Jornada da PI: o jogo de tabuleiro da UFSC sobre propriedade intelectual
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v17i3.56615Palavras-chave:
Propriedade Intelectual, Jogo de tabuleiro, Jogo educativo, Jogo sério.Resumo
O avanço tecnológico tornou a avaliação de bens intangíveis necessária para as empresas, tendo destaque os ativos de Propriedade Intelectual (PI). Embora, a cultura de propriedade intelectual no Brasil seja incipiente, iniciativas governamentais vêm sendo realizadas, tal como a que motivou a criação do jogo de tabuleiro Jornada da PI. Considerando os diversos tipos de jogos existentes, este artigo teve como objetivo caracterizar esse jogo quanto à tipologia. A metodologia adotada incluiu a descrição e a análise do jogo quanto à classificação e seus componentes. O jogo atendeu aos aspectos básicos da metodologia de design de jogos Quest (espaço, atores, itens e desafios), e sua estrutura foi norteada por uma narrativa, evidenciando a qualidade do produto. Apresentou-se como jogo educativo e jogo sério, desempenhando papel importante na promoção de novas práticas e abordagens didáticas, tanto no ambiente acadêmico quanto no empresarial.
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