POTENCIAL DE INOVAÇÃO DO LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA - LNCC/MCTI

Autores

  • Everaldo de França NITRio
  • Jonas Jeske Ministério d Planejamento
  • Flávio Toledo LNCC

DOI:

https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2015.008.002

Palavras-chave:

inovação, software, programa de computador, patentes, LNCC

Resumo

O software pode ser protegido pelo direito de autor e pelo direito da propriedade industrial e usado estrategicamente para catalisar o processo de inovação tecnológica do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). A incubadora de empresas e o NIT são atores que podem articular ações efetivas para proteger os resultados de projetos de pesquisa do LNCC e transformar produtos e serviços em inovação a serem ofertados pela a indústria. Este estudo de caso tem como objetivos deste artigo são discutir os gargalos do processo de inovação e prospectar projetos de pesquisa do LNCC, com potencial de proteção intelectual para gerar negócios. Para alcançar esses objetivos foram acessadas as bases de dados do LNCC, INPI e os grupos de pesquisa do portal CNPq. Para melhorar os indicadores de inovação do LNCC é fundamental adotar procedimentos contínuos de disseminação do Sistema de Propriedade Intelectual para os pesquisadores, bem como a demonstração dos benefícios que os instrumentos de apoio a inovação podem trazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everaldo de França, NITRio

Bolsista do Programa de Capacitação Institucional-PCI do LNCC, Núcleo de Inovação Tecnológica do MCTI no Rio de Janeiro-NITRio.

Jonas Jeske, Ministério d Planejamento

Analista de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento.

Flávio Toledo, LNCC

Laboratório Nacional de Computação Científica-LNCC, Núcleo de Inovação Tecnológica do Rio de Janeiro/MCTI-NITRio

Downloads

Publicado

2015-03-08

Como Citar

França, E. de, Jeske, J., & Toledo, F. (2015). POTENCIAL DE INOVAÇÃO DO LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA - LNCC/MCTI. Cadernos De Prospecção, 8(1), 10. https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2015.008.002

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento