Gestão de Ambientes de Atendimento Educacional Especializado (AEE): softwares para o acompanhamento de alunos com deficiências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v15i2.46907

Palavras-chave:

Professores do Atendimento Educacional Especializado, Software de Gerenciamento, Propriedade Intelectual.

Resumo

Os profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) necessitam monitorar os alunos com deficiência nas escolas no desenvolvimento das atividades. Sendo assim, esta pesquisa objetiva investigar a necessidade do acompanhamento dos estudantes por meio de softwares e quais as funcionalidades primordiais que um sistema desse tipo necessita apresentar. Para tanto, foi elaborada uma entrevista estruturada, aplicada para professores do AEE e coordenadores pedagógicos na cidade de Petrolina, PE. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, e os dados foram coletados e confrontados com relatos e estudos publicados sobre o tema, com base no método de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados mostraram que os profissionais do AEE e os coordenadores pedagógicos consideram viável a utilização de sistemas de gerenciamento informatizado nas escolas, assim como avaliam que o seu uso pode oferecer uma visão mais aprimorada sobre cada estudante e, consequentemente, tornar o acompanhamento dos alunos com deficiências mais efetivo.

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Biografia do Autor

Matheus Vinicius Vidal de Andrade, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestre  em  Propriedade  Intelectual  e  Transferência  de  Tecnologia  para  Inovação  (Profnit)  - UNIVASF.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4999704755618482

Cristiane Xavier Galhardo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Ciências (Química Analítica).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4119932201644309

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Publicado

2022-04-01

Como Citar

Andrade, M. V. V. de ., & Galhardo, C. X. (2022). Gestão de Ambientes de Atendimento Educacional Especializado (AEE): softwares para o acompanhamento de alunos com deficiências . Cadernos De Prospecção, 15(2), 462–477. https://doi.org/10.9771/cp.v15i2.46907

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento