Propriedade Intelectual para Inovação: elaboração de uma cartilha sobre inovação tecnológica para profissionais da educação
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v15i1.44916Palavras-chave:
Escola, Protobot , Renovação.Resumo
Ensinar conteúdos relacionados à inovação e à propriedade intelectual é essencial para preparar indivíduos críticos e atuantes na sociedade. Por isso, é importante que os profissionais da educação, responsáveis por transmitir o conhecimento, tenham embasamento e formação sobre o tema. Este artigo retrata as principais conclusões de uma pesquisa que propôs a elaboração de uma cartilha, a fim de transmitir informações sobre inovação tecnológica para profissionais da educação. Por meio de uma revisão de literatura, conteúdos acerca da temática foram reunidos, constituindo um material inovador e de fácil compreensão em formato de cartilha. Seu manuseio e acesso foi estruturado em uma linguagem que contemplasse desde profissionais da educação básica até a pós-graduação. O estudo demonstrou a necessidade de elaboração de materiais para capacitação docente no âmbito de inovação e tecnologia. Ademais, as informações da cartilha são úteis para aprimorar as ações pedagógicas e direcionar o trabalho em sala de aula.
Downloads
Referências
AQUINO, J. B.; SANTOS, M. C. Maquetes: conceitos e práticas na elaboração de produtos didáticos. Espaço e Movimento, [s.l.], v. 1, n. 7, p. 61-67, 2011.
ASSUMPÇÃO, F. C. et al. Estruturação e Planejamento de Núcleos de Inovação Tecnológica. Florianópolis: Pronit, 2010.
BERGMANN, J.; SAMS, A. Flip Your Classroom: Reach Every Student in Every Class Every Day. Washington, DC: International Society for Technology in Education, 2012.
BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2018.
COLLINS, A.; HALVERSON, R. The second educational revolution: Rethinking education in the age of technology. Journal of Computer Assisted Learning, [s.l.], v. 26, n. 1, p.18-27, 2015.
GALINDO NETO, N. M. et al. Primeiros socorros na escola: construção e validação de cartilha educativa para professores. Acta Paulista de Enfermagem, [s.l.], v. 30, n. 1, p. 87-93, 2017.
IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
ISTOÉ. Brasil cai para última posição em educação em ranking global. 2020. Disponível em: https://www.istoedinheiro.com.br/xbrasil-cai-para-ultima-posicao-em-educacao-em-ranking-global-de-competitividade/. Acesso em: 31 maio 2021.
JUSTINO, M. N. Pesquisa e recursos didáticos na formação e prática docente. Curitiba: Ibpex, 2011.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: um novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012.
LARROSA, J. B. A experiência e suas linguagens. In: LARROSA, J. B. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. p. 35-56.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 1. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
NOGUEIRA, R. S.; OLIVEIRA, E. B. A importância da Didática no Ensino Superior. 2011. Disponível em: http://www.ice.edu.br/TNX/storage/webdisco/2011/11/10/outros/75a110bfebd8a88954e5f511ca9bdf8c.pdf. Acesso em: 12 nov. 2021.
RUSSO, S. L. et al. Propriedade intelectual, tecnologias e inovação. Aracaju: Capacite, 2018. 399p.
SABINO, L. M. M. Cartilha educativa: elaboração e validação. 2016. 171f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
SILVA, M. Sala de aula interativa: a educação presencial e a distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. In: CONGRESSO BRASILEIRO DA COMUNICAÇÃO, 24., 2011. Anais do XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação. Campo Grande: CBC, 2011.
SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. Arquivos do Mudi, [s.l.], v. 11, n. 2, p. 10-14, 2017.
VASCONCELLOS, C. S. Formação didática do educador contemporâneo: desafios e perspectivas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cadernos de Prospecção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.