvolvimento econômico e busca, de forma estratégica e sinérgica, a atuação conjunta no Sistema de Inovação. O objetivo desse artigo é apresentar o modelo de interação e alinhamento dos interesses da indústria fluminense à pauta de desenvolvimento dos outros agentes do Sistema Regional de Inovação para o horizonte 2016-2026. Foram utilizados métodos criativos e a abordagem do Design Thinking no processo para incentivar a colaboração, engajamento, velocidade e efetividade do trabalho na coleta de informações e verificação da sinergia entre os atores. Como resultado, verificou-se que os atores do sistema de inovação do Rio de Janeiro não atuam em completa dinâmica sistêmica quando se trata em convergência de ações em prol da Inovação, principalmente para o tema de Direitos de Propriedade Intelectual. No entanto, está alinhado para a importância de fomentar ações voltadas ao fortalecimento de novas tecnologia. A continuidade do trabalho poderá proporcionar um ambiente de sinergia das ações e informações que cada instituição tem proposto para o tema de inovação dos próximos anos.Downloads
References
CASSIOLATO, J. E., & LASTRES, H. M. (2008). Discussing innovation and development: Converging points between the Latin American school and the Innovation Systems perspective?, GLOBELICS, 2008.
CASSIOLATO, J. E.; SZAPIRO, M. H. S. Os dilemas da política industrial e de inovação: os problemas da Região Sudeste são os do Brasil. Leal, C.; Linhares, L.; Lemos, C, p.284-317, 2015. Acessado em: https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/7053
CNI – Perfil dos Estados até 2013, Acessado em: http://perfilestados.portaldaindustria.com.br/estado/rj
DE NEGRI, F., CAVALCANTE, L.R., Análise dos dados da PINTEC 2011 (Nota Técnica No. 15). Brasília, 2013.
GEM, Global Entrepreneurship Monitor Empreendedorismo no Brasil Relatório Executivo, 2014.
GII, The Global Innovation Index 2015: Effective Innovation Policies for Development, 2015.
LUNDVALL, B. National Innovation Systems—Analytical Concept and Development Tool. Industry & Innovation v.14, p. 95–119, 2007.
LYNN L. and M. REDDY. Linking technology and institutions: the innovation community framework, Research Policy, v.25 (1), p. 91–106, 1996.
OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. Proposta de diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação tecnológica. Tradução da Financiadora de Estudos e Projetos. Paris, 2005.
OCDE. The OCDE Jobs Study, Paris, OCDE, v.I e II, 1994.
TIGRE, P.B. Gestão da Inovação: A Economia da Tecnologia no Brasil. Elsevier Brasil, V.1. 7ª tiragem, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.