Empreendedorismo Social: o papel da inovação social como ferramenta de política pública no desenvolvimento socioeconômico em comunidades subdesenvolvidas
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v17i5.58151Palavras-chave:
Inovação Social, Empreendedorismo Social, Sustentabilidade.Resumo
O artigo aborda o papel do Empreendedorismo Social e da Inovação Social como instrumentos de políticas públicas para o desenvolvimento socioeconômico em comunidades subdesenvolvidas. Utilizando a metodologia de revisão sistemática Methodi Ordinatio, foram analisados diversos estudos, considerando o índice de relevância, o fator de impacto das revistas, o número de citações e o ano de publicação. O estudo enfatiza a importância da governança e dos recursos para o sucesso das empresas sociais, além do envolvimento da comunidade na inovação social. Destaca-se também a capacidade da inovação social em preencher lacunas sociais e de mercado, exemplificada por programas de desenvolvimento local. Além disso, ressalta-se a colaboração das microempresas com a comunidade e o desenvolvimento sustentável. Conclui-se que o empreendedorismo social é uma força dinâmica que conecta inovação social, desenvolvimento local e compromisso com causas sociais, enfatizando a importância de estratégias eficazes, de recursos adequados e de disseminação de conhecimento para promover mudanças sustentáveis.
Downloads
Referências
ADRO, Francisco; FERNANDES, Cristina I. Social innovation: a systematic literature review and future agenda research. International Review on Public and Nonprofit Marketing, [s.l.], v. 17, n. 1, p. 23-40, 2020.
AMARAL, Derly Jardim do; NASSIF, Vânia Maria Jorge; HASHIMOTO, MARCOS. Empreendedores e as estratégias empreendedoras: a percepção dos atores sociais frente aos seus empreendimentos. In: XIV SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS – SIMPOI, 2011, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: FGV-EAESP, 2011. v. 1. p. 74-75.
AQUINO, Richard S.; LÜCK, Michael; SCHÄNZEL, Heike A. A conceptual framework of tourism social entrepreneurship for sustainable community development. Journal of Hospitality and Tourism Management, [s.l.], v. 37, p. 23-32, 2018.
ARTEMISIA. Negócios sociais. [2018]. Disponível em: http://www.artemisia.org.br. Acesso em: 21 jan. 2023
ÁSSIMOS, B. M. A pesquisa transformativa do consumidor como fonte de oportunidade para o empreendedorismo social: Reflexões teóricas e uma proposta prática. In: XLIII ENCONTRO DA ANPAD-ENANPAD 2019. Anais [...]. [S.l.], 2019.
AUDRETSCH, D. B.; EICHLER, G. M.; SCHWARZ, E. J. Emerging needs of social innovators and social innovation ecosystems. International Entrepreneurship and Management Journal, [s.l.], v. 18, n. 1, p. 217-254, 13 mar. 2022.
BARKI, Edgard et al. Social entrepreneurship and social business: Retrospective and prospective research. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 55, n. 4, p. 380-384, 2015.
BATTISTI, B. Digital Social Entrepreneurs as Bridges in Public–Private Partnerships. Journal of Social Entrepreneurship, [s.l.], v.10, n. 2, p. 135-158, 2019.
CLOUTIER, Julie. Qu'est-ce que l'innovation sociale? Montréal: Crises, 2003. Disponível: http://base.socioeco.org/docs/et0314.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.
COMEAU, Yvan. Les contributions des sociologies de l’innovation à l’étude du changement social. In: INNOVATIONS SOCIALES ET TRANSFORMATIONS DES CONDITIONS DE VIE. Actes du Colloque. [S.l.: s.n.], 2004. p. 29-44.
D’AMARIO, E. Q.; COMINI, G. M. Social innovation in brazilian social entrepreneurships: A proposed scale for its classification. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, [s.l.], v. 22, n. 1, p. 140-122, 2020.
DAI, Ying; HWANG, Shyh-Huei. Social Innovation Design and Sustainability of Youth-Led Bamboo Craft Brand in Zhushan Township, Taiwan. Sustainability, [s.l.], v. 13, n. 17, p. 9.911, 2021.
DAX, Thomas et al. The Leader programme 2007-2013: Enabling or disabling social innovation and neo-endogenous development? Insights from Austria and Ireland. European Urban and Regional Studies, [s.l.], v. 23, n. 1, p. 56-68, 2016.
DAWSON, Patrick; DANIEL, Lisa. Understanding social innovation: a provisional framework. International Journal of Technology Management, [s.l.], v. 51, n. 1, p. 9-21, 2010.
DE SOUZA, Ana Clara Aparecida Alves; LESSA, Bruno de Souza; DA SILVA FILHO, José Carlos Lázaro. Social innovation and the promotion of local economic development. Innovation & Management Review, [s.l.], 2019.
DEFOURNY, J.; NYSSENS, M. Fundamentals for an International Typology of Social Enterprise Models. Voluntas 28, [s.l.], p. 2.469-.2497, 2017. DOI: https://doi.org/10.1007/s11266-017-9884-7.
FARFUS, Daniele; ROCHA, Maria CS. Inovação Social: um conceito em construção. Inovações Sociais, [s.l.], p. 13-34, 2007.
GARCÍA-JURADO, Alejandro; PÉREZ-BAREA, José Javier; NOVA, Rodrigo J. A new approach to social entrepreneurship: A systematic review and meta-analysis. Sustainability, [s.l.], v. 13, n. 5, p. 2.754, 2021.
GERMAK, Andrew J.; ROBINSON, Jeffrey A. Exploring the motivation of nascent social entrepreneurs. Journal of Social Entrepreneurship, [s.l.], v. 5, n. 1, p. 5-21, 2013.
GUPTA, Anil; DEY, Anamika; SINGH, Gurdeep. Connecting corporations and communities: Towards a theory of social inclusive open innovation. Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity, [s.l.], v. 3, n. 3, p. 17, 2017.
HANSSON, J. et al. An ecosystem for social innovation in Sweden: a strategic research and innovation agenda. Lund: Lund University, 2014.
KOMATSU, Tamami et al. Social innovation business models: coping with antagonistic objectives and assets. Critical Studies on Corporate Responsibility, Governance and Sustainability, Emerald, v. 11, p. 315-347, 2017.
LIMEIRA, Tania Maria Vidigal; FREIRE, Pedro de Luna. Negócios de impacto social: guia para os empreendedores. São Paulo: Saraiva Educação SA, 2018.
MACKE, Janaina et al. Where do we go from now? Research framework for social entrepreneurship. Journal of Cleaner Production, [s.l.], v. 183, p. 677-685, 2018.
MAIR, Johanna; MARTI, Ignasi. Social entrepreneurship research: A source of explanation, prediction, and delight. Journal of World Business, [s.l.], v. 41, n. 1, p. 36-44, 2006.
MILDENBERGER, Georg; SCHIMPF, Gudrun; STREICHER, Jürgen. Social Innovation Assessment? Reflections on the impacts of social innovation on society-Outcomes of a systematic literature review. European Public & Social Innovation Review, [s.l.], v. 5, n. 2, p. 1-13, 2020.
MULGAN, Geoff et al. The process of social innovation. Innovations, [s.l.], v. 1, n. 2, p. 145-162, 2006.
MURRAY, Robin; CAULIER-GRICE, Julie; MULGAN, Geoff. The open book of social innovation. London: National Endowment for Science, Technology and the Art, 2010.
PAGANI, R. N.; KOVALESKI, J. L.; RESENDE, L. M. Methodi ordinatio: a proposed metho-dology to select and rank relevant scientific papers encompassing the impact factor, number ofcitation, and year of publication. Scientometrics, [s.l.], v. 105, n. 3, p. 2.109-2.135, 2015.
PHILLS, James A.; DEIGLMEIER, Kriss; MILLER, Dale T. Rediscovering social innovation. Stanford Social Innovation Review, [s.l.], v. 6, n. 4, p. 34-43, 2008.
POL, P.; VILLE, S. Social innovation: Buzz word or enduring term. The Journal of Socio Economics, [s.l.], v. 38, p. 878-885, 2009.
SCHARF, Edson Roberto et al. Ética se aprende em sala de aula? O rolo compressor do mercado sobre o ensino de responsabilidade social corporativa e de ética. In: XLIII ENCONTRO DA ANPAD-ENANPAD 2019. Anais [...]. [S.l.], 2019.
SHAW, Eleanor; DE BRUIN, Anne. Reconsidering capitalism: the promise of social innovation and social entrepreneurship? International Small Business Journal, [s.l.], v. 31, n. 7, p. 737-746, 2013.
WESTLEY, Frances et al. Five configurations for scaling up social innovation: Case examples of nonprofit organizations from Canada. The Journal of Applied Behavioral Science, [s.l.], v. 50, n. 3, p. 234-260, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Prospecção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.