Solução para Mapeamento e Consulta das Competências dos Pesquisadores: uma arquitetura para extração, integração e consultas de informações acadêmicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v17i2.56670

Palavras-chave:

Recuperação de informações, Mapeamento de competências, ETL.

Resumo

É de interesse das universidades públicas tornar as produções cientificas desenvolvidas acessíveis, neste contexto o artigo descreve uma solução de uma plataforma de mapeamento de competências que integra fontes de dados, como a plataforma Lattes, Sucupira e JCR, permitindo a busca de pesquisadores ou produções científicas. Para a especificação, desenvolvimento e testes da solução foram aplicados o método de pesquisa experimental com um percurso metodológico de seis etapas alinhadas ao processo de desenvolvimento de produto (PDP). Esta pesquisa traz uma análise comparativa da solução proposta com ferramentas correlatas de mercado tais como: Escavador, Chrome Qualis, Guia Especialista, Somos UFMG, Stela Experta e Plataforma Integra. Como resultado este projeto gerou uma arquitetura da solução e a sua materialização em um portal, trazendo uma série de funcionalidades úteis para pesquisadores, instituições acadêmicas e outros interessados na busca de informações nesse campo.

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Biografia do Autor

Matheus Souza dos Santos, Universidade do Estado da Bahia,Salvador, BA, Brasil

Graduado em Sistemas de Informação em 2023.

 

Victor Hugo de Jesus Oliveira, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Graduando em Ciência da Computação.

Eduardo Manuel de Freitas Jorge, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Doutor em Difusão do Conhecimento em 2012.

 

Gleidson de Meireles Costa, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Feira de Santana, BA, Brasil

Graduando em Engenharia de Produção.

 

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Publicado

2024-04-01

Como Citar

Santos, M. S. dos, Oliveira, V. H. de J., Jorge, E. M. de F., & Costa, G. de M. (2024). Solução para Mapeamento e Consulta das Competências dos Pesquisadores: uma arquitetura para extração, integração e consultas de informações acadêmicas. Cadernos De Prospecção, 17(2), 671–688. https://doi.org/10.9771/cp.v17i2.56670

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos