A EMBRAPII COMO PERSPECTIVA À INOVAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v10i2.17704Abstract
O presente trabalho tem por objetivo realizar uma revisão de literatura sobre o Sistema Nacional de Inovação, bem como discutir a interação entre os principais atores e instituições que participam do projeto de aliança estratégica pública e privada - Embrapii. O programa aponta uma tentativa de minimizar a lacuna existente entre o setor público e privado, unindo todos os esforços para um único fim: o investimento de pesquisa e desenvolvimento do setor privado com a consequente inserção deste segmento no mercado global gerando competitividade e o desenvolvimento sustentável da nação.Downloads
References
ALBUQUERQUE, E.M. Catching up no século XXI: construção combinada de sistemas de inovação e de bem estar social. Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.cedeplar.ufmg.br/economia/seminario/2009/Livro_Crescimento_Economico.pdf - Acesso em: agosto/2016.
BBC, BRASIL. Brasil despenca em ranking de competitividade. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/05/130530_ranking_competitividade_lgb.shtml Acesso em: agosto/2016.
BECK, Marcio. Com recursos do pré-sal, Brasil pode dar salto em tecnologia. O Globo, Rio de Janeiro, 29, julho, 2012. Caderno de economia, p.64.
BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Portaria n. 593, de 4 agosto. 2011. Dispõe sobre a instituição do Grupo de Trabalho com vistas à constituição da Embrapii. Brasília. 2011.
BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Science and engineering indicators, 2010. Disponível em: http://www.mcti.gov.br/ - Acesso em: agosto/2016
BRITO CRUZ. C. H. de. A universidade, a empresa, e a pesquisa que o país precisa. Política e Organização da Inovação Tecnológica, v.8, p.5-30, 2000.
BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa de Inovação Tecnológica 2008. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: http://www.pintec.ibge.gov.br/downloads/PUBLICACAO/Publicacao%20PINTEC%202008.pdf Acesso em: agosto/2016.
EMBRAPII. Embrapii e a inovação público-privada. Disponível em: http://embrapii.org.br/embrapii-e-a-inovacao-publico-privada/ - Acesso em: maio/2016
EMBRAPII. Embrapii completa três anos de incentivo à inovação. Disponível em: http://embrapii.org.br/embrapii-completa-tres-anos-de-incentivo-a-inovacao/ - Acesso em: maio/2016
LUNDVALL, B. A. National innovation systems- analytical concept and development tool. Industry and innovation, v. 14, n. 1, p.95-119, fev. 2007.
NELSON, R.R. National innovation systems: a comparative analysis. New York: Oxford University Press, 1993.
SALERNO, M.S; KUBOTA, L.C. Políticas de incentivo ä inovação tecnológica no Brasil. Estado e inovação Rio de Janeiro: IPEA, 2008,p. 13- 67.
TIGRE, P.B. Gestão da inovação: a economia da tecnologia do Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
UNITED NATIONS CONFERENCE ON TRADE AND DEVELOPMENT - UNCTAD. Transfer of technology and Knowledge sharing for development nº 8. United Nations Publication, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.