Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v15i2.48734

Resumo

Editorial

Após cerca de 24 meses de pandemia do novo coronavírus, causador da COVID-19, toda a humanidade foi colocada diante de diversas reflexões e uma delas nos levou a reconhecer ainda mais o papel da ciência para a manutenção e o desenvolvimento da vida humana. Nesses tempo, o conhecimento e a pesquisa científica, numa velocidade imposta pela necessidade de respostas para a crise pandêmica que se estabeleceu no mundo, permitiram ser conhecido o comportamento do vírus e promoveram testes e avanços no combate aos problemas causados pelo vírus no organismo humano, que puderam reconhecer as mutações pelas quais o vírus passou e, assim, foram desenvolvidas vacinas, que pouco a pouco têm proporcionado o restabelecimento de um “novo normal” para a vida cotidiana. Desse modo, com uma clareza que tempos difíceis revelam, o papel da ciência ficou mais importante ainda para uma grande parcela da humanidade.

Mas a ciência não é feita apenas de grandes marcos, com os resultados alcançados no combate à COVID-19, é possível perceber que a ciência é construída por meio do esforço de inúmeros pesquisadores, com contribuições de diversos graus de relevância, que, no conjunto, podem significar avanços consideráveis.

Plenamente alinhada com o papel que a ciência tem na sociedade, a Revista Cadernos de Prospecção vem mantendo, desde 2008, o compromisso de divulgar o conhecimento científico e tecnológico, com a proposta de ser também um fórum internacional para a identificação de oportunidades de inovação tecnológica.

Fiel a esse compromisso, este mais recente número da Cadernos de Prospecção, correspondente ao volume 15 e número 2, relativo aos meses de abril a junho de 2022, é apresentado aos leitores. Esta edição conta com artigos de 60 autores, filiados às 17 instituições que estão localizadas em 10 estados, nas cinco regiões do Brasil, e uma delas na Irlanda. Esta, como todas as demais edições da Revista, é fruto do esforço de pesquisadores na produção e na difusão do conhecimento científico e tecnológico e da colaboração voluntária de editores e de revisores, aos quais, juntamente com a equipe de apoio administrativo, expressamos nossos sinceros agradecimentos.

Boa leitura a todos!


Núbia Moura Ribeiro
Presidente do Comitê Editoria do PROFNIT
Doutora em Química
Docente Titular do Instituto Federal da Ba

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Núbia Moura Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Doutora em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2004

Downloads

Publicado

2022-04-01

Como Citar

Ribeiro, N. M. (2022). Editorial. Cadernos De Prospecção, 15(2), 343. https://doi.org/10.9771/cp.v15i2.48734

Edição

Seção

Editorial