Direitos Autorais: uma análise do uso de obras cinematográficas para fins educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v15i2.47764

Palavras-chave:

Direitos Autorais , Obras Cinematográficas , Educação.

Resumo

Este artigo debate o uso de obras cinematográficas em estabelecimentos de ensino frente às normas de direito autorais. Conceitua direito autoral e traz à baila a proteção, no Brasil, conferida pela Lei n. 9.610/98, às obras intelectuais, em especial, às obras cinematográficas, dado que estas são percebidas como poderosas ferramentas para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Apresenta, ainda, exceções constantes em diplomas internacionais, inerentes ao uso de obras cinematográficas para fins educacionais. Aponta que, em regra, a utilização de obras cinematográficas em instituições de ensino depende de autorização prévia e expressa do autor da obra. A metodologia seguiu abordagem de natureza qualitativa, com objetivos exploratórios. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, consultas a órgãos públicos, análises de normatizações e de páginas eletrônicas correlacionadas ao tema. Com base nos resultados alcançados, propõe-se a alteração da Lei n. 9.610/98, de modo a contemplar expressamente a utilização de obras cinematográficas em estabelecimentos educacionais.

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Biografia do Autor

Lúcia de Fátima de Souza Resplandes, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasi

Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Roraima em 2010.

Luiz Antonio Mendonça Alves da Costa, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil

Doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas em 2005.

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Publicado

2022-04-01

Como Citar

Resplandes, L. de F. de S., & Costa, . L. A. M. A. da . (2022). Direitos Autorais: uma análise do uso de obras cinematográficas para fins educacionais. Cadernos De Prospecção, 15(2), 344–361. https://doi.org/10.9771/cp.v15i2.47764

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento