O PAPEL DA MARCA COMO INSTRUMENTO DE APROPRIAÇÃO DA INOVAÇÃO NO MERCADO DE MEDICAMENTOS

Authors

  • Fernando Previdi Motta INPI
  • Marcello do Nascimento Souza INPI
  • Marcos Eduardo Pizetta Palomino INPI

DOI:

https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2015.008.027

Keywords:

Marcas. Medicamentos. Genéricos. Apropriabilidade.

Abstract

A possibilidade das empresas tirarem proveito de suas inovações sofre influência direta do regime de apropriabilidade e da posição de seus ativos complementares. Na indústria farmacêutica não é diferente. A marca exerce um papel fundamental nesse processo, a partir do momento em que, concisa e diretamente, transmite uma mensagem ao mercado, reduzindo os custos de transação no momento de identificar produtos inovadores. Nesse prisma, discute-se de que forma a marca permite um aumento do nível de exclusão dos demais agentes e garante uma proteção extra após o prazo de vigência conferido às patentes de medicamentos ou enquanto dure o segredo industrial. Questiona-se também se a proteção trazida pelos instrumentos de propriedade intelectual, que garantem exclusividade sobre as inovações, é ou não suficiente para garantir o retorno dos investimentos realizados no desenvolvimento de fármacos, além de otimizar o lucro do investidor, questões essas que se encontram cada vez mais atuais.

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Author Biographies

Fernando Previdi Motta, INPI

Doutorando pelo INPI. Prof. Universitário. Advogado. Ciências Jurídicas.

Marcello do Nascimento Souza, INPI

Doutorando INPI. Advogado. Ciências Jurídicas.

Marcos Eduardo Pizetta Palomino, INPI

Mestrando em Propriedade Intelectual e Inovação - INPI. Advogado. Ciências Jurídicas.

Published

2015-03-31

How to Cite

Motta, F. P., Souza, M. do N., & Palomino, M. E. P. (2015). O PAPEL DA MARCA COMO INSTRUMENTO DE APROPRIAÇÃO DA INOVAÇÃO NO MERCADO DE MEDICAMENTOS. Cadernos De Prospecção, 8(2), 235. https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2015.008.027

Issue

Section

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento