Estudo Prospectivo sobre o Uso da Técnica de Biorremediação para a Recuperação de Solos Contaminados por Derivados do Petróleo
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v13i3.33083Palavras-chave:
Contaminação, Impactos Ambientais , Recuperação de Solo, Sustentabilidade.Resumo
Acidentes e vazamentos que envolvem produtos derivados de petróleo afetam bastante a natureza, pois o solo é fortemente prejudicado. Na busca por remediação, podem ser utilizados processos biológicos sobre a promissora relação custo/eficiência, com a devida consideração de fatores, como pH e umidade. Assim, este artigo tem como objetivo relatar os principais fatores envolvidos e os tipos de técnicas de biorremediação de solos contaminados por petróleo e seus derivados, bem como as principais iniciativas com geração de patentes. Foram identificadas seis famílias de patentes, com o primeiro pedido de proteção no Brasil, em 2007, pela Rhodia Poliamida & Especialidades, detendo a maior família de patentes depositadas em sete organizações ou países. É do Brasil a patente para um dispositivo móvel, concedida para o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Ao final, conclui-se pela viabilidade de aplicação da técnica e pela possibilidade de inovações incrementais.
Downloads
Referências
CARNEIRO, D. A.; CARIGLIO, L. P. A biorremediação como ferramenta para a descontaminação de ambientes terrestres e aquáticos. Revista Tecer, Belo Horizonte, v. 3, n. 4, 2010.
CORRÊA, O. L. S. Petróleo: noções sobre exploração, perfuração, produção e microbiologia. Rio de Janeiro: Ed. Interciência, 2003.
CUNHA, C. D. da. Biorremediação de Água Subterrânea Contaminada com Gasolina e Análise Molecular da Comunidade Bacteriana Presente. Rio de Janeiro: CETEM/MCT. 2008. 45p.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MARIANO, A. P. Avaliação do Potencial de Biorremediação de Solos e de Água Subterrâneas Contaminados com Óleo Diesel. Rio Claro: [s.n.], 2006. 162p.
MAXIMIANO, A. M. de S. et al. Small industrial unit for the treatment and injection of oxidant and ground-related oxidizing chemicals and groundwater. Depositada em 30/11/2012.
MICHEL, M. H. Metodologia e Pesquisa Científica em Ciências Sociais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MORETTI, J. C. et al. Method for the bioremediation of soil and/or water contaminated by organic and/or inorganic compounds. Depositada em 05/09/2007.
NASCIMENTO, F. P. do; SOUSA, Flávio Luís Leite. Metodologia da Pesquisa Científica. 2 ed. Fortaleza: INESP, 2016.
QUESTEL ORBIT INTELIGENCE. [Ferramenta de busca de bases de dados-Internet]. ©Questel;2018. Disponível em: www.orbit.com. Acesso em: 2 jul. 2019.
REGINATTO, C.; COLLA, L. M.; THOMÉ, A. Biorremediação de resíduos oleosos em solo. Passo Fundo: CIATEC-UPF, 2011. v. 3. p. 19-31.
RIZZO, A. C. de L. et al. Biorremediação de solos contaminados por petróleos: ênfase no uso de biorreatores. Rio de Janeiro: CETEM/MCT. 2007. 76p.
SANT'ANNA, A. C. C. M. Horizontal biorreator and process of biorremediacao of argillaceous ground using said biorreator. Depositada em 12/04/2002.
SIQUEIRA, O. P. Process and static system of composting with umidificaçao and extraçao/recirculaçao of liquids. Depositada em 21/06/2016.
WEBER, B. D.; SANTOS, A. A. Utilização da Biorremediação como Ferramenta para o Controle da Degradação Ambiental Causada pelo Petróleo e seus Derivados. Espírito Santo do Pinhal. 2013. v. 10. p. 114-133.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cadernos de Prospecção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.