O Diagnóstico como Ferramenta de Inovação para a Governança Arquivística em Instituições Públicas Brasileiras – Uma Proposta de Protocolo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v17i5.61634

Palavras-chave:

Diagnóstico arquivístico, Protocolo, Inovação.

Resumo

A informação, se organizada cientificamente com uso de padrões de gestão de documentos consolidados pela arquivística contemporânea, pode se tornar um dos principais ativos de inovação para as instituições custodiadoras. Portanto, considerando a lacuna teórico-metodológica na área de Arquivologia, este artigo propõe a criação de um protocolo a ser aplicado por diferentes instituições na realização de diagnósticos arquivísticos que gere recomendações de curto, médio e longo prazos, com base nas matrizes SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) e GUT (Gravidade, Urgência, Tendência), resultando em uma governança arquivística dos acervos. Adotando uma abordagem qualitativa exploratória, fez-se uso de bases oficiais como fonte de dados. Foram examinadas fontes primárias contendo diagnósticos arquivísticos, o que permitiu, com apoio da literatura científica, identificar a falta de padrão na realização dos diagnósticos. Essa situação gera uma série de problemas às instituições, que vão desde o uso inadequado de recursos até o descumprimento de normas.  

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Biografia do Autor

Ariovaldo Dias Furtado, Universidade de Brasília

Possui graduação em Bacharelado em Arquivologia pela Universidade de Brasília (2001). Especialização em Administração Estratégica de Sistemas de Informação pela Fundação Getúlio Vargas (2008) e em Gestão de Tecnologia da Informação pela Faculdade Futura (2019). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) ponto focal UnB (2021...). Atualmente é pesquisador da Universidade de Brasília, analista judiciário - esp. arquivologia - Tribunal de Justica do Distrito Federal e membro especializado - Tribunal de Justica do Distrito Federal. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização de Arquivos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de documentos, organização aquivística, gestão de arquivos, acervo fotográfico e documentos eletrônicos.

Tânia Cristina da Silva Cruz, Universidade de Brasília

Professora Associada da Universidade de Brasília e coordenadora no curso de bacharelado em Gestão Ambiental (GAM/UnB/FUP - período 2015/2019; período 1/2024>). É licenciada em Ciências Sociais e bacharel em Sociologia pela Universidade de Brasília - UnB (1998) e neste período (1995 a 1998) foi bolsista do Programa de Educação Tutorial para a Pesquisa (PET-SOL/CAPES). Também pela UnB, desenvolveu seu mestrado em Sociologia do Trabalho e Políticas Públicas (2001) e concluiu sua pesquisa de doutorado na área de Sociologia do Trabalho (2006), com a tese: Qual o teu trabalho, mulher? Mulheres empreendedoras no contexto da Economia Popular Solidária. Tem experiência nas áreas de: 1) Sociologia do Trabalho e Gênero; 2) Tecnologia Social, Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial; 3) Políticas Públicas, Planejamento e Gestão Estratégicos; 4) Inovação, Negócios de impacto social e ambiental. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT/UnB - Período 2016 >) atuando nas linhas de pesquisa em Tecnologia Social, Empreendedorismo, Inovação e Meio Ambiente. Coordenadora CEDES/CDT/UnB (Coordenação de Empreendedorismo e Desenvolvimento Empresarial e Social do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da UnB - Período 2/2019 a 2/2023); Coordenadora do Programa Multincubadora de Empresas (Incubadora de Base Tecnológica e Incubadora de Base Social) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT/UnB - Período 1/2021 a 1/2023); Membro da Incubadora de Base Social e Inovação (IBS) do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UnB (CDT - Período 2/2016 a 2/2023); Membro da Incubadora de Base Tecnológica (IBT) Multincubadora de Empresas do NIT-CDT/UnB - Período 2/2016 a 2/2023); Coordenadora da Escola de empreendedores da UnB (Escola Empreend/UnB - Período 1/2020 a 2/2023). Coordenadora do Programa Empresas Juniores da UnB (Pró Junior UnB, 1/2020 a 2/2023); Coordenadora do LaPCIS/FUP-UNB (Laboratório de Pesquisa em Ciências Sociais e Métodos Qualitativos - período 2012/2020); Coordenadora do Projeto de Extensão e Política Pública Território da Cidadania da Chapada dos Veadeiros/GO (1/2015-2/2018); Coordenadora da Especialização em Sociobiodiversidade e Sustentabilidade dos Povos do Cerrado do Centro UnB Cerrado (período 1/2018 a 2/2019 - modalidade híbrida); Coordenadora da Especialização em Sociologia para o Ensino Médio (Sistema SISUAB/CEAD/UnB - modalidade EAD - período 1/2016-2/2019). Professora associada do Centro de Estudos da Chapada dos Veadeiros (CENTRO UnB CERRADO, período 2009-2023).

Carlos Henrique de Oliveira Leite, Universidade de Brasília

Bacharel em Arquivologia pela Universidade de Brasília, Pós Graduado em Gestão de Documentos e Informações e Graduando em Sistemas de Informação. Atua no mercado como consultor e pesquisador, tendo participando em diversos projetos de criação e implantação de instrumentos e ferramentas para gestão da informação e documentos. É membro Grupo de Pesquisa Estudos de Representação e Organização da Informação e do Conhecimento. Atualmente vem atuando em Projetos nas áreas de gestão, preservação e acesso aos documentos, com ênfase na construção, implantação e aperfeiçoamento de Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos (SIGADs), Archivemática e AtoM. Também detém expertise na elaboração de Diagnóstico da Situação Arquivística; Diagnóstico de Sistemas de Negócios; Diagnóstico do nível de Adesão dos Sistemas Informatizados ao e-Arq Brasil; Gestão de Processos - BPM; Plano de Classificação de Documentos; Tabela de Temporalidade e de Destinação de Documentos; Manual de Gestão de Documentos; Glossários e Índices.

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

Furtado, A. D., Cruz, T. C. da S., & Leite, C. H. de O. (2024). O Diagnóstico como Ferramenta de Inovação para a Governança Arquivística em Instituições Públicas Brasileiras – Uma Proposta de Protocolo. Cadernos De Prospecção, 17(5), 1355–1372. https://doi.org/10.9771/cp.v17i5.61634

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento