Proposta de um Modelo de Análise de Projetos de Inovação Tecnológica Selecionados pelo Polo de Inovação IFCE

Autores

  • Lucas Queiroz Wagner Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil
  • Antônio Wendell de Oliveira Rodrigues Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v14i4.29657

Palavras-chave:

Polo EMBRAPII de Inovação IFCE, Projetos de Inovação, Relatório de Indicadores.

Resumo

O presente trabalho traz um breve histórico da estrutura e do planejamento inicial do Polo EMBRAPII de Inovação IFCE (PEIFCE), além de realizar a análise de diversos indicadores e a geração de um relatório de indicadores dos projetos de inovação do Polo EMBRAPII de Inovação IFCE (PEIFCE) em 2017. A metodologia utilizada para a análise dos indicadores e para o relatório de indicadores dos projetos de inovação desenvolvidos pelo PEIFCE (Polo EMBRAPII de Inovação IFCE) no ano de 2017 foi baseada no estudo dos dados e das informações encontrados no plano de ação e planos de trabalho dos projetos de inovação do PEIFCE, respeitando, em todo caso, os termos de confidencialidades dos projetos de inovação. Portanto, na perspectiva de aumentar a interação entre os atores: governo, indústria e universidade, o presente trabalho consolidou os dados quantitativos e qualitativos na realização dos indicadores e do relatório de indicadores dos projetos de inovação assinados do PEIFCE do ano de 2017.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Queiroz Wagner, Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Administrador CRA-CE, formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) 2008-2012. Foi Agente de Orientação Empresarial (AOE) voltado ao empreendedorismo pelo SEBRAE. Dois intercâmbios para Áustria e Alemanha, uma em 2008 e outra no ano de 2013 para o aperfeiçoamento da língua Alemã. Especialista em Administração Estratégica (Inovação) com ênfase em gestão de projetos pela Estácio de Sá (RJ) 2014-2015. Servidor Público no Cargo de Administrador, nível superior (E), no Instituto Federal do Ceará (IFCE) há mais de quatro anos. Tem experiência em prospecção e captação de projetos, negociação de projetos, que diz respeito ao processo de discussão do conteúdo da parceria. Foi Gestor de Implantação de Incubadoras de Empresas do IFCE, designado por Portaria, o qual ajudou na elaboração do Regimento Interno e Edital para Incubação, assim como na implantação e lançamento do Edital para Incubação de empresas voltado para a área da Inovação em diversos Campis do IFCE. Atualmente é Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação e Pós-Graduado em INNOVATION MANAGEMENT PROFESSIONAL (IMP) reconhecido na Alemanha e Sistema Europeu. Diariamente atua em Projetos de Inovação voltados para a Indústria 4.0 no Polo de Inovação Embrapii IFCE com a Função de Coordenador de Prospecção e atua em muitos Projetos de desenvolvimento tecnológicos voltados ao setor produtivo em parceria com Empresas, respeitando sempre o Termo de Sigilo das propostas de trabalho. Possui alto grau de engajamento institucional, com portarias, projetos, e funções desenvolvidas ao longo do serviço público. Tem experiência como Gestor de Projetos, articulando a equipe em projetos com fundação de apoio.

Antônio Wendell de Oliveira Rodrigues, Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Doutor pela Universidade de Lille 1 - França com tema de tese relacionado à Computação de Alto Desempenho usando GPUs com abordagens MDE. Possui estágio pós-doutoral em Gestão da Inovação pelo Lambton College, Canadá. Trabalhou como pesquisador em tempo integral no INRIA (Institut National de Recherche en Informatique et Automatique) e parcialmente na Universidade de Hertfordshire, UK. Mestre em Computação com dissertacao na área de ensino de redes de computadores. Possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Informática pela Universidade Federal do Ceará (1998). É professor efetivo do Instituto Federal de Tecnologia do Ceará nos cursos de telemática, engenharias da computação e de telecomunicações. Tem experiência na área de Ciências da Computação, com ênfase em Hardware, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de software, computação de alto desempenho e segurança de redes.

Referências

EMBRAPII – EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA E INOVAÇÃO INDUSTRIAL. Acesso à informação. [2018]. Disponível em: http://embrapii.org.br/categoria/institucional/acesso-a-informacao/. Acesso em: 9 fev. 2018.

FIEC – FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO CEARÁ. Sistema – Rotas estratégicas setoriais 2025: Tecnologia da Informação e Comunicação. Fortaleza: [s.n.], 2016. 72p.

IEL – INSTITUTO EUVALDO LODI. Mapa de clusters tecnológicos e tecnologias relevantes para competitividade de sistemas produtivos: Indústria 2027 – Riscos e Oportunidade para o Brasil diante Inovações Disruptivas. IEL/NC Superintendência IEL: [s.n.], 2017. 90p.

MANKINS, J. C. Technology Readiness Levels. A white paper. NASA. Office of Space Access and Technology. 6 apr. 1995.

OBJ BASE DE CONHECIMENTO. Qual é a classificação dos beneficiários de acordo com porte de empresa? [2018]. Disponível em: https://www.oobj.com.br/bc/article/qual-a-classificação-dos-beneficiários-de-acordo-com-porte- de-empresa-387.html. Acesso em: 10 out. 2018.

PLANO DE AÇÃO – POLO EMBRAPII IF. Plano de Ação para Credenciamento do Polo Embrapii 2015. [2015]. Disponível em: http://ifce.edu.br/polodeinovacao. Acesso em: 8 fev. 2018.

POLO DE INOVAÇÃO FORTALEZA. Áreas de Competência 2018. [2018]. Disponível em: http://ifce.edu.br/polodeinovacao. Acesso em: 8 fev. 2018.

RECEITA FAZENDA DO GOVERNO FEDERAL. Emissão de comprovante de inscrição e de situação cadastral. [2018]. Disponível em: https://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao2.asp?cnpj=10661512000152. Acesso em: 10 out. 2018.

REGIMENTO INTERNO PEIFCE. Polo EMBRAPII de Inovação IFCE. 2016. Disponível em: http://ifce.edu.br/polodeinovacao. Acesso em: 8 fev. 2018.

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Wagner, L. Q., & de Oliveira Rodrigues, A. W. (2021). Proposta de um Modelo de Análise de Projetos de Inovação Tecnológica Selecionados pelo Polo de Inovação IFCE. Cadernos De Prospecção, 14(2), 559. https://doi.org/10.9771/cp.v14i4.29657

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos