A Visão dos Clientes sobre o Modelo de Negócios das Soluções Sebrae

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v16i6.53051

Palavras-chave:

Sebrae, Inovação, Five V.

Resumo

O Sebrae é uma instituição que apoia as Micro e Pequenas Empresas brasileiras na gestão de seus negócios e faz pesquisas de mercado sobre sua atuação, inclusive frente a seus concorrentes, para criação de métodos que proporcionam condições de desenvolvimento de produtos inovadores. A partir dessa perspectiva, foi realizada pesquisa exploratória com clientes do Sebrae-DF com o objetivo de explorar a visão que os clientes do Sebrae-DF possuem sobre os serviços ofertados por essa instituição. Na metodologia, foi aplicada a ferramenta  Five V para inovar no  modelo de negócio do Sebrae e assim aprimorar os benefícios ofertados à sociedade e ao mercado. Por fim, chegou-se ao resultado de que os produtos Sebrae apresentam sim relevância para os clientes, porém é necessária uma revisão de sua metodologia à luz das necessidades dos cliente para que sua eficiência seja ratificada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milva Pinheiro Capanema, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Mestra em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação UNB.

Tânia Cristina Cruz , Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Doutora em Sociologia do Trabalho.

Sônia Marise Salles Carvalho, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Doutora em Sociologia do Trabalho.

Ricardo Robson Moreira Gomes, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação UNB.

Referências

DATA SEBRAE. Painel de dados Data Sebrae. 2021. Disponível em: https://datasebraeindicadores.sebrae.com.br/resources/sites/data-sebrae/data-sebrae.html#/Empresas. Acesso em: 17 out. 2021.

DE MESQUITA, Rafael Fernandes; MATOS, Fátima Regina Ney. A abordagem qualitativa nas ciências administrativas: aspectos históricos, tipologias e perspectivas futuras. Revista Brasileira de Administração Científica, [s.l.], v. 5, n. 1, p. 7-22, 2014.

ENDEAVOR. Plano de Negócios x Modelo de Negócios. Por Marcelo Salin, Publicado em: 17 de julho, 2012. Disponível em: https://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/plano-de-negocios-x-modelo-de-negocios/?gclid=CjwKCAjwsJ6TBhAIEiwAfl4TWFPhXZ9g0jpZnHVIVEWlvoWw70-b54m6ZZH3wWfprORUSWgHKtD31BoC5zcQAvD_BwE. Acesso em: 26 abr. 2022.

OECD – ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Manual de Oslo: Proposta de Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação Tecnológica. [S.l.]: OECD, 2005.

OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business model generation: inovação em modelos de negócios. São Paulo: Alta Books, 2020.

SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. A história do Sebrae. 2013. Disponível em: https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/73adf3f11d4bc270f430c7d995a7b423/$File/5573.pdf. Acesso em: 3 abr. 2022.

SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Conheça quem somos. 2019. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/conheca_quemsomos. Acesso em: 10 mar. 2022.

SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. A força do empreendedor brasileiro. 2021. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/conheca_quemsomos. Acesso em: 2 nov. 2021.

SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS; PRG – PROJETO GESTÃO DE CLIENTES. Etapa 4: Relatório de Diferenciação de Clientes, dezembro de 2020. (Documento interno Sebrae).

SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS; PRG – PROJETO GESTÃO DE CLIENTES. Etapa 6: Relatório de Jornadas, março de 2021a. (Documento interno Sebrae).

SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS; PRG – PROJETO GESTÃO DE CLIENTES. Etapa 7: Relatório de Governança: Papéis e Responsabilidades, fevereiro de 2021b. (Documento interno Sebrae).

SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Pesquisa de Valor Marca Sebrae Edição 2021. Abril de 2021c. (Documento interno Sebrae).

SOARES, Alessandra do Valle Abrahão et al. Modelo de negócio Five V aplicado em laboratório de inovação. In: XXI MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2021. Anais [...]. [S.l.], 2021.

TARAN, Yariv et al. Business model configurations: a Five VFive V framework to map out potential innovation routes. European Journal of Innovation Management, [s.l.], 2016.

Downloads

Publicado

2023-10-01

Como Citar

Capanema, M. P., Cruz , T. C., Carvalho, S. M. S. ., & Gomes, R. R. M. (2023). A Visão dos Clientes sobre o Modelo de Negócios das Soluções Sebrae. Cadernos De Prospecção, 16(6), 1845–1862. https://doi.org/10.9771/cp.v16i6.53051

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento