A Comunicação nas Indicações Geográficas do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v16i4.50572

Palavras-chave:

Propriedade Intelectual, Denominação de Origem, Indicação de Procedência, Marketing.

Resumo

As Indicações Geográficas (IG) são consideradas uma importante ferramenta de valorização da cultura, da tradição e do saber fazer de um território. Entretanto, apenas o registro pelo INPI não basta para reposicionar o produto perante os consumidores. Assim, reforça-se o papel da comunicação para que todo o potencial das IGs seja revertido em benefícios para produtores, consumidores e sociedade. Este estudo descritivo exploratório tem como objetivo analisar as estratégias de comunicação utilizadas pelas IGs do RS. Para tal, entrevistas on-line semiestruturadas foram realizadas com representantes de 10 das 11 IGs gaúchas registradas até maio de 2021. Foram identificadas realidades distintas, com estrutura e ações de comunicação em diferentes níveis de maturidade e complexidade. Verifica-se que alguns atores têm importante papel no apoio à construção e na divulgação, porém, políticas de apoio no período pós-registro, no qual muitos são os desafios para o estabelecimento dos produtos no mercado, poderiam ser implementadas.

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Biografia do Autor

Cíntia Brenner Acosta Franco, Embrapa Clima Temperado, Pelotas, RS, Brasil

Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, 2022

Kelly Lissandra Bruch, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Direito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Université Rennes I, 2011

Ana Paula Matei, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Desenvolvimento Rural, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015

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Publicado

2023-05-26

Como Citar

Franco, C. B. A., Bruch, K. L. ., & Matei, A. P. (2023). A Comunicação nas Indicações Geográficas do Rio Grande do Sul. Cadernos De Prospecção, 16(4), 1358–1374. https://doi.org/10.9771/cp.v16i4.50572