Educação Empreendedora: uma análise da metodologia do ensino de empreendedorismo no ensino médio do IFCE, Câmpus Cedro

Autores

  • Tacialene Alves de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0055-9213
  • Maria do Socorro de Assis Braun Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2059-6182
  • Marcia Maria Maciel de Melo Rocha Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará , Fortaleza, CE, Brasil https://orcid.org/0009-0004-6554-5711
  • Suyane da Silva Castro Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará , Fortaleza, CE, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6328-4387

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v17i2.56476

Palavras-chave:

Educação, Empreendedorismo e inovação, Educação Empreendedora.

Resumo

A Educação Empreendedora (EE) é muito abrangente e pode aprimorar as formas de aprendizagens dos discentes. Por isso, é importante possibilitar ao aluno práticas e vivências que fazem parte do desenvolvimento do comportamento empreendedor. Desse modo, este estudo corresponde a um recorte da dissertação que aborda esse tema, com embasamento bibliográfico inspirado nos princípios das pedagogias de John Dewey, Paulo Freire e Joseph Schumpeter. Assim, esta pesquisa buscou investigar a metodologia utilizada no ensino do empreendedorismo no ensino médio integrado. O procedimento técnico utilizado foi um estudo de caso, com abordagem qualitativa e pesquisa participante, contendo fontes de dados primárias e secundárias, revisão bibliográfica e análise dos dados pesquisados. Os resultados apontam métodos de ensino tradicionais baseados principalmente na exposição de conteúdo, nas limitações de abordagens pedagógicas, nas temáticas, nas experiências práticas, na carga horária reduzida e nas vivências empreendedoras que podem ser aprimoradas para estimular os alunos. 

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Biografia do Autor

Tacialene Alves de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT IFCE.

Maria do Socorro de Assis Braun, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará, docente do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ.

Marcia Maria Maciel de Melo Rocha, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará , Fortaleza, CE, Brasil

Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT IFCE.

Suyane da Silva Castro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará , Fortaleza, CE, Brasil

Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT IFCE.

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Publicado

2024-04-01

Como Citar

Oliveira, T. A. de, Braun, M. do S. . de A., Rocha, M. M. M. de M., & Castro, S. da S. (2024). Educação Empreendedora: uma análise da metodologia do ensino de empreendedorismo no ensino médio do IFCE, Câmpus Cedro. Cadernos De Prospecção, 17(2), 503–521. https://doi.org/10.9771/cp.v17i2.56476

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento