Pensamento Empreendedor, uma Alternativa para a Internalização do Empreendedorismo
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v12i5.32930Palavras-chave:
Empreender, Ensino de Empreendedorismo, Pensamento Empreendedor.Resumo
A importância dada ao empreendedorismo na atualidade é indiscutível. Ele está relacionado com a economia dos países e com a forma como a sociedade se estrutura, No Brasil, existem mais de 50 milhões de pessoas com negócios próprios. Com essa temática de base, este artigo procura refletir sobre as questões trazidas por Jan Spruijt (2017) em seu artigo “Paradoxos do Pensamento Empresarial: por que o empreendedorismo dificilmente pode ser ensinado?” e sugerir possíveis reflexões ou mudanças na forma de atuação de universidades que contemplam disciplinas de empreendedorismo em suas grades curriculares e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) – em especial para algumas de suas ações educacionais – visto ser sua missão: “Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo, para fortalecer a economia nacional”. O artigo foi elaborado a partir da metodologia de pesquisa exploratória de base bibliográfica e documental, com uma abordagem analítica, fazendo com que se reflita sobre as linhas de estudo que colaboram para o entendimento de Spruijt, modelos ou práticas para ensino do empreendedorismo, paradoxos do pensamento empreendedor e da prática do ensino do empreendedorismo.
Downloads
Referências
BACIGALUPO, Marguerita et al. EntreComp: the entrepreneurship competence framework. EUR – Scientific and Technical Research Reports. Publications Office of the European Union, 2016. Disponível em: https://ec.europa.eu/jrc/en/publication/eur-scientific-and-technical-research-reports/entrecomp-entrepreneurship-competence-framework. Acesso em: 28 ago. 2019.
BAGGIO, Adelar Francisco; BAGGIO, Daniel Knebel. Empreendedorismo: Conceitos e definições. Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, Passo Fundo, v. 1, n. 1, p. 25-38, jan. 2015. ISSN 2359-3539. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/revistasi/article/view/612/522. Acesso em: 0 ago. 2019.
DORNELAS, José Carlos Assis. O processo empreendedor. In: DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2016. p. 7-37.
SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Página web do Empretec: fortaleça suas habilidades como empreendedor. [2019]. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/empretec-fortaleca-suas-habilidades-como-empreendedor,db3c36627a963410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em: 5 ago. 2019.
FINCODA – FRAMEWORK FOR INNOVATION COMPETENCIES DEVELOPMENT AND ASSESSMENT. O projeto FINCODA: 2015-2017. [2016]. Disponível em: https://www.fincoda.eu/. Acesso em: 28 ago. 2019.
ISENBERG, Daniel. Como é na realidade um ecossistema de empreendedorismo. 2017. Disponível em: http://hbrbr.uol.com.br/como-e-na-realidade-um-ecossistema-de-empreendedorismo/. Acesso em: 05 ago. 2019.
SPRUIJT, Jan. Paradoxes of Entrepreneurial Thinking: why entrepreneurship can hardly be taught. 2017. Disponível em: file:///C:/Users/patyc/Downloads/SSRN-id2969895.pdf. Acesso em: 6 ago. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cadernos de Prospecção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.