Estudo Prospectivo sobre Tecnologia Assistiva na Educação Escolar para Criança com Deficiência Intelectual/Mental
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v13i3.31989Palavras-chave:
Déficit racional, Legislação Inclusiva, Tecnologia Inclusiva.Resumo
Tecnologia Assistiva (TA) é o campo do conhecimento, com característica interdisciplinar, que através do uso de produtos e serviços assistivos objetiva promover a funcionalidade relacionada participação e atividade de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou incapacidades, visando sua independência, autonomia, qualidade de vida e inclusão social. É um dos meios pelo qual se pode alcançar a aplicação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Assim, objetiva-se realizar uma prospecção tecnológica do panorama mundial da proteção de produtos e processos associados a TA, investigando as patentes por país de origem, evolução anual, tipo de instituição e empresas envolvidas no desenvolvimento. Para tanto, foram utilizadas as ferramentas Matriz SWOT e Roadmap Tecnológico. Constatou-se que apesar de a TA contemplar potencialidades nos mais diferentes ramos da tecnologia, é incipiente o número de empresas e universidades atuando nesta área, demonstrando a necessidade de fomento na pesquisa, desenvolvimento e inovação do setor.
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