Narrativas Visuais para Educação e Aprendizagem: estudo de prospecção científica e tecnológica

Autores

  • Ana Luísa Carvalho Soletti Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil
  • Sandra Helena Vieira de Carvalho Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil
  • Sílvia Beatriz Beger Uchôa Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v15i1.46180

Palavras-chave:

Narrativa Visual, Educação, Aprendizagem.

Resumo

Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica e patentária referente ao uso da narrativa visual aplicada ao ensino e à aprendizagem. A pesquisa tem caráter qualitativo e quantitativo, de forma a se obter resultados aprofundados e abrangentes. Foram utilizadas as plataformas Scopus e Web of Science para o levantamento bibliográfico. Para o levantamento patentário, a busca foi realizada nas bases Orbit®, Esp@cenet e INPI. A pesquisa mostrou que a abordagem da narrativa visual aplicada à educação vem ganhando espaço na área acadêmica, com diversos estudos que abrangem seu entendimento como ferramenta inovadora, adotando diferentes mídias e tecnologias. Essa abordagem facilita a compreensão e acessibilidade de diversos assuntos, em diferentes áreas do conhecimento, podendo ser aplicada a diferentes públicos, sendo também um possível canal de inclusão de indivíduos com diferentes tipos de limitações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luísa Carvalho Soletti, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil

Graduada em Design.

Sandra Helena Vieira de Carvalho, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil

Doutora em Engenharia Química.

Sílvia Beatriz Beger Uchôa, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil

Doutora em Química e Biotecnologia.

Referências

BERRETH, T. et al. Story-Go-Round: Augmented Reality Storytelling in the Multidisciplinary Classroom. SIGGRAPH ’20 Educator’s Forum, August 17, 2020, Virtual Event. USA, 2020.

BEZERRA, B. Gêneros digitais: Apresentando livros na Internet. Revista Signos, Lajeados, RS, v. 43, Número Especial Monográfico 1, p. 45-61, 2010.

BITTENCOURT, I. G. S.; FUMES, N. L. F. A tecnologia assistiva SCALA como recurso para produção de narrativas e registro de dados nas pesquisas em educação: Uma experiência com pessoas adultas com transtorno do espectro autista. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, v. 12, n. Esp. 2, p. 1.481-1.495, ago., 2017.

BRANDÃO, C. R. O que é educação? São Paulo: Brasiliense, 2007.

CHAMBERLAIN, L. et al. Literacy in Lockdown: Learning and Teaching During COVID-19 School Closures. The Reading Teacher, [s.l.], v. 74, n. 3, p. 243-253, 2020. Disponível em: https://ila.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/trtr.1961 . Acesso em: 2 jun. 2021.

COHN, N. Visual Narrative structure. Cognitive Science, [s.l.], v. 37, n. 3, p. 413-452, 2013. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/cogs.12016DOI: 10.111/cogs.12016. Acesso em: 2 jun. 2021.

DA SILVA, R. C. Representações do aprender línguas em narrativas visuais: o que mostram as imagens de sites de escolas de inglês. Ilha Desterro, Florianópolis, SC, v. 73, n. 1, jan.-abr., 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ides/a/GtRFjbMcMdwLhZ8pZLbSbwx/?lang=pt. Acesso em: 2 jul. 2021.

DE ALENCAR, V, P. Beyond museum walls: Visual narratives through images and history. International Journal of Education through Art, [s.l.], v. 12, n. 2, 2016. Disponível em: https://www.academia.edu/27940508/Beyond_museum_walls_Visual_narratives_through_images_and_history. Acesso em: 2 jun. 2021.

EISNER, W. Quadrinhos e arte sequencial: princípios e práticas do lendário cartunista/Will Eisner. 4. ed. Tradução Luís Carlos Borges, Alexandre Boide. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

EISNER, W. Narrativas Gráficas de Will Eisner. Tradução Leandro Luigi Del Manto. São Paulo: Editora Devir, 2005.

FIELD, Syd. Roteiro: os fundamentos do roteirismo. Tradução Alice Leal. Curitiba: Arte & Letra, 2009.

FOMBONA, J.; PASCUAL, M. A. Audiovisual Resources in Formal and Informal Learning: Spanish and Mexican Students’ Attitudes. International Education Studies, Canadá, v. 6, n. 2, 2013. Disponível em: https://www.ccsenet.org/journal/index.php/ies/article/view/22276. Acesso em: 2 ago. 2021.

GARZOTTO, F. et al. Improving Museum Accessibility through Storytelling in Wearable Immersive Virtual Reality. In: CONFERENCE 3RD DIGITAL HERITAGE INTERNATIONAL CONGRESS (DIGITAL HERITAGE), São Francisco: IEEE, 2018. p. 427-434. Anais [...]. São Francisco, 2018. Disponível em: https://www.academia.edu/40340806/Proceedings_of_the_2018_3rd_Digital_Heritage_International_Congress_DigitalHERITAGE_held_jointly_with_the_2018_24th_International_Conference_on_Virtual_Systems_and_Multimedia_VSMM2018_and_in_collaboration_with_UNESCO_CalParks_CNR_PNC_CAA_ICOMOS_ISPRS_CIPA_et_al. Acesso em: 2 jun. 2021.

GEORGE, D. From Analysis to Design: Visual Communication in the Teaching of Writing. College Composition and Communication. National Council of Teachers of English, [s.l.], v. 54, n. 1,p. 11-39, set., 2002. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1512100. Acesso em: 2 jun. 2021.

GUERRA, F. Design digital: conceitos e aplicações para websites, animações, vídeos e webgames. São Paulo: Senac, 2019.

İNÖZÜ, J. Drawings are talking: Exploring language learners’ beliefs through visual narratives. Applied Linguistics Review, Londres, v. 9, n. 2-3, p. 177-200, 2017. Disponível em: https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/applirev-2016-1062/html. Acesso em: 2 jun. 2021.

KENDEOU, P. et al. The Inferential Language Comprehension (iLC) Framework: Supporting Children’s Comprehension of Visual Narratives. Topics in Cognitive Science, [s.l.], v. 12, p. 256-273, 2020.

KENNEDY, B. 1 vídeo (16 min). Visual literacy: Why we need it. Publicado pelo canal TEDx Talks. 2010. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=E91fk6D0nwM . Acesso em junho de 2021.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of the visual design. 2. ed. London: Routledge, 2006.

KIM, N. et al. DataToon: Drawing Data Comics About Dynamic Networks with Pen + Touch Interaction. In: CONFERENCE ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS 2019, May 4-9, 2019, Glasgow, Scotland, UK, 2019. Anais […]. Glasgow, Scotland, UK, 2019.

MCCLOUD, S. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 2005.

MENEZES, V. Narrativas multimídia de aprendizagem de língua inglesa. Revista Signos, Lajeados, RS, v. 43, Número Especial Monográfico 1, 2010.

MESTRE, C. A narrativa visual e a representação interpretativa: o contributo das novas tendências da ilustração para o pensamento crítico nos adolescentes. Revista Digital do LAV, Santa Maria, v. 7, n. 2, p. 156-174, maio/ago., 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=337031808011. Acesso em: 2 jun. 2021.

MODENESI, T.; BRAGA JR., A. X. (org.) Quadrinhos & Educação: relatos de experiências e análises de publicações. Faculdade dos Guararapes, Recife, v. 1, 2015.

OLIVEIRA, R. K. A. R.; MOREIRA, A. N. G. A. Ludificação no ambiente virtual de aprendizagem. HOLOS, Natal, ano 35, v. 7, e6049, 2019.

ORBIT. Orbit Intelligence. Business intelligence software. [2021]. Disponível em: https://www.questel.com/business-intelligence-software/orbit-intelligence/. Acesso em: 2 ago., 2021.

OZEKI, A. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE: Produção Didático-pedagógica. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação (SEED/PR), 2013. v. 2. (Cadernos PDE). ISBN 978-85-8015-075-9. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=20. Acesso em: 2 jun. 2021.

PAIVA, F. da S. Histórias em Quadrinhos na Educação. Salvador: Quadro a Quadro, 2017.

PEREIRA, S.; PINTO, M.; BRAGA, L. P. Resources for media literacy: Mediating the research on children and media. [Recursos para la alfabetización mediática: investigación y propuestas para niños]. Comunicar, [s.l.], 39, p. 91-99, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.3916/C39-2012-02-09. Acesso em: 2 jun. 2021.

POWELL, S. et al. An Online Narrative Archive of Patient Experiences to Support the Education of Physiotherapy and Social Work Students in North East England. An Evaluation Study. Education for Health, [s.l.], v. 26, n. 1, abr., 2013. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23823670/. Acesso em: 2 jun. 2021.

RIDGWAY, A.; QUIÑONES, G.; LI, L. Early Childhood Pedagogical Play: A Cultural-Historical Interpretation Using Visual Methodology. Springer Singapore, Singapora, n. XII, 185, 1. ed., 2015.

ROCHA, A. et al. Advances in Tourism, Technology and Smart Systems: Proceedings of ICOTTS. Springer Singapore, Singapora, ed. 1, v. 171, p. 714, 2019.

STAIKOPOULOS, A. et al. A Framework for Composing Adaptive and Personalised Learning Activities on the Web. Advances in Web-Based Learning – ICWL, LNCS 7558, p. 190-199, 2012.

TAN, X. Guoxue Comics: Visualising Philosophical Concepts and Cultural Values through Sequential Narratives. The Comics Grid: Journal of Comics Scholarship, [s.l.], v. 9, n. 1, p. 1-18, 2019. DOI: https://doi.org/10.16995/cg.149.

UNESCO – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Coalizão Global de Educação. 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse/globalcoalition. Acesso em: 2 jun. 2021.

WANG, Z. et al. Data Comics for Reporting Controlled User Studies in Human – Computer Interaction. IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics, [s.l.], v. 27, n. 2, p. 967-977, fev., 2016. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33048732/. Acesso em: 2 jum. 2021.

YOUSUF, B.; CONLAN, O. Supporting Student Engagement Through Explorable Visual Narratives. IEEE Transactions on Learning Technologies, [s.l.], v. 11, Issue 3, p. 307-320, 2018.

YOUSUF, B.; STAIKOPOULOS, A.; CONLAN, O. Motivating Students to Enhance Their Knowledge Levels Through Personalized and Scrutable Visual Narratives. In: EUROPEAN CONFERENCE ON TECHNOLOGY ENHANCED LEARNING, EC-TEL 2018: Lifelong Technology-Enhanced Learning, p. 136-150, 2018. Anais […]. 2018.

ZATTA, C. I.; DE AGUIAR, W. G. O uso de imagens como recurso metodológico para estudar Geografia. In: III COLÓQUIO DOCÊNCIA E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIFERENÇAS E DESIGUALDADES NO COTIDIANO ESCOLAR. Anais [...]. 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2375-8.pdf. Acesso em: ‎2 jun. ‎2021.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Soletti, A. L. C., Carvalho, S. H. V. de, & Uchôa, S. B. B. (2022). Narrativas Visuais para Educação e Aprendizagem: estudo de prospecção científica e tecnológica. Cadernos De Prospecção, 15(1), 144–160. https://doi.org/10.9771/cp.v15i1.46180

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos