Propriedade Intelectual para Inovação: elaboração de uma cartilha sobre inovação tecnológica para profissionais da educação
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v15i1.44916Palavras-chave:
Escola, Protobot , Renovação.Resumo
Ensinar conteúdos relacionados à inovação e à propriedade intelectual é essencial para preparar indivíduos críticos e atuantes na sociedade. Por isso, é importante que os profissionais da educação, responsáveis por transmitir o conhecimento, tenham embasamento e formação sobre o tema. Este artigo retrata as principais conclusões de uma pesquisa que propôs a elaboração de uma cartilha, a fim de transmitir informações sobre inovação tecnológica para profissionais da educação. Por meio de uma revisão de literatura, conteúdos acerca da temática foram reunidos, constituindo um material inovador e de fácil compreensão em formato de cartilha. Seu manuseio e acesso foi estruturado em uma linguagem que contemplasse desde profissionais da educação básica até a pós-graduação. O estudo demonstrou a necessidade de elaboração de materiais para capacitação docente no âmbito de inovação e tecnologia. Ademais, as informações da cartilha são úteis para aprimorar as ações pedagógicas e direcionar o trabalho em sala de aula.
Downloads
Referências
AQUINO, J. B.; SANTOS, M. C. Maquetes: conceitos e práticas na elaboração de produtos didáticos. Espaço e Movimento, [s.l.], v. 1, n. 7, p. 61-67, 2011.
ASSUMPÇÃO, F. C. et al. Estruturação e Planejamento de Núcleos de Inovação Tecnológica. Florianópolis: Pronit, 2010.
BERGMANN, J.; SAMS, A. Flip Your Classroom: Reach Every Student in Every Class Every Day. Washington, DC: International Society for Technology in Education, 2012.
BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2018.
COLLINS, A.; HALVERSON, R. The second educational revolution: Rethinking education in the age of technology. Journal of Computer Assisted Learning, [s.l.], v. 26, n. 1, p.18-27, 2015.
GALINDO NETO, N. M. et al. Primeiros socorros na escola: construção e validação de cartilha educativa para professores. Acta Paulista de Enfermagem, [s.l.], v. 30, n. 1, p. 87-93, 2017.
IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
ISTOÉ. Brasil cai para última posição em educação em ranking global. 2020. Disponível em: https://www.istoedinheiro.com.br/xbrasil-cai-para-ultima-posicao-em-educacao-em-ranking-global-de-competitividade/. Acesso em: 31 maio 2021.
JUSTINO, M. N. Pesquisa e recursos didáticos na formação e prática docente. Curitiba: Ibpex, 2011.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: um novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012.
LARROSA, J. B. A experiência e suas linguagens. In: LARROSA, J. B. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. p. 35-56.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 1. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
NOGUEIRA, R. S.; OLIVEIRA, E. B. A importância da Didática no Ensino Superior. 2011. Disponível em: http://www.ice.edu.br/TNX/storage/webdisco/2011/11/10/outros/75a110bfebd8a88954e5f511ca9bdf8c.pdf. Acesso em: 12 nov. 2021.
RUSSO, S. L. et al. Propriedade intelectual, tecnologias e inovação. Aracaju: Capacite, 2018. 399p.
SABINO, L. M. M. Cartilha educativa: elaboração e validação. 2016. 171f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
SILVA, M. Sala de aula interativa: a educação presencial e a distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. In: CONGRESSO BRASILEIRO DA COMUNICAÇÃO, 24., 2011. Anais do XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação. Campo Grande: CBC, 2011.
SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. Arquivos do Mudi, [s.l.], v. 11, n. 2, p. 10-14, 2017.
VASCONCELLOS, C. S. Formação didática do educador contemporâneo: desafios e perspectivas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cadernos de Prospecção
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.