Equipamentos de Proteção Individual Impressos em 3D por Instituições de Ensino Federais para o Enfrentamento da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v13i5.38373

Palavras-chave:

Equipamentos de proteção individuais, Impressão 3D, Instituições de Ensino Federais.

Resumo

 

A pandemia causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2), associada à escassez dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), apresenta-se como uma ameaça à saúde global. O objetivo do estudo foi identificar a produção de EPIs impressos em 3D nas Instituições de Ensino Federais para o enfrentamento da COVID-19. A fonte de pesquisa foi o banco de dados do Portal do Ministério da Educação de Monitoramento nas Instituições de Ensino. Até o momento, 89 instituições estavam produzindo três modelos diferentes de EPIs em 3D. Os modelos encontrados foram os Protetores Faciais tipo “Face Shield”, as máscaras similares ao modelo N-95 e a máscara com uma cúpula em formato semicilíndrico. As Instituições de Ensino Federais estão colocando a tecnologia e a ciência à disposição da sociedade brasileira no combate à COVID-19, buscando responder à crise global com a impressão 3D, de forma segura, com inovação, baixo custo e com rápida produção.


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Biografia do Autor

Grasiely Faccin Borges, Universidade Federal do Sul da Bahia

Professora do Programa de Mestrado em Saúde, Ambiente e Biodiversidade da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Ita de Oliveira e Silva, Universidade Federal do Sul da Bahia

Professora Doutora da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Jane Mary de Medeiros Guimarães, Universidade Federal do Sul da Bahia

Professora Doutora da Universidade Federal do Sul da Bahia.

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

Ferreira dos Santos, A., Souza Ramos, I., Silva dos Santos, A. C., Faccin Borges, G., de Oliveira e Silva, I., & de Medeiros Guimarães, J. M. (2020). Equipamentos de Proteção Individual Impressos em 3D por Instituições de Ensino Federais para o Enfrentamento da COVID-19. Cadernos De Prospecção, 13(5), 1237. https://doi.org/10.9771/cp.v13i5.38373

Edição

Seção

Coronavirus (SARS-COV-2) e COVID-19