A Comunicação nas Indicações Geográficas do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v16i4.50572Palavras-chave:
Propriedade Intelectual, Denominação de Origem, Indicação de Procedência, Marketing.Resumo
As Indicações Geográficas (IG) são consideradas uma importante ferramenta de valorização da cultura, da tradição e do saber fazer de um território. Entretanto, apenas o registro pelo INPI não basta para reposicionar o produto perante os consumidores. Assim, reforça-se o papel da comunicação para que todo o potencial das IGs seja revertido em benefícios para produtores, consumidores e sociedade. Este estudo descritivo exploratório tem como objetivo analisar as estratégias de comunicação utilizadas pelas IGs do RS. Para tal, entrevistas on-line semiestruturadas foram realizadas com representantes de 10 das 11 IGs gaúchas registradas até maio de 2021. Foram identificadas realidades distintas, com estrutura e ações de comunicação em diferentes níveis de maturidade e complexidade. Verifica-se que alguns atores têm importante papel no apoio à construção e na divulgação, porém, políticas de apoio no período pós-registro, no qual muitos são os desafios para o estabelecimento dos produtos no mercado, poderiam ser implementadas.
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