PERFIL DE PATENTEAMENTO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Leonardo da Silva Sant'Anna UERJ
  • Maria Simone de Menezes Alencar ICICT/Fiocruz

DOI:

https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2014.007.052

Palavras-chave:

patentes, prospecção tecnológica, Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O Estado do Rio de Janeiro possui um significativo número de Universidades Federais e Estaduais, sendo sete no total. As universidades são polos fundamentais para o desenvolvimento industrial de uma região. O objetivo deste trabalho é identificar o portfólio de depósitos de patentes das universidades públicas situadas no estado do Rio de Janeiro, analisando sua evolução histórica, temas depositados e mercado protegido. A busca foi realizada na base de patentes do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), porém esta não permite a exportação de dados para mineração, os números das patentes identificados foram convertidos para o formato da Derwent Innovation Index (DII) para a coleta de maior detalhamento dos dados visando esta análise. O perfil de patenteamento de cada instituição é variado, mas com tendência de concentração na área farmacêutica, e na área de alimentos, detergentes e tratamento de água, segundo a classificação utilizada pela DII. Os parceiros são principalmente ligados à Academia e Governo, com pouca interação com sociedades empresárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo da Silva Sant'Anna, UERJ

Professor Adjunto de Direito Comercial. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDIR) e da Graduação da Faculdade de Direito da UERJ.

Maria Simone de Menezes Alencar, ICICT/Fiocruz

Pesquisadora visitante do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)

Downloads

Publicado

2014-12-21

Como Citar

Sant’Anna, L. da S., & Alencar, M. S. de M. (2014). PERFIL DE PATENTEAMENTO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Cadernos De Prospecção, 7(4), 516. https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2014.007.052

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento