Pensamento Empreendedor, uma Alternativa para a Internalização do Empreendedorismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v12i5.32930

Palavras-chave:

Empreender, Ensino de Empreendedorismo, Pensamento Empreendedor.

Resumo

A importância dada ao empreendedorismo na atualidade é indiscutível. Ele está relacionado com a economia dos países e com a forma como a sociedade se estrutura, No Brasil, existem mais de 50 milhões de pessoas com negócios próprios. Com essa temática de base, este artigo procura refletir sobre as questões trazidas por Jan Spruijt (2017) em seu artigo “Paradoxos do Pensamento Empresarial: por que o empreendedorismo dificilmente pode ser ensinado?” e sugerir possíveis reflexões ou mudanças na forma de atuação de universidades que contemplam disciplinas de empreendedorismo em suas grades curriculares e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) – em especial para algumas de suas ações educacionais – visto ser sua missão: “Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo, para fortalecer a economia nacional”. O artigo foi elaborado a partir da metodologia de pesquisa exploratória de base bibliográfica e documental, com uma abordagem analítica, fazendo com que se reflita sobre as linhas de estudo que colaboram para o entendimento de Spruijt, modelos ou práticas para ensino do empreendedorismo, paradoxos do pensamento empreendedor e da prática do ensino do empreendedorismo.

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

Carvalho, S. M. S., Martin, A. R., Dantas, A. A., Carvalho, F. Z., & Mazzei, D. F. (2019). Pensamento Empreendedor, uma Alternativa para a Internalização do Empreendedorismo. Cadernos De Prospecção, 12(5), 1292. https://doi.org/10.9771/cp.v12i5.32930

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento