A Visão dos Clientes sobre o Modelo de Negócios das Soluções Sebrae
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v16i6.53051Palavras-chave:
Sebrae, Inovação, Five V.Resumo
O Sebrae é uma instituição que apoia as Micro e Pequenas Empresas brasileiras na gestão de seus negócios e faz pesquisas de mercado sobre sua atuação, inclusive frente a seus concorrentes, para criação de métodos que proporcionam condições de desenvolvimento de produtos inovadores. A partir dessa perspectiva, foi realizada pesquisa exploratória com clientes do Sebrae-DF com o objetivo de explorar a visão que os clientes do Sebrae-DF possuem sobre os serviços ofertados por essa instituição. Na metodologia, foi aplicada a ferramenta Five V para inovar no modelo de negócio do Sebrae e assim aprimorar os benefícios ofertados à sociedade e ao mercado. Por fim, chegou-se ao resultado de que os produtos Sebrae apresentam sim relevância para os clientes, porém é necessária uma revisão de sua metodologia à luz das necessidades dos cliente para que sua eficiência seja ratificada.
Downloads
Referências
DATA SEBRAE. Painel de dados Data Sebrae. 2021. Disponível em: https://datasebraeindicadores.sebrae.com.br/resources/sites/data-sebrae/data-sebrae.html#/Empresas. Acesso em: 17 out. 2021.
DE MESQUITA, Rafael Fernandes; MATOS, Fátima Regina Ney. A abordagem qualitativa nas ciências administrativas: aspectos históricos, tipologias e perspectivas futuras. Revista Brasileira de Administração Científica, [s.l.], v. 5, n. 1, p. 7-22, 2014.
ENDEAVOR. Plano de Negócios x Modelo de Negócios. Por Marcelo Salin, Publicado em: 17 de julho, 2012. Disponível em: https://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/plano-de-negocios-x-modelo-de-negocios/?gclid=CjwKCAjwsJ6TBhAIEiwAfl4TWFPhXZ9g0jpZnHVIVEWlvoWw70-b54m6ZZH3wWfprORUSWgHKtD31BoC5zcQAvD_BwE. Acesso em: 26 abr. 2022.
OECD – ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Manual de Oslo: Proposta de Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação Tecnológica. [S.l.]: OECD, 2005.
OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business model generation: inovação em modelos de negócios. São Paulo: Alta Books, 2020.
SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. A história do Sebrae. 2013. Disponível em: https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/73adf3f11d4bc270f430c7d995a7b423/$File/5573.pdf. Acesso em: 3 abr. 2022.
SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Conheça quem somos. 2019. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/conheca_quemsomos. Acesso em: 10 mar. 2022.
SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. A força do empreendedor brasileiro. 2021. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/conheca_quemsomos. Acesso em: 2 nov. 2021.
SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS; PRG – PROJETO GESTÃO DE CLIENTES. Etapa 4: Relatório de Diferenciação de Clientes, dezembro de 2020. (Documento interno Sebrae).
SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS; PRG – PROJETO GESTÃO DE CLIENTES. Etapa 6: Relatório de Jornadas, março de 2021a. (Documento interno Sebrae).
SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS; PRG – PROJETO GESTÃO DE CLIENTES. Etapa 7: Relatório de Governança: Papéis e Responsabilidades, fevereiro de 2021b. (Documento interno Sebrae).
SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Pesquisa de Valor Marca Sebrae Edição 2021. Abril de 2021c. (Documento interno Sebrae).
SOARES, Alessandra do Valle Abrahão et al. Modelo de negócio Five V aplicado em laboratório de inovação. In: XXI MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2021. Anais [...]. [S.l.], 2021.
TARAN, Yariv et al. Business model configurations: a Five VFive V framework to map out potential innovation routes. European Journal of Innovation Management, [s.l.], 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos de Prospecção
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.