Mapeamento Tecnológico de Produtos para o Ensino-Aprendizagem de Automação Residencial e Predial (ARP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v16i3.50049

Palavras-chave:

Prospecção Tecnológica, Patentes, Automação Residencial e Predial.

Resumo

Para o setor educacional, é imprescindível que na formação dos estudantes as experiências demonstradas sejam o mais próximo da realidade possível, pois essa similaridade refletirá a competência de cada um. As ferramentas utilizadas para proporcionar habilidades necessárias são chamadas de bancadas didáticas. Dessa forma, foi realizada uma prospecção tecnológica de patentes em bases nacionais e internacionais sobre produtos voltados para o processo de ensino-aprendizagem de automação residencial e predial no contexto educacional. Mundialmente, os resultados demonstraram um domínio do desenvolvimento de produtos/equipamentos controlados por computador que dispõe de funcionalidades para interconectividade e comunicação em rede, já em nível nacional, a concentração do pedido registro de tecnologias está voltada para a comutação de dados em redes de comunicação. No cenário nacional, as oito patentes evidenciaram a carência de empresas nacionais que realizem desenvolvimentos inovadores para o setor de ARP.

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Biografia do Autor

Danilo Barros de Oliveira, Universidade Federal do Oeste da Bahia, Barreiras, BA, Brasil

Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologias para Inovação pela Universidade Federal do Oeste da Bahia em 2022.

Márcio Inomata Campos, Universidade Federal do Oeste da Bahia, Barreiras, BA, Brasil

Doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia em 2013.

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Publicado

2023-04-01

Como Citar

Oliveira, D. B. de ., & Campos, M. . I. (2023). Mapeamento Tecnológico de Produtos para o Ensino-Aprendizagem de Automação Residencial e Predial (ARP). Cadernos De Prospecção, 16(3), 848–862. https://doi.org/10.9771/cp.v16i3.50049

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos