Propostas de Estratégias de Marketing para Valorização de Produtos de Indicações Geográficas de Alagoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v16i3.52176

Palavras-chave:

Indicação Geográfica, Valorização de Produtos, Estratégias Mercadológicas.

Resumo

Esta pesquisa teve como propósito estruturar estratégias mercadológicas para a valorização de produtos de Indicação Geográfica (IG) de Alagoas. Possui natureza aplicada, utilizando o método abdutivo, com abordagem qualitativa. Seu objetivo é exploratório, pois utiliza como método de pesquisa o metaestudo, com o levantamento de dados por meio de survey, pesquisa-ação e Design Science Research. Os dados foram coletados por meio de pesquisas bibliográficas e documentais, bem como observação direta intensiva e extensiva, e foram tratados por meio da análise de conteúdo. Verificou-se que há desestruturação da governança local, algo que impacta no acesso a novos mercados e na promoção comercial, causando distorcido posicionamento; que inexiste política pública estruturada de incentivo às IGs como estratégia de desenvolvimento territorial; e que não há profissionalização da gestão empresarial nas IGs. Ao final, foram recomendadas ações estratégicas para os agentes que integram esse ambiente de negócio.

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Biografia do Autor

Willams Pereira Lopes, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (ProfNIT) - Rede Nacional, pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Tiradentes – UNIT. Atualmente, atua como Analista de Marketing na Unidade de Marketing e Comunicação do SEBRAE Alagoas. Atua no núcleo de Marketing de Conteúdos, sendo responsável pelo planejamento, publicação e monitoramento de performance de campanhas de mídias, gerenciamento de conteúdo, análise de dados em dashboard das ações de marketing da empresa, além de atuar na implantação/gestão do CRM.

Luciana Peixoto Santa Rita, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP e Pós-doutora em Economia, área de Política Industrial no ISEG na Universidade de Lisboa. Professora Titular da Universidade Federal de Alagoas. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT- 2018-2022) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Avaliadora do Ministério da Educação, CAPES e do ARCO-SUL desde 2006.

Jovino Pinto Filho, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Alagoas em 2022.

Ibsen Mateus Bittencourt, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Administração de Empresas (Mackenzie-SP), Mestre Educação Brasileira na linha de Tecnologia da Informação e Comunicação TIC (UFAL), Bacharel em Administração de Empresas (UFAL) e Bacharel em Turismo (CESMAC). É Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e Pesquisador do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais - NEES/UFAL/CNPq.

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Publicado

2023-04-01

Como Citar

Lopes, W. P., Santa Rita, L. P., Pinto Filho, J., & Bittencourt, I. M. (2023). Propostas de Estratégias de Marketing para Valorização de Produtos de Indicações Geográficas de Alagoas. Cadernos De Prospecção, 16(3), 918–936. https://doi.org/10.9771/cp.v16i3.52176

Edição

Seção

Indicações Geográficas