Transferência de Tecnologia, Patentes e Inovação na Universidade Federal do Tocantins: um Estudo de Caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v12i5.29773

Palavras-chave:

Transferência Tecnológica, Tocantins, Patente, Inovação

Resumo

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) trabalha no depósito de patentes desde 2011, com a criação do seu Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Em 2018, após criar seu portfólio de patentes, passou a ter como desafio a fase de Transferência de Tecnologia (TT). Percebeu-se então que seria preciso analisar todas as condições internas e externas à instituição acadêmica, considerando os pontos fracos e os pontos fortes. O objetivo deste trabalho é propor ações estratégicas que favoreçam a TT. Para tanto, utilizou-se como metodologias de pesquisa a exploratória, a explicativa, a descritiva e a bibliográfica, que contemplam, além do levantamento bibliográfico e da pesquisa no banco de dados de patentes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), uma visita técnica ao NIT da UFT, onde foi possível descrever a estrutura física e normativa disponível e os trâmites burocráticos e a predisposição deles para as novas ações estratégicas. As principais conclusões identificaram que é necessário implementar melhorias com vistas a promover o incentivo ao desenvolvimento e a concepção de novas tecnologias mais adequadas para as necessidades do mercado, melhorar o sistema de redação de patentes, aperfeiçoar o processo de depósito de patentes, incrementar e apoiar ações caracterizadas no que se refere às atividades ligadas a um modelo mais próximo do que seria uma Agência de Inovação e Difusão Tecnológica e, finalmente, aventou-se a necessidade da construção de um planejamento estratégico mais robusto para favorecer a Transferência de Tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antônio Baleeiro Alves, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO, Brasil

Possui Graduação em LIC. Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG - 2005), Especialização em Agentes de Inovação (UFT - 2007), Mestrado em Agroenergia pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT - 2010). Químico da Universidade Federal do Tocantins desde março de 2006, foi criador e Gerente do Núcleo de Gestão de Suprimentos Laboratoriais da UFT (NUGE LAB) onde atuou em elaboração de processos licitatórios de compras laboratoriais e elaboração de relatórios e pareceres técnicos na área da Química. Esteve como Diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFT entre 2013 a 2016. Trabalhou na redação, na concepção e no processo de uma dezena de depósitos de patentes na UFT, até estar vinculado ao OPAJE (Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e Ensino) atualmente. É um dos autores do projeto em co-autoria com o professor Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior pela criação do Curso de Pós Graduação (Especialização Lato Sensu) em Gestão Estratégica da Inovação e Política Científica e Tecnológica (tendo sido Coordenador da primeira turma deste Curso de Especialização), e também co-responsável por articular a implementação do Mestrado PROFNIT por meio do FORTEC (FORUM NACIONAL DE GESTORES DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA) no Campus Universitário da UFT em Palmas TO. Atualmente Coordenador e um dos idealizadores da Especialização em Gestão Estratégica da Inovação e Política Científica e Tecnológica. Tem experiência nas áreas: Docência em Física, Química e Bioquímica. É inventor e Consultor em Patentes, Relatórios de Busca de Anterioridades, Empreendedorismo e Inovação Tecnológica com foco em Tecnologias de Despoluição Ambiental e Conservação do Meio Ambiente.

Gabriel Machado Santos, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO, Brasil

Possui graduação de Ciências Econômicas na UFT - Universidade Federal do Tocantins (2018). Possui segunda graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade ITOP (2015). Possui Especialização em Inovação na UFT - Universidade Federal do Tocantins (2017). Tem experiência nas áreas de Economia, Finanças, Inovação, Docência, Administração, Contabilidade e Consultoria.

Marcos Antônio Dozza, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO, Brasil

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná; Mestrado em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Experiência nos seguintes temas: finanças empresariais, avaliação de investimentos, economia monetária, economia internacional e contabilidade gerencial.

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO, Brasil

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM-UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (PPGE-UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo, Pedagogia, História e Letras. Realizou estudos de pós-doutoramento/professor visitante nas Universidades de Coimbra (UC-Portugal), de Cádiz (UCA, Espanha), de Brasília (FAC-UnB) e UNESP (UNESP-SP). Atualmente é coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT) e do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão Informação, Comunicação e Memória (INFO-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCOM-UFT) e no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT-UFT). É Investigador Colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra (UC-Portugal). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo, formação e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS.

Referências

AUDY, J. L. N.; MOROSINI, M. C. (org.). Innovation and Interdisciplinarity at the university. Porto Alegre: PUCRS/FINEP, 2007.

BOZEMAN, B. Technology transfer and public policy: a review of research and theory. Research Policy, [S.l.], v. 29, p. 627-655, 2000.

CARVALHO, S. M. S et al. Empreendedorismo, tecnologia e inovação: temas contemporâneos na gestão da Universidade de Brasília. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 10, n. 4, p. 626-638, out. - dez., 2017.

DE BENEDICTO, Samuel Carvalho. Apropriação da Inovação em agrotecnologias: Estudo Multicaso em Universidade Brasileiras. Lavras: UFLA, 2011.

DIAS, A.; PORTO, G. S. Gestão de transferência de tecnologia na inova Unicamp. Revista de Administração Contemporânea, [S.l.], v. 17, n. 3, p. 263-284, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rac/v17n3/a02v17n3.pdf. Acesso em: 25 fev. 2019.

ETZKOWITZ, H. Hélice Tríplice: Universidade-Indústria-Governo: Inovação em Movimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009. 214 p.

FIETO. Federação das Indústrias do Tocantins. Sondagem Industrial 4° trimestre de 2018. Disponível em: http://www.fieto.com.br/DownloadArquivo.aspx?c=a7e173c2-b00b-45cc-b295-7ac5303a850a. Acesso em: 27 fev. 2019.

FREEMAN, Chris. The economics of innovation. Aldershot: Edward Elgar Publishing, 1990.

GONÇALVES, L. C. Manual de direito industrial: Propriedade industrial e concorrência desleal. 6. ed. Coimbra: Almedina, 2015.

GRUPP, Hariolf. Foundations of the economics of innovation. Theory, measurement and practice. Massachusetts: Edward Elgar Publishing, 1998.

INPI. Instituto Nacional de Propriedade Intelectual. Estatística. [2018]. Disponível em: http://www.inpi.gov.br/sobre/estatisticas. Acesso em: 25 nov. 2018.

KANNEBLEY JÚNIOR, S.; SHIMADA, E.; DE NEGRI, F. Efetividade da lei do bem no estímulo aos dispêndios em P&D: uma análise com dados em painel. Pesquisa e Planejamento Econômico, [S.l.], v. 46, n. 3, 2016.

KAYMAZ, K.; YASIN ERYIĞIT, K. Y. Determining factors hindering university-industry collaboration: an analysis from the perspective of academicians in the context of entrepreneurial science paradigm. International Journal of Social Inquiry, [S.l.], v. 4, n. 1, p. 185-213, 2011. Disponível em: http://www.acarindex.com/dosyalar/makale/acarindex-1423904053.pdf. Acesso em: 18 fev. 2019.

LUCENA, R. M.; SPROESSER, R. L. Análise da gestão de licenciamento de patentes: estudo multicasos de instituições federais de ensino superior. Revista de Administração e Inovação, [S.l.], v. 12, n. 3, p. 28-55, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.11606/rai.v12i3.100934. Acesso em: 28 fev. 2019.

PARANHOS, J.; HASENCLEVER L.; PERIN, F. S. Abordagens teóricas sobre o relacionamento entre empresas e universidades e o cenário brasileiro. Revista Econômica, Niterói, [S.l.], v. 20, n. 1, p. 9, 29. Junho de 2018. Disponível em: http://www.revistaeconomica.uff.br/index.php/revistaeconomica/article/view/387. Acesso em: 18 fev. 2019.

PROEX UFT. Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Federal do Tocantins. Incubadora de Projetos Pedagógicos e Inovação para Escolas de Ensino Fundamental e Médio. 2018. Disponível em: https://ww2.uft.edu.br/index.php/proex/programas-e-projetos/16373-incubadora-de-projetos-pedagogicos-e-inovacao-para-escolas-de-ensino fundamental-e-médio. Acesso em: 3 dez. 2018.

PROFNIT. Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. 2018. Disponível em: http://www.profnit.org.br/pt/sample-page/. Acesso em: 3 dez. 2018.

PRONDANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Rio Grande do Sul: Freevale, 2013. 277p.

ROSA, R. A.; FREGA, J. R. Intervenientes do Processo de Transferência Tecnológica em uma Universidade Pública. Rev. adm. contemp., Curitiba, v. 21, n. 4, p. 435-457, jul. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141565552017000400435&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 fev. 2019.

REIS, D. A.; GOMES, I. M. Capital Humano, Intensidade da Inovação e crescimento econômico no Brasil. 8th International Symposium on Technological Innovation, [S.l], p. 44- 55, 2017.

SANTOS, M. E. R.; SOLLEIRO, J. L. Relações universidade-empresa no Brasil: diagnóstico e perspectivas. Innovation and Entrepreneurialism in the Universit. AUDY, Jorge Luis Nicolas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. Capítulo 12.

SCHUMPETER, J. Teoria do Desenvolvimento Econômico, uma investigação sobre lucro, capital, crédito, juros e o Ciclo Económico. São Paulo: Nova Cultural Ltda., 1997.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2010.

STEVENS, A.; TONEGUZZO, F.; BOSTROM, D. AUTM U.S. licensing survey: FY 2004 [Survey summary]. Association of University Technology Managers. 2005. Disponível em: http://www.immagic.com/eLibrary/ARCHIVES/GENERAL/AUTM_US/A051216.pdf. Acesso em: 21 nov. 2018.

SUZIGAN, W.; ALBUQUERQUE, E. M.; CARIO, S. A. F. Em busca da inovação: interação universidade-empresa no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

NIT-UFT. Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Tocantins. 2018. Portfólio de patentes. Disponível em: http://ww2.uft.edu.br/index.php/nit/vitrine-tecnologica/portifolio-de-patentes. Acesso em: 3 dez. 2018.

UFT – UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Inscrições para Incubadora de Empresas de Biotecnologia (Habite) são prorrogadas. 2016. Disponível em: https://ww2.uft.edu.br/index.php/ultimas-noticias/17142-gurupi-inscricoes-para-incubadora-de-empresas-de-biotecnologia-habite-sao-prorrogadas. Acesso em: 3 dez. 2018.

UFT – UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Incubadora de Empresas. 2018. Disponível em: https://ww2.uft.edu.br/index.php/proex/programas-e-projetos/16067-incubadora-de-empresas. Acesso em: 3 dez. 2018.

UFT – UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. 2014. Disponível em: https://ww2.uft.edu.br/index.php/en/ultimas-noticias/13420-incubadora-social-de-empresas-seleciona-tres-iniciativas. Acesso em: 3 dez. 2018.

TEIXEIRA, A. A. C. Excesso de Incentivos à Inovação na Presença de Consumidores Sofisticados: um Modelo de Progresso Tecnológico Endógeno com Capital Humano. Estudos Econômicos, [S.l.], v. 37, n. 3, 2007.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Alves, M. A. B., Santos, G. M., Dozza, M. A. ., & Pôrto Júnior, F. G. R. . (2019). Transferência de Tecnologia, Patentes e Inovação na Universidade Federal do Tocantins: um Estudo de Caso. Cadernos De Prospecção, 12(5), 1257. https://doi.org/10.9771/cp.v12i5.29773

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento