Editorial

Autores

  • Wagna Piler Carvalho dos Santos Instituto Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v16i1.52348

Resumo

Em primeiro lugar, gostaria de dizer que foi uma honra muito grande receber o convite para escrever o editorial da Cadernos de Prospecção, volume 16, n. 1, de 2023, pensando em um momento de fechamento do ano de 2022.

Um ano marcado por muitos fatos relevantes para o Brasil e para o mundo. Algumas palavras marcaram esse ano, destacam-se algumas: “democracia”, “fakenews”, “ideologia”, “pandemia”, “guerra”, “autonomia”, “soberania”, “independência”, “ciência”, “sustentabilidade”, “meio ambiente”, “morte”, “fome”, “vida”... Tivemos transformações importantes decorrentes da pandemia da Covid-19 e muitas pesquisas que levaram ao desenvolvimento de novas tecnologias e de estudos sobre os impactos da pandemia na vida das pessoas. Mesmo o mundo tendo avançado no desenvolvimento de vacinas e nos tratamentos, ainda as nações se deparam com a imensa tarefa de cuidar das pessoas, não por falta de meios técnicos e tecnológicos, mas pelo desafio do posicionamento em favor à vida.

Comemoramos os 200 anos da independência do Brasil, daí o tema de 2022 “Construindo a Independência com Ciência, Tecnologia e Inovação” para o evento vinculado à Cadernos de Prospecção, o ProspeCT&I – Congresso Internacional do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT).

Precisamos de mais pessoas, de grupos de pesquisas e de redes e comunidades em geral que discutam as políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação e de proteção da Propriedade Intelectual de forma que proponham caminhos e soluções que nos conduzam à qualidade de vida, à justiça social e ao bem-estar das pessoas, gerando de fato uma autonomia tecnológica e garantindo a soberania.

Trazer para o centro das discussões, em uma perspectiva inclusiva, o enorme potencial, os saberes, as tecnologias indígenas, quilombolas, das comunidades tradicionais, com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e processos aplicados aos diferentes setores econômicos, as cadeias produtivas dos alimentos, dos fármacos, da saúde, etc.; propor novas tecnologias assistivas; estar atento às demandas de portadores de doenças incapacitantes, cada vez mais presentes na sociedade, são caminhos possíveis para alcançarmos autonomia, gerando indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e vantagens competitivas locais, regionais e globais.

Nesta edição da Cadernos de Prospecção, participam 65 autores, 22 instituições, 12 estados brasileiros e quatro regiões do país. Esta nova publicação apresenta pesquisas aplicadas sobre temáticas relevantes que contribuem com o avanço da ciência e do desenvolvimento tecnológico, construindo nossa independência.

Não é à toa que os Temas Transversais Nacionais escolhidos para 2023 pelo PROFNIT foram: Desenvolvimento Regional e ESG (sigla do inglês Environmental, Social e Governance), assim, tais temas deram continuidade à missão do periódico de formar pessoas em uma perspectiva crítica, construtiva, inclusiva e acolhedora para atuarem de fato como agentes de transformação positiva nas realidades locais, regionais e globais.

Desejo que a leitura desta edição possa trazer bons insights para que novos caminhos sejam pesquisados!

Profa. Wagna Piler Carvalho dos Santos

Instituto Federal da Bahia - IFBA

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagna Piler Carvalho dos Santos, Instituto Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Doutora em Química pela Universidade Federal da Bahia-UFBA (2007), mestre em Química pela UFBA (2003), licenciada em Química pela UFBA (2001) e técnica em Alimentos pela Escola Técnica Federal de Química do Rio de Janeiro, atual IFRJ. Atuou como professora do curso Técnico em Alimentos do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná-CEFET/PR, atual UTFPR. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: técnicas espectroanalíticas, ICP OES, preparo de amostras, alimentos, leguminosas e elementos essenciais e tóxicos. Atua na Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC) desde 2014. É docente, desde 2016, do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT). Está na Coordenação Acadêmica Nacional do PROFNIT desde maio de 2020 (www.profnit.org.br hospedado pelo FORTEC).

Downloads

Publicado

2023-01-01

Como Citar

Santos, W. P. C. dos. (2023). Editorial. Cadernos De Prospecção, 16(1), 1–2. https://doi.org/10.9771/cp.v16i1.52348

Edição

Seção

Editorial