Mapeamento Tecnológico de Produtos para o Ensino-Aprendizagem de Automação Residencial e Predial (ARP)
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v16i3.50049Palavras-chave:
Prospecção Tecnológica, Patentes, Automação Residencial e Predial.Resumo
Para o setor educacional, é imprescindível que na formação dos estudantes as experiências demonstradas sejam o mais próximo da realidade possível, pois essa similaridade refletirá a competência de cada um. As ferramentas utilizadas para proporcionar habilidades necessárias são chamadas de bancadas didáticas. Dessa forma, foi realizada uma prospecção tecnológica de patentes em bases nacionais e internacionais sobre produtos voltados para o processo de ensino-aprendizagem de automação residencial e predial no contexto educacional. Mundialmente, os resultados demonstraram um domínio do desenvolvimento de produtos/equipamentos controlados por computador que dispõe de funcionalidades para interconectividade e comunicação em rede, já em nível nacional, a concentração do pedido registro de tecnologias está voltada para a comutação de dados em redes de comunicação. No cenário nacional, as oito patentes evidenciaram a carência de empresas nacionais que realizem desenvolvimentos inovadores para o setor de ARP.
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