Identificação e Avaliação da Conexão Científica e Tecnológica entre os Pesquisadores Atuando em Oncologia e Medicina Nuclear Segundo a Base Lattes

Autores

  • Henrique Koch Chaves Farmanguinhos, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3035-6799
  • Fábio Luiz Navarro Marques Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7383-926X
  • Jesús Pascual Mena Chalco Universidade Federal do ABC, São Paulo, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7509-5532
  • Jorge Lima de Magalhães Farmanguinhos, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil; Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Global Health and Tropical Medicine, Lisboa, Portugal; Plataforma Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, Aveiro, Portugal https://orcid.org/0000-0003-2219-5446

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v16i5.50800

Palavras-chave:

Plataforma Lattes, ScriptLattes, Câncer.

Resumo

Na era do Big Data, torna-se premente o compartilhamento aberto de dados em pesquisa, trabalho em rede e a rápida identificação de especialistas em áreas específicas. A Plataforma Lattes é o principal repositório curricular brasileiro, sendo possível extrair diversas informações de pesquisadores, como instituição onde trabalham, linhas de pesquisa, produções científicas, etc. Há limitações na plataforma, como as informações dos especialistas estarem dispostas individualmente e sem um padrão de indexação. Dessa forma, considerando a importância dos radiofármacos para a saúde pública brasileira e mundial, este trabalho objetivou identificar os especialistas mais relevantes em território brasileiro atuando no tema. Utilizou-se como estudo de caso a abordagem quantitativa para análise das informações cadastradas em câncer com especificidade em tecnécio-99m das competências essenciais na área, utilizando a ferramenta computacional ScriptLattes. Os resultados mostraram-se eficientes pela geração de conhecimento científico e tecnológico em vários níveis institucionais, podendo ser replicado em diversas áreas da ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Koch Chaves, Farmanguinhos, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Atualmente faço pós-doutorado na Fiocruz, trabalhando com Big Data em Saúde Coletiva (2021). As investigações são realizadas através da elaboração de cenários prospectivos e tecnológicos com ferramentas de ciência da informação, Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento. Incluída neste contexto está a análise do BIG DATA, Web 2.0, Saúde 2.0, Tendências Tecnológicas, Marketing, Patentes e Tradução de Conhecimento. Possuo mestrado e doutorado em Química Analítica e Inorgânica pela Universidade de São Paulo (USP), tendo experiência nos seguintes temas: 1) compostos organometálicos, complexos de rutênio para catálise homogênea, polímeros, metátese de olefinas; 2) complexo de rênio e tecnécio para aplicações farmacológicas e medicinais, incluindo aplicações como agentes antitumorais. Graduado em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Fábio Luiz Navarro Marques, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Bacharelado em Ciências - Habilitação em Química pela Faculdades Oswaldo Cruz (1991), Mestrado em Química Orgânica pelo Instituto de Química - USP (1998) e Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina - USP (2007), na área de oncologia experimental. Profissionalmente atuo como químico no setor de Radiofarmácia do Centro de Medicina Nuclear da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (desde 1994); como assistente de direção da diretoria da FMUSP (desde 2012); responsável técnico por produtos químicos controlados da FMUSP (desde 2011); membro da Comissão do Programa de Gerenciamento de Resíduos (desde 2012). Atua como orientador específico no programa de pós-graduação em oncologia da FMUSP. É co-responsável pelas disciplinas de pós-graduação FBF5831 - Fundamentos de Radiofarmácia: da Pesquisa às Aplicações (desde 2019) e MCM5945 - Práticas de Radiofarmácia e Imagem Molecular (desde 2021). Supervisor/orientador do programa de aprimoramento/especialização em radiofarmácia do Hospital das Clínicas - FMUSP (desde 1999). Tem experiência na área de síntese orgânica e radiofarmácia, atuando nos seguintes temas: síntese de moléculas para obtenção de complexos de [99mTc]tecnécio; preparação de radiofármacos de [99mTc]tecnécio, [18F]fluor, [89Zr]zircônio, [68Ga]gálio; estudos de biodistribuição em modelos celulares e animais; desenvolvimento de metodologias analíticas para controles de qualidade de radiofármacos e de seus precursores. Pertence ao grupo de pesquisa Estudo em Imagem Molecular (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/592827). Responsável pelos Workshop Positron Emission Radiopharmaceuticals and Molecular Imaging (2014 e 2015) e Workshop Advances in Molecular Imaging and Radiopharmaceuticals (2018). Membro da Comissão Técnica de Química-Farmacêutica do Conselho Regional de Química IV Região (CRQ-IV desde 2022).

Jesús Pascual Mena Chalco, Universidade Federal do ABC, São Paulo, SP, Brasil

Professor Doutor na UFABC e Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e do Bacharelado em C&T da UFABC. Atua nas áreas de Ciência da Computação e Ciência da Informação, com ênfase em: Reconhecimento de Padrões (graph mining), Prospecção de dados acadêmicos (Bibliometria/Cientometria). Seus projetos de pesquisa atuais estão relacionados à descoberta de conhecimento sobre grandes volumes de dados acadêmicos.<br> Possui graduação em Engenharia de Sistemas pela Universidade Nacional de San Agustín (2000), mestrado (2005), doutorado (2010) e pós-doutorado (2011) em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo. Seu trabalho de mestrado ganhou o Primeiro lugar no XIII Concurso Latino-americano de "Tesis de Maestria do CLEI/UNESCO-2006". Seu trabalho de doutorado foi selecionado entre as 10 melhores da área de Computação Gráfica e Processamento de Imagens no SIBGRAPI-2011. Atualmente é pesquisador associado da Rede Nacional de Ciência para a Educação (CpE).

Jorge Lima de Magalhães, Farmanguinhos, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil; Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Global Health and Tropical Medicine, Lisboa, Portugal; Plataforma Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, Aveiro, Portugal

Possui pós-doutorado pela Aix Marseille Université, France (Laboratoire IRSIC EA4262 - Institut de Recherche en Sciences de lInformation et de la Communication) em Inteligência Competitiva para saúde pública (2013). É detentor dos títulos de Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ - área de concentração Gestão e Inovação Tecnológica (2010) e Mestre em Ciências pelo mesmo programa (2007). Tem especialização em Administração e Gerência Empresarial pelas Faculdades Simonsen (1998) e é Químico Industrial com Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Souza Marques (1996). Possui mais de 20 anos de vivência em Gestão estratégica nas Operações Industriais farmacêuticas. Dedica-se nos últimos 20 anos à P,D&I na área da Saúde Pública na FIOCRUZ onde possui 5 livros publicados, 35 capítulos de livros e diversos artigos em revistas indexadas no âmbito nacional e internacional. Atua em Gestão e Inovação Tecnológica no Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-Far) do Instituto de Tecnologia em Fármacos de Farmanguinhos/FIOCRUZ. Em grupos de Pesquisas do CNPq, é líder do grupo Gestão do Conhecimento e Prospecção em Saúde da FIOCRUZ, participa do Sistema de Informação sobre Indústria Química - SIQUIM da UFRJ e do grupo Prospecção Tecnológica em Propriedade Intelectual do INPI. É pesquisador convidado do Global Health and Tropical Medicine (GHMT) do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) da Universidade NOVA de Lisboa. Membro fundador da Plataforma Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PICTIS) e coordenador do LabSec Fármacos, Medicamentos e Bioprodutos da PICTIS na Universidade de Aveiro). A ênfase de suas pesquisas permeiam a identificação, extração e análise da informação essencial dentro do "Big data" em Saúde no que tange a Gestão e Inovação Tecnológica. Os temas cobertos são inerentes a Saúde Global, nos quais envolvem o setor farmacêutico, farmoquímico e a saúde pública. As investigações são realizadas através da elaboração de cenários prospectivos e tecnológicos com ferramentas da ciência da informação, a inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento para Saúde Global e "One Health". Inclui-se neste contexto a análise do Big Data em saúde, estratégia negócios área farmacêutica, Saúde Digital, Tendências Tecnológicas, Mercadológica, Patentes e Translação do Conhecimento.

Referências

AGBEHADJI, I. E. et al. Review of Big Data Analytics, Artificial Intelligence and Nature-Inspired Computing Models towards Accurate Detection of COVID-19 Pandemic Cases and Contact Tracing. International Journal of Environmental Research and Public Health, [s.l.], v. 17, n. 15, p. 5.330, jan. 2020.

BORDIN, A. S.; GONÇALVES, A. L.; TODESCO, J. L. Análise da colaboração científica departamental através de redes de coautoria. Perspectivas em Ciência da Informação, [s.l.], v. 19, p. 37-52, jun. 2014.

BRAY, F. et al. Global cancer statistics 2018: GLOBOCAN estimates of incidence and mortality worldwide for 36 cancers in 185 countries. CA: A Cancer Journal for Clinicians, [s.l.], v. 68, n. 6, p. 394–424, 2018.

BRITO, A. G. C. de; QUONIAM, L.; MENA-CHALCO, J. P. Exploração da Plataforma Lattes por assunto: proposta de metodologia. Transinformação, [s.l.], v. 28, n. 1, p. 77–86, abr. 2016.

CAVALCANTE, G. V. Ciência das Redes: Aspectos Epistemológicos. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, [s.l.], v. 2, n. 1, 2009.

CNEN – COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR. RMB e a Produção de Radiofármacos. 2022. Disponível em: http://antigo.cnen.gov.br/radiofarmacos. Acesso em: 27 abr. 2023.

DIAS, J. A.; DUARTE, P. Big Data Opportunities in Healthcare. How Can Medical Affairs Contribute? Ver. Port. Farmacoter, [s.l.], v. 7, p. 230-236, 2015.

ESAKANDARI, H. et al. A comprehensive review of COVID-19 characteristics. Biological Procedures Online, [s.l.], v. 22, n. 1, p. 19, dez. 2020.

FERRAZ, R. R. N. et al. Aspectos históricos da criação dos grupos de pesquisa em dengue no Brasil com a utilização da ferramenta computacional ScriptGP. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, n. 3, p. 837–848, mar. 2018.

FERRAZ, R. R. N.; QUONIAM, L.; ALVARES, L. M. A. de R. Avaliação de redes multidisciplinares com a ferramenta scriptlattes: os casos da nanotecnologia, da dengue e de um programa de pós-graduação Stricto Sensu em Administração. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, [s.l.], v. 19, n. 40, p. 67, 2 ago. 2014.

FIA BUSINESS SCHOLL. Universidades Públicas: O que são, Importância e Lista de Instituições, 30 maio 2019. Disponível em: https://fia.com.br/blog/universidades-publicas/. Acesso em: 28 set. 2022.

GALVÃO, A. B.; VALENTIM, R. A. de M. Desafios para os Avanços da Análise de Big Data na Saúde. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS). In: XIX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE. SBC, 11 jun. 2019. Anais [...]. [S.l.], 2019. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbcas_estendido/article/view/6301. Acesso em: 9 jun. 2021.

GANDOMI, A.; HAIDER, M. Beyond the hype: Big data concepts, methods, and analytics. International Journal of Information Management, [s.l.], v. 35, n. 2, p. 137-144, abr. 2015.

GÄRTNER, B.; HIEBL, M. R. W. Issues with Big Data. In: GÄRTNER, B.; HIEBL, M. R. W. The Routledge Companion to Accounting Information Systems. [S.l.]: Routledge, 2017.

GIORDANO, D. M.; BRUNING, E.; BORDIN, A. S. Uso do scriptLattes e Gephi na Análise da Colaboração Científica. Anais do Computer on the Beach, p. 239-248, 2015.

INCA – INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER. Estimativa 2020 - Apresentação. 2019. Disponível em: https://www.inca.gov.br/estimativa. Acesso em: 20 jul. 2021.

INCA – INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER. Estimativa 2023: incidência de câncer no Brasil. 2023. Disponível em: https://www.inca.gov.br/publicacoes/livros/estimativa-2023-incidencia-de-cancer-no-brasil. Acesso em: 27 abr. 2023.

JORNAL DA USP. Universidades públicas paulistas e o Estado de São Paulo. Jornal da USP, 16 maio 2019. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/universidades-publicas-paulistas-e-o-estado-de-sao-paulo/. Acesso em: 28 set. 2022.

MAGALHÃES, J. et al. A Management Tool to Aid in the Tropical Outbreak of the 21st Century: Senior Scientists and Their Knowledge of the Triple Threat Dengue, Zika and Chikungunya. Problems of Management in the 21st Century, [s.l.], v. 15, n. 1, p. 40-55, 15 jun. 2020.

MAGALHÃES, J. L. et al. Extração e tratamento de dados na base lattes para identificação de core competencies em dengue. Informação & Informação, [s.l.], v. 19, n. 3, p. 30, 30 ago. 2014.

MARTINO, B. D. et al. Big data (lost) in the cloud. International Journal of Big Data Intelligence, [s.l.], v. 1, n. 1/2, p. 3, 2014.

MATHER, S. J. Innovation in radiopharmacy: progress and constraints? European Journal of Nuclear Medicine, [s.l.], v. 28, n. 4, p. 405-407, 1º abr. 2001.

MAZIEIRO, G. Em 4 anos, Brasil reduz investimento em educação em 56%; cortes continuam. 2019. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2019/05/02/em-4-anos-brasil-reduz-investimento-em-educacao-em-56.htm. Acesso em: 22 ago. 2022.

MENA-CHALCO, J. P. et al. Brazilian bibliometric coauthorship networks. Journal of the Association for Information Science and Technology, [s.l.], v. 65, n. 7, p. 1.424-1.445, 2014.

MENA-CHALCO, J. P.; JUNIOR, R. M. C. scriptLattes: an open-source knowledge extraction system from the Lattes platform. Journal of the Brazilian Computer Society, [s.l.], p. 10, 2009.

RAJA, R.; MUKHERJEE, I.; SARKAR, B. K. A Systematic Review of Healthcare Big Data. Scientific Programming, [s.l.], v. 2020, p. 1-15, 13 jul. 2020.

SENADO NOTÍCIAS. Senadores criticam corte de R$ 4,2 bi do orçamento da Educação para 2021. 2020. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/08/12/senadores-criticam-corte-de-r-4-2-bi-do-orcamento-da-educacao-para-2021. Acesso em: 22 ago. 2022.

STRABELLI, T. M. V.; UIP, D. E. COVID-19 e o Coração. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, [s.l.], v. 114, p. 598-600, 30 mar. 2020.

VINCENZO, N. Modularity for community detection: history, perspectives and open issues. [S.l.: s.n.], 2008. p. 67.

WEB, N. N. de D. Revista Rios – UNIRIOS – Centro Universitário em Paulo Afonso/BA. 2021. Disponível em: https://www.unirios.edu.br/revistarios. Acesso em: 9 jun. 2021.

WEBSTER, W. D. et al. The production of radionuclides for nuclear medicine from a compact, low-energy accelerator system. Nuclear Medicine and Biology, [s.l.], v. 41, p. e7-e15, 1º maio 2014.

WHITE, S. E. A review of big data in health care: challenges and opportunities. Open Access Bioinformatics, [s.l.], v. 6, p. 13-18, 31 out. 2014.

Downloads

Publicado

2023-07-01

Como Citar

Chaves, H. K. ., Marques, F. L. N., Chalco, J. P. M., & Magalhães, J. L. de. (2023). Identificação e Avaliação da Conexão Científica e Tecnológica entre os Pesquisadores Atuando em Oncologia e Medicina Nuclear Segundo a Base Lattes. Cadernos De Prospecção, 16(5), 1683–1699. https://doi.org/10.9771/cp.v16i5.50800

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos