Prospecção Científica e Tecnológica sobre o Uso de Softwares para a Oferta e a Comercialização em Hortas Comunitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v16i2.52272

Palavras-chave:

Aplicativo, Horta comunitária, COVID-19.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo identificar aplicativos móveis desenvolvidos ou utilizados para a oferta e/ou negociação de produtos alimentícios em hortas comunitárias por meio de prospecção científica e tecnológica e quais as possibilidades de seu uso na agricultura urbana. Para tanto, foram realizadas buscas nas bases de dados do INPI, Capes, Google Acadêmico, Google Busca, Google Play Store, Questel/Orbit, EPO/Espacenet, USPTO e WIPO. As palavras-chaves utilizadas e combinadas foram: “Aplicativo”, “App”, “Software”, “Horta” e “Agricultura urbana”. Os resultados demonstram que há poucos aplicativos associados ao tema, sendo que a maioria tem perspectiva de uso em localidades específicas e há poucos disponíveis para uma utilização ampliada. Dessa forma, foi observado que é uma área com espaço para o desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas que possam contribuir e aproximar o produtor do consumidor principalmente em momentos de isolamento social como foi o da COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jamille Anderson Luiz da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE, Brasil

Especialista em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano em 2020.

Paula Tereza de Souza e Silva, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Petrolina, PE, Brasil

Doutora em Química pela Universidade Federal de Pernambuco em 2007.

Downloads

Publicado

2023-03-15

Como Citar

Silva, J. A. L. da, & Silva, P. T. de S. e . (2023). Prospecção Científica e Tecnológica sobre o Uso de Softwares para a Oferta e a Comercialização em Hortas Comunitárias. Cadernos De Prospecção, 16(2), 503–515. https://doi.org/10.9771/cp.v16i2.52272

Edição

Seção

Coronavirus (SARS-COV-2) e COVID-19