Internacionalização do Ensino, da Pesquisa e Inovação: estudo de caso da Universidade de Brasília (UnB)
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v13i1.32460Palavras-chave:
Internacionalização do Ensino, Pesquisa, InovaçãoResumo
Este estudo descreve e analisa o processo de internacionalização da Universidade de Brasília. A metodologia foi a pesquisa bibliográfica e documental na base de dados da Assessoria de Assuntos Internacionais INT da Universidade de Brasília (UnB). As ações de internacionalização se iniciam nas Unidades Acadêmicas, pelos professores, com a realização de acordos de cooperação científicos e tecnológicos com diversas IES exteriores, acordos que a Assessoria de Assuntos Internacionais (INT) negocia promovendo a mobilidade de docentes/pesquisadores e discentes. Os programas de intercâmbio executados pela INT recebem os alunos internacionais e os envia ao exterior. A INT disponibiliza modelos de acordos em quatro línguas e realiza as etapas para acordos de cooperação acadêmica. Verificou-se que a localização da UnB, próxima aos centros decisórios nacionais, das embaixadas, dos organismos internacionais, das agências de fomento e de outros parceiros, é um diferencial à sua internacionalização, a qual, ao divulgar o conhecimento adquirido, realiza sua inovação acadêmica continuamente.
Downloads
Referências
BRASIL. Programa de Internacionalização. Brasília, DF: MEC, [2018]. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/10112017-Edital-41-2017-Internacionalizacao-PrInt-2.pdf. Acesso em: 12 jan. 2018.
DE WIT, H. Quality Assurance and Internationalization. Trends, challenges and opportunities. INQAAHE conference, Chicago, U.S., 2015.
INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Dados do censo da educação superior: as universidades brasileiras representam 8% da rede, mas concentram 53% das matrículas. Em 3 de outubro de 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/dados-do-censo-da-educacao-superior-as-universidades-brasileiras-representam-8-da-rede-mas-concentram-53-das-matriculas/21206. Acesso em: 13 de out. 2018.
KNIGHT, J. Updating the Definition of Internationalization, International Higher Education. Boston: Issue 33, 2003. Disponível em: https://www.bc.edu/content/dam/files/research_sites/cihe/pdf/IHEpdfs/ihe33.pdf. Acesso em: 7 mar. 2020.
MORHY, L. et al. Universidade em Questão. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 2003. v. 1.
MORHY, L. et al. Universidade no mundo: Universidade em Questão. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 2004.
RABELO, N. Plano de Internacionalização da UnB. Publicado em: 20 jun. 2018. Disponível em: http://www.int.unb.br/br/institucional/plano-de-internacionalizacao. Acesso em: 21 jun. 2018.
TEIXEIRA, E. A Internacionalização das universidades: tendências e desafios, 2017. Grupo Coimbra. Disponível em: http://www.grupocoimbra.org.br/. Acesso em: 22 mar. 2018.
UnB – UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Anuário Estatístico da UnB 2016. Período: 2011 a 2015). Decanato de Planejamento e Orçamento – DPO. Brasília, DF: Universidade de Brasília, 2017a.
UnB – UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Estatuto e Regimento 2011. Disponível em: http://www.unb.br/images/Noticias/2016/Documentos/regimento_estatuto_unb.pdf. Acesso em: 29 jun. 2018.
UnB – UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Assessoria de Assuntos Internacionais, INT. Relatório de Avaliação da INT – 2017. Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional – DPO, Brasília, DF, 2017b
UnB – UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Assessoria de Assuntos Internacionais, INT. Relatório de Gestão da INT – 2018. Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional – DPO. UnB, Brasília-DF, 2018a.
UnB – UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Assessoria de Assuntos Internacionais, INT. Plano de Internacionalização da UnB. Publicado em: 12 maio 2018b. Disponível em: http://www.int.unb.br/br/institucional/plano-de-internacionalizacao. Acesso em: 21 jun. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cadernos de Prospecção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.