Estudo Prospectivo sobre Tecnologia Assistiva na Educação Escolar para Criança com Deficiência Intelectual/Mental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v13i3.31989

Palavras-chave:

Déficit racional, Legislação Inclusiva, Tecnologia Inclusiva.

Resumo

Tecnologia Assistiva (TA) é o campo do conhecimento, com característica interdisciplinar, que através do uso de produtos e serviços assistivos objetiva promover a funcionalidade relacionada participação e atividade de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou incapacidades, visando sua independência, autonomia, qualidade de vida e inclusão social. É um dos meios pelo qual se pode alcançar a aplicação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Assim, objetiva-se realizar uma prospecção tecnológica do panorama mundial da proteção de produtos e processos associados a TA, investigando as patentes por país de origem, evolução anual, tipo de instituição e empresas envolvidas no desenvolvimento. Para tanto, foram utilizadas as ferramentas Matriz SWOT e Roadmap Tecnológico. Constatou-se que apesar de a TA contemplar potencialidades nos mais diferentes ramos da tecnologia, é incipiente o número de empresas e universidades atuando nesta área, demonstrando a necessidade de fomento na pesquisa, desenvolvimento e inovação do setor.

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Biografia do Autor

Júlia Maciela Oliveira de Tassis Frasson, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Advogada

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação – Profnit/Univasf

Cristiane Xavier Galhardo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Docente do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação – Profnit/Univasf

Vivianni Marques Leite dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Engenheira Química

Diretora Institucional de Inovação Tecnológica

Docente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação – Profnit/Univasf

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Publicado

2020-05-29

Como Citar

Frasson, J. M. O. de T., Galhardo, C. X., & Santos, V. M. L. dos. (2020). Estudo Prospectivo sobre Tecnologia Assistiva na Educação Escolar para Criança com Deficiência Intelectual/Mental. Cadernos De Prospecção, 13(3), 837. https://doi.org/10.9771/cp.v13i3.31989

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos