Editorial
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v12i1.28546Resumo
Nesta edição da Revista Cadernos de Prospecção, teremos a oportunidade e o privilégio de ter acesso a temas de extrema relevância. Propriedade Intelectual, Inovação, Transferência de Tecnologia, Interação ICT-Empresa, estudos prospectivos e demais assuntos que fazem parte do cotidiano de gestores de NIT e de profissionais desta área tão rica e diversa.
Nos meus doze anos de vida dedicado ao trabalho de gestor de NIT e, atualmente, Gerente de PI e TT, cada vez mais me convenço que o profissional desta área, é ou deve ser, uma pessoa dotada de habilidades e competências “multi-tarefas”. Ao atendermos o pesquisador/inventor (seja ele de que área for), no momento de avaliação preliminar de um pedido de patente, por exemplo, devemos ter a sensibilidade do ouvir primeiro e perguntar depois. Como não “somos da área” do pesquisador/inventor, manifestamos o nosso parecer sobre a ideia ou sobre o resultado de uma pesquisa que acabamos de ouvir, com muito tato e cautela (neste momento assumimos a persona de um Psicólogo).
Num segundo momento, assumimos a persona do investigador que procura e faz uso de “ferramentas de busca”, as quais visam subsidiar tecnicamente uma decisão sobre patenteabilidade.
Num terceiro momento, quase que nos tornamos um pesquisador da área, quando revisamos e analisamos a redação de um pedido de patente (obviamente que sobre aspectos formais e de estrutura, sem entrar no mérito científico e tecnológico).
Num quarto momento, assumimos o papel do negociador ou do “cara” que vai achar uma empresa interessada em comprar um produto patenteado, prospectar cenários e tendências, definir estratégias para licenciar esta tecnologia da maneira mais segura e rentável para todos os envolvidos no processo (pesquisador, ICT, empresa) e, por fim, gestionar os devidos royalties por muitos e muitos anos.
Esta singela rotina administrativa que acabo de ilustrar, traz consigo a mensagem de que o gestor de NIT ou do profissional que atua nesta área, deve estar e se manter “antenado” e aberto a todos os tipos de desafios que o mundo da inovação e do desenvolvimento tecnológico nos apresenta todo dia. Neste sentido o Cadernos de Prospecção é uma excelente opção para nos mantermos um passo à frente. Luz e Sabedoria em nossas decisões!!!
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cadernos de Prospecção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.