Perfil dos Titulares de Marca de Alto Renome no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v13i3.33077Palavras-chave:
Empresas, Processo, Registro de MarcasResumo
No Brasil, uma marca confere o direito de explorar com exclusividade determinado signo somente em seu ramo de atuação. Uma exceção a esse regramento são as marcas de alto renome. Uma marca de alto renome é uma marca de prestígio, reputação e tradição incontestáveis, que a levam a extrapolar seu ramo de atuação. Este trabalho teve como objetivo traçar um perfil mínimo do titular de marca de “alto renome” no Brasil. O trabalho foi realizado a partir da coleta de dados dos despachos de processos e petições publicados pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para essa categoria. Observou-se que as marcas de alto renome no Brasil estão limitadas a empresas nacionais e estrangeiras com características bem definidas: empresas privadas, de grande porte, em sua maioria empresas antigas, fundadas há mais de 30 anos. Fatores como custo e dificuldades processuais podem contribuir para esta limitação de perfil.
Downloads
Referências
BARBOSA, D. B. Uma introdução à Propriedade intelectual. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2003. 882 p.
BRASIL. Casa Civil. Lei n. 5.772, de 21 de dezembro de 1971. Institui o Código da propriedade intelectual e dá outras providências. Diário Oficial de União: seção 1, ano 1971, p. 10.897, 31 dez.1971. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5772-21-dezembro-1971-357860-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 21 out. 2019.
BRASIL. Casa Civil. Lei n. 9.279, de 14 de maio de 1996. Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 1996, p. 8353, 15 mai. 1996. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9279-14-maio-1996-374644-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 21 out. 2019.
BRASIL. Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Resolução n. 107, de 19 de agosto de 2013. Estabelece a forma de aplicação do disposto no art. 125 da Lei n. 9.279/1996. Revista da Propriedade Industrial, n. 2.224, p. 9-13, 20 ago. 2013.
BRASIL. Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Resolução n. 172, de 7 de outubro de 2016. Altera dispositivos da Resolução INPI/PR n. 107/2013, que estabelece a forma de aplicação do disposto no art. 125 da Lei n. 9.279/1996. Revista da Propriedade Industrial, [S.l.], n. 2.389, p. 6-7, 18 out. 2016.
REVISTA EXAME. Melhores e Maiores – As 500 maiores empresas do Brasil. (2017). Disponível em: https://exame.abril.com.br/revista-exame/500-maiores-empresas/. Acesso em: 16 ago. 2019.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
IDS – INSTITUTO DANNEMANN SIEMSEN DE ESTUDOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL. Comentários à lei da propriedade industrial. Edição revista e atualizada. Rio de Janeiro: Renovar, 2005. 236p.
INPI – INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Marcas de alto renome em vigência no Brasil. [2019]. Disponível em: http://www.inpi.gov.br/menu-servicos/marcas/arquivos/inpi-marcas_-marcas-de-alto-renome-em-vigencia_-06-08-2019_padrao.pdf. Acesso: 16 ago. 2019.
LOPES, D. A proteção excepcional da marca de alto renome no Brasil. Consultório Jurídico – CONJUR. [2019]. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2019-mar-02/deborah-lopes-protecao-excepcional-marca-alto-renome?imprimir=1 Acesso em: 9 ago. 2019.
ROCHA, F. de B. da. (coord.). Capítulos de Processo Civil na Propriedade Intelectual. 1. ed. Rio de Janeiro: Ed Lumen Juris, 2009. 214 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cadernos de Prospecção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.