O Uso da Tecnologia pela Comunidade Indígena Riozinho Kakumhu: uma análise dos impactos e das perspectivas para a educação e a conservação cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v15i4.46181

Palavras-chave:

Indígenas, Educação, Tecnologia.

Resumo

O Brasil é um país de superlativos, com grande diversidade cultural, e quando são abordadas a riqueza dos povos indígenas e suas expressões culturais, essa característica se destaca. As reflexões apresentadas neste artigo apontam para a análise das consequências do uso da tecnologia desconectada dos saberes e vivencias indígenas e de como ao mesmo tempo essas ferramentas tecnológicas podem trazer aculturação e, também, esperança para os povos originários. Por meio de amostras documentais e de bibliográficas, busca-se retratar neste trabalho os desafios e as oportunidades que a tecnologia traz para o povo Akwẽ-Xerente da comunidade Riozinho Kakumhu, no município de Tocantínia, estado do Tocantins. Expõe-se a história do povo e da comunidade e pode-se observar a importância da escola e da educação para os habitantes locais, o papel de liderança dos professores na sociedade, os desafios da modernidade e a associação da tecnologia para a construção da inovação pedagógica e a manutenção das tradições culturais.

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Biografia do Autor

Arthur Prudente Junqueira, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO, Brasil

Pós-Graduado Lato Sensu em Direito Internacional e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação.

Warley Gramacho da Silva, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO, Brasil

Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação.

Raquel Castilho Souza, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO, Brasil

Doutora em Artes.

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Publicado

2022-10-01

Como Citar

Prudente Junqueira, A., Silva, W. G. da, & Souza, R. C. (2022). O Uso da Tecnologia pela Comunidade Indígena Riozinho Kakumhu: uma análise dos impactos e das perspectivas para a educação e a conservação cultural. Cadernos De Prospecção, 15(4), 1141–1157. https://doi.org/10.9771/cp.v15i4.46181

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento