Editorial
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v16i1.52348Resumo
Em primeiro lugar, gostaria de dizer que foi uma honra muito grande receber o convite para escrever o editorial da Cadernos de Prospecção, volume 16, n. 1, de 2023, pensando em um momento de fechamento do ano de 2022.
Um ano marcado por muitos fatos relevantes para o Brasil e para o mundo. Algumas palavras marcaram esse ano, destacam-se algumas: “democracia”, “fakenews”, “ideologia”, “pandemia”, “guerra”, “autonomia”, “soberania”, “independência”, “ciência”, “sustentabilidade”, “meio ambiente”, “morte”, “fome”, “vida”... Tivemos transformações importantes decorrentes da pandemia da Covid-19 e muitas pesquisas que levaram ao desenvolvimento de novas tecnologias e de estudos sobre os impactos da pandemia na vida das pessoas. Mesmo o mundo tendo avançado no desenvolvimento de vacinas e nos tratamentos, ainda as nações se deparam com a imensa tarefa de cuidar das pessoas, não por falta de meios técnicos e tecnológicos, mas pelo desafio do posicionamento em favor à vida.
Comemoramos os 200 anos da independência do Brasil, daí o tema de 2022 “Construindo a Independência com Ciência, Tecnologia e Inovação” para o evento vinculado à Cadernos de Prospecção, o ProspeCT&I – Congresso Internacional do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT).
Precisamos de mais pessoas, de grupos de pesquisas e de redes e comunidades em geral que discutam as políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação e de proteção da Propriedade Intelectual de forma que proponham caminhos e soluções que nos conduzam à qualidade de vida, à justiça social e ao bem-estar das pessoas, gerando de fato uma autonomia tecnológica e garantindo a soberania.
Trazer para o centro das discussões, em uma perspectiva inclusiva, o enorme potencial, os saberes, as tecnologias indígenas, quilombolas, das comunidades tradicionais, com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e processos aplicados aos diferentes setores econômicos, as cadeias produtivas dos alimentos, dos fármacos, da saúde, etc.; propor novas tecnologias assistivas; estar atento às demandas de portadores de doenças incapacitantes, cada vez mais presentes na sociedade, são caminhos possíveis para alcançarmos autonomia, gerando indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e vantagens competitivas locais, regionais e globais.
Nesta edição da Cadernos de Prospecção, participam 65 autores, 22 instituições, 12 estados brasileiros e quatro regiões do país. Esta nova publicação apresenta pesquisas aplicadas sobre temáticas relevantes que contribuem com o avanço da ciência e do desenvolvimento tecnológico, construindo nossa independência.
Não é à toa que os Temas Transversais Nacionais escolhidos para 2023 pelo PROFNIT foram: Desenvolvimento Regional e ESG (sigla do inglês Environmental, Social e Governance), assim, tais temas deram continuidade à missão do periódico de formar pessoas em uma perspectiva crítica, construtiva, inclusiva e acolhedora para atuarem de fato como agentes de transformação positiva nas realidades locais, regionais e globais.
Desejo que a leitura desta edição possa trazer bons insights para que novos caminhos sejam pesquisados!
Profa. Wagna Piler Carvalho dos Santos
Instituto Federal da Bahia - IFBA
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos de Prospecção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.