Propriedade Intelectual para Inovação: elaboração de uma cartilha sobre inovação tecnológica para profissionais da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v15i1.44916

Palavras-chave:

Escola, Protobot , Renovação.

Resumo

Ensinar conteúdos relacionados à inovação e à propriedade intelectual é essencial para preparar indivíduos críticos e atuantes na sociedade. Por isso, é importante que os profissionais da educação, responsáveis por transmitir o conhecimento, tenham embasamento e formação sobre o tema. Este artigo retrata as principais conclusões de uma pesquisa que propôs a elaboração de uma cartilha, a fim de transmitir informações sobre inovação tecnológica para profissionais da educação. Por meio de uma revisão de literatura, conteúdos acerca da temática foram reunidos, constituindo um material inovador e de fácil compreensão em formato de cartilha. Seu manuseio e acesso foi estruturado em uma linguagem que contemplasse desde profissionais da educação básica até a pós-graduação. O estudo demonstrou a necessidade de elaboração de materiais para capacitação docente no âmbito de inovação e tecnologia. Ademais, as informações da cartilha são úteis para aprimorar as ações pedagógicas e direcionar o trabalho em sala de aula.

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Biografia do Autor

Flaviane Mugnol do Nascimento, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR, Brasil

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (UNICENTRO).

Fernanda Correa de Melo, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR, Brasil

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (UNICENTRO).

Juliana Sartori Bonini, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR, Brasil

Pós-doutora em Medicina (PUCRS/RS).

Deise Mara Soares, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR, Brasil

Especialista em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho (Escola Superior Verbo Jurídico, VJ, Brasil).

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

Nascimento, F. M. do ., Melo, F. C. de ., Bonini, J. S. ., & Soares, D. M. (2022). Propriedade Intelectual para Inovação: elaboração de uma cartilha sobre inovação tecnológica para profissionais da educação. Cadernos De Prospecção, 15(1), 131–143. https://doi.org/10.9771/cp.v15i1.44916

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento