MACROALGAS MARINHAS COMESTÍVEIS: TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS

Autores

  • Natana Sá Mota Universidade Federal da Bahia
  • Tamiris Vilas Boas Figueiredo UFBA
  • Bruna Aparecida Souza Machado
  • Janice Izabel Druzian Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/S.CPROSP.2014.007.013

Resumo

As macroalgas marinhas são aplicadas como indicadoras de poluição e restauradoras de sistemas aquáticos, uso como “reagentes químicos” em processos de pré-concentração na Química Analítica e, também, têm sido utilizadas como fertilizantes e ração para animais, considerando que o valor das algas destinadas à alimentação é maior que o daquelas utilizadas para a obtenção de produtos industriais, e que seu conteúdo em nutrientes é alto, as macroalgas representam uma fonte mundial de alimentos. Neste contexto, este trabalho visa levantar patentes e publicações científicas em bases de dados específicas voltadas para a aplicação de macroalgas comestíveis na nutrição humana e animal. Dentre as produções científicas buscadas, predominam aquelas relacionados à área de alimentos referem-se à descoberta/comprovação de propriedades antioxidantes e da composição lipídica das macroalgas. Há, também, um baixo percentual de aplicação de patentes na área de alimentos englobando alimentação humana e animal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Aparecida Souza Machado

Possui graduação em Farmácia - Análises Clínicas pela Universidade Federal da Bahia e Mestrado em Ciências de Alimentos, pela mesma Instituição. Participa do Grupo de Pesquisa Análises de Alimentos, Produção e Caracterização de Biofilmes e Biopolímeros da UFBA. Possui 3 patentes depositadas no INPI. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Química, Fisico-Química e Bioquímica Clínica e dos Alimentos e das Matérias-primas Alimentares. Durante todo o período de graduação foi bolsista e participou de projetos de Pesquisa e de Extensão e da publicação de artigos científicos, orientados por Drª Janice Izabel Druzian no Laboratório de Pescados e Cromatografia Aplicada - LAPESCA, da Faculdade de Farmácia - UFBA.Tem domínio da utilização das técnicas de Cromatografia, principalmente a gasosa (CG-DIC) e a líquida (HPLC).

Downloads

Como Citar

Mota, N. S., Figueiredo, T. V. B., Machado, B. A. S., & Druzian, J. I. (2014). MACROALGAS MARINHAS COMESTÍVEIS: TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS. Cadernos De Prospecção, 7(2), 118. https://doi.org/10.9771/S.CPROSP.2014.007.013

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos