Visão do Setor Supermercadista em Relação aos Produtos com Registro da Indicação de Procedência dos Vales da Uva Goethe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v14i1.28481

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor, Supermercados, Indicação Geográfica.

Resumo

Os Vales da Uva Goethe são uma região produtora de Uva e Vinho localizada no Sul de Santa Catarina, compreendendo oito municípios. Em 2012, essa produção conquistou o registro de Indicação de Procedência Vales da Uva Goethe. Diante do exposto, o presente estudo objetivou identificar a visão do setor supermercadista em relação aos vinhos produzidos com o registro de Indicação de Procedência dos Vales da Uva Goethe na cidade de Criciúma – SC.  Metodologicamente, esta pesquisa caracterizou-se como descritiva quanto aos fins e de campo quanto aos meios de investigação. A população-alvo foi delimitada pelos supermercados da cidade de Criciúma – SC, caracterizadas pelos sommeliers ou responsáveis pela compra de vinhos do estabelecimento. Verificou-se que os sommeliers sabem o que é Indicação Geográfica, ao contrário dos consumidores. Os vinhos e espumantes dos Vales da Uva Goethe são comercializados em 50% dos supermercados. Apesar de o consumo de vinhos nacionais crescer, o consumidor tem preferência pelos importados, principalmente os chilenos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Coan, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC, Brasil

Bacharel em Administração pela Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Adriana Carvalho Pinto Vieira, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas Estratégias e Desenvolvimento, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), mestrado em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999) e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2009) e fez parte do doutorado com Bolsa Santander, na Universidad Politécnica de Madrid / Escuela UPM, com orientação dos professores Prof. Ignácio Trueba, Julián Briz e Isabel de Felipe. Realizou o Pós-Doutorado em Política Científica e Tecnológica pelo Instituto de Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (2012), com Bolsa da Capes PNPD. Pós-doutorado no Programa de Agronegócio e Desenvolvimento da Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho, Campus de Tupã (2018/2019), com bolsa Capes PNPD. Atualmente é pesquisador colaborador da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro pelo projeto INCT/PPED. É líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq denominado Propriedade Intelectual, Desenvolvimento e Inovação (PIDI). É colaboradora do Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais (GENINT), que tem como líder MSC Júlio Cesar Zilli e colaboradora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Propriedade Intelectual ? GIPPI, que tem como líder a prof. Dra. Kelly Lissandra Bruch / UFRGS. É membro da Sociedade Brasileira de Economia, Sociologia e Administração Rural (SOBER). Tem experiência na área de Direito e Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de propriedade intelectual, indicação geográfica, estudos jurídicos (direito consumidor), gestão da inovação, sucessão familiar, agronegócio, cadeias alimentares e biotecnologia, comércio exterior e negócios internacionais. Integra o conselho consultivo e conselho editorial dos seguintes periódicos: Anais Workshop de Comércio Exterior, Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate e Editora da Universidade Estadual de Goiás. Membro da Comissão de Estudos Especiais de Indicações Geográficas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ? ABNT/SEBRAE. Membro do Conselho Regulador da Indicação de Procedência dos Vales da Uva Goethe. Orcid - http://orcid.org/0000-0002-9408-721X

Michele Domingos Schneider, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC, Brasil

Possui graduação em Administração de empresas pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2003) e mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2016). Atualmente é professor titular da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Logistica empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, logistica, educação, gestão e competitividade.

Julio Cesar Zilli, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC, Brasil

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico (2015), MBA em Gestão Empresarial (2003), Especialização para o Magistério Superior (2007) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e Graduado em Ciências Contábeis (1997) pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Autor de capítulos de livro, artigos científicos publicados em revistas e anais de congressos/seminários/simpósios nacionais e internacionais. Como professor, experiência nos Cursos de Graduação em Administração e Comércio Exterior da UNESC e Escola Superior de Criciúma (ESUCRI) envolvendo as disciplinas de Legislação Aduaneira, Logística Internacional, Transportes e Seguros Internacionais, Práticas Gerenciais de Exportação e Importação, Negociações Internacionais, Administração Estratégica, Introdução ao Comércio Exterior, Projeto de Pesquisa e Trabalho de Curso (TCC). Na pós-graduação, professor do MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais/UNESC, Logística Empresarial /UNESC e Gestão da Produção/UNOCHAPECÓ. Organizador dos Ebooks Perspectivas Contemporâneas em Administração e Comércio Exterior/UNESC e Estratégias de Gestão e Comércio Exterior: os desafios do mundo globalizado do século XXI. Coordenador e Editor da Revista que comporta os Anais do Congresso Sul Catarinense de Administração e Comércio Exterior/UNESC e do Programa SICAD (Simulado Integrado de Conhecimentos de Administração) / UNESC. Membro do Núcleo Docente Estrutura (NDE) do Curso de Administração-Comércio Exterior/UNESC. Líder do Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais - GENINT / UNESC e professor colaborador dos Grupos de Pesquisa Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento (UFSC) e do Grupo de Estudos Propriedade Intelectual em perspectiva interdisciplinar (UFRGS). Na gestão empresarial de empresas do ramo cerâmico e agroindustrial, profissional com experiência em todas as áreas relacionadas ao comércio internacional (comercial, logística, financeiro e documental) com destaque para os mercados da Europa, Ásia e África. Tem experiência na área de Administração, com ênfase no Comércio Exterior, atuando principalmente nos seguintes temas: comércio exterior, negócios internacionais, gestão portuária, estratégia, competitividade, inovação, desenvolvimento, políticas governamentais, governança e governança multinível.

Referências

ABRAS – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SUPERMERCADOS. Super nosso investe R$ 20 milhões em expansão 2017. [2017]. Disponível em: http://abras.com.br/clipping.php?area=31&clipping=62032. Acesso em: 5 set. 2017.

ACATS – ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE SUPERMERCADOS. Dados associação. [2017]. Disponível em: http://www.acats.com.br/acatsnovo/index.php/institucional/dados-associacao. Acesso em: 5 set. 2017.

APROVALE – ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE VINHOS FINOS DO VALE DOS VINHEDOS. Indicação Geográfica. [2017]. Disponível em: http://www.valedosvinhedos.com.br/vale/conteudo.php?view=70&idpai=132#null. Acesso em: 22 out. 2017.

CASA DEL NONNO. Família. [2017]. Disponível em: http://www.casadelnonno.com.br/familia. Acesso em: 25 set. 2017.

COELHO, L. C.; FOLLMANN, N.; RODRIGUEZ, C. M. T. Agregando valor ao cliente através da integração entre marketing e logística. Admpg gestão estratégica, Ponta Grossa, v. 1, n, p. 129-134, 2008.

COMÉRCIO, Diário do. Brasil tem potencial para expandir mercado de vinhos. 2016. Disponível em: http://www.diariodocomercio.com.br/noticia.php?id=169467. Acesso em: 17 out. 2017.

DAMIAN, M. Plano Estratégico de Marketing para a Vitivinícola Urussanga Ltda. 2006. 112 f. Trabalho de Conclusão de Estagio (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

DUARTE, V. N. Estudo da cadeia produtiva do vinho em Santa Catarina: características e estágio atual. Interdisciplinar – Biotecnologia e Alimentos, Joaçaba, v. 13 n. 1, p. 41-56, janeiro-junho, 2013.

EMBRAPA – EMPRESA BASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Secretaria de Gestão Estratégica, 2009.

FAO & SINERGI – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS DA AGRICULTURA E ALIMENTAÇÃO, FORTALECIMENTO DA PESQUISA INTERNACIONAL NAS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS. Ligando pessoas, territórios e produtos: um guia para promover a qualidade ligada à origem e indicações geográficas sustentáveis. Roma: FAO, 2010. 194p.

GLASS, R. F.; CASTRO, A. M. G. As indicações geográficas como estratégia mercadológica para vinhos. [S.l.]: Embrapa Informação Tecnológica, 2009. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/512617/as-indicacoes-geograficas-como-estrategia-mercadologica-para-vinhos. Acesso em: 20out2017.

HANSEN, P. B.; ROSSI, G. Cadeia de suprimentos – análise de ações estratégicas para manutenção da competitividade: o caso do Vale dos Vinhedos. Gestão e Sociedade, [S.l.], v. 2, n. 4, p. 1-27, 2008. Disponível em: http://www.diariodocomercio.com.br/noticia.php?id=169467. Acesso em: 12 nov. 2016.

IBRAVIN – INSTITUTO BRASILEIRO DO VINHO. Estudo do mercado brasileiro de vinhos tranquilos e vinhos espumantes – Quantitativo – Oferta. Market analysis, Rio Grande do Sul, p. 154, 2008.

IBRAVIN – INSTITUTO BRASILEIRO DO VINHO. Setor vitivinícola cresce 4,6% em vendas no primeiro semestre. [2015]. Disponível em: http://www.ibravin.org.br/noticias/278.php. Acesso em: 20 out. 2017.

IBRAVIN – INSTITUTO BRASILEIRO DO VINHO. Abastecimento do mercado de vinhos no Brasil apresenta crescimento de 3% no primeiro semestre. [2017a]. Disponível em: https://ibravin.org.br/Noticia/abastecimento-do-mercado-de-vinhos-no-brasil-apresenta-crescimento-de-3-no-primeiro-semestre/305. Acesso em: 20 out. 2017.

IBRAVIN – INSTITUTO BRASILEIRO DO VINHO. Panorama do mercado do vinho no Brasil. Wine Intelligence. [2017b]. Disponível em: https://www.ibravin.org.br/admin/arquivos/ivb/1540585243.pdf. Acesso em: 17 out. 2017.

INPI – INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Guia básico de indicação geográfica. [2015]. Disponível em: http://www.inpi.gov.br/menu-servicos/indicacao-geografica. Acesso em: 11 jul. 2017.

INPI – INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Perguntas frequentes – Indicação geográfica. [2017]. Disponível em: http://www.inpi.gov.br/servicos/perguntas-frequentes-paginas-internas/perguntas-frequentes-indicacao-geografica. Acesso em: 11 jul. 2017.

KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 750 p.

LAMB, C. W.; HAIR, J. F.; MCDANIEL, C. D. Princípios de marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. 644 p.

LAS CASAS, A. L. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2005. 324 p.

MAIORKI, G. J.; DALLABRIDA, V. R. A Indicação Geográfica de produtos: um estudo sobre sua contribuição econômica no desenvolvimento territorial. Interações (Campo Grande), Campo Grande, v. 16, n. 1, p.13-25, jun. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-70122015000100002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 17 out. 2017.

MEU VINHO. Chile lidera mercado de vinhos importados no Brasil e apresenta tendências e novidades no ExpoVinis 2017. Blog. CH2A Comunicação, 2017. Disponível em: https://www.meuvinho.com.br/news/648/chile-lidera-mercado-de-vinhos-importados-no-brasil-e-apresenta-tendencias-e-novidades-no-expovinis-2017. Acesso em: 17 out. 2017.

NIERDELE, P. A. Compromissos para a qualidade: projetos de indicação geográfica para vinhos no Brasil e na França. 2011. 263 f. Tese (Doutorado Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

OLIVEIRA, R. S.; WEHRMANN, M. E. S. F. Indicação Geográfica é uma boa alternativa para valorização dos produtos do agronegócio brasileiro. Direito, Inovação e Desenvolvimento: tópicos de propriedade intelectual e concorrência. In: REÚNE ARTIGOS DO XX CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI, Vitória, 2013. Anais [...]. Vitória, v. 2. 2013. Disponível em: http://www.arraeseditores.com.br/media/ksv_uploadfiles/d/i/direito_inovacao_vol_2_1.pdf. Acesso em: 19 out. 2017.

PACHECO, V. Compartilhamento do conhecimento e crowdsourcing interno como estratégia de inovação na empresa varejista supermercadista. 2017. 170 f. Dissertação (Mestrado Desenvolvimento Socioeconômico) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2017.

PASSERINI, F. Valor agregado e valor percebido no marketing de relacionamento B2B. 2011. Disponível em: http://www.housepress.com.br/blogpress/Valoragregado-e-valor-percebido-no-marketing-de-relacionamento-B2B. Acesso em: 17 abr. 2017.

PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. 8. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016. 742 p.

PROTAS, J. F. S.; CAMARGO, U. A.; MELO, L. M. R. A vitivinicultura brasileira: realidade e perspectivas. [S.l.]: Embrapa, 2003.

REIS, F. O. A. O ciclo de vida dos produtos e as estratégias de mercado na gestão de marcas: sandálias havaianas – um estudo de caso. 2007. 47 f. Monografia (Engenharia de produção) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, 2007.

RIBEIRO, A. H. O nicho de mercado: o sucesso através das estratégias. 2005. 38p. Monografia (Especialização em Marketing) – Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2005.

ROESE, M. O mundo do vinho de cabeça para baixo: as transformações no mercado internacional do vinho e o novo empresariado vinícola. Revista de Sociologia e Política, [S.l.], n. 31, p. 71-83, 2008.

SATO, G. S.; ANGELO, J. A. As exportações brasileiras de vinhos e derivados: início de processo de internacionalização. In: X SEMEAD – SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO FEA-USP, 2007. Anais [...]. São Paulo, 2007.

SÃO PAULO. Consumo de vinho no Brasil cresce, mesmo com retração na economia. Em 3 de agosto de 2015. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/comida/2015/08/1663417-consumo-de-vinho-no-brasil-cresce-mesmo-com-retracao-na-economia.shtml. Acesso em: 15 mar. 2017.

SMITH, W. Diferenciação de produtos e segmentação de mercado como estratégias alternativas de marketing. The Journal of Marketing, [S.l.], v. 21, n. 1, p. 3-8, 1956.

TAVARES, Mauro Calixta; AFONSO, Tarcisio; LOCATELLI, Ronaldo Lamounier. Segmentação de mercado, diferenciação de produtos e a perspectiva da antropologia do consumo. Revista Gestão & Tecnologia, Pedro Leopoldo, v. 11, p. 122, jan.-jun. 2011.

TERROIRS. Panorama do consumo de vinhos no Brasil. 2016. Disponível em: http://www.terroirs.com.br/panorama-do-consumo-de-vinhos-no-brasil/. Acesso em: 12 nov. 2016.

TERUCHKIN, S. U. As estratégias empresariais para os vinhos finos no Brasil e no Uruguai: uma análise comparada. 2003. 304 p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2003, 304p.

UNIVERSOAGRO. Qualidade do vinho Goethe faz consumidores baterem nas portas das vinícolas. 2014. Disponível em: http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/outros/2014/07/25/qualidade-do-vinhogoethe-faz-consumidores-baterem-nas-portas-das-vinicolas.html. Acesso em: 19out2017

VALES DA UVA GOETHE. Histórico. Urussanga, 2013. Disponível em: http://www.valesdauvagoethe.com.br/ipvug.php?id=1. Acesso em: 24 abr. 2016.

VÁZQUEZ, B. L. Publicidad emocional: estrategias creativas. Madrid: ESIC, 2007.

VELLOSO, C. Q. Indicação geográfica e desenvolvimento territorial sustentável: a atuação dos atores sociais nas dinâmicas de desenvolvimento territorial a partir da ligação do produto ao território (um estudo de caso em Urussanga, SC). 2008. 166 p. Dissertação (Mestrado em Agroecossistemas) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Florianópolis, 2008.

VIEIRA, A. C. P.; PELLIN, V. O uso do instituto das indicações geográficas como instrumento de promoção do desenvolvimento territorial rural: o caso dos Vales da Uva Goethe Brasil SC. In: 20 APDR CONGRESS - RENAISSANCE OF THE REGIONS OF SOUTHERN EUROPE. 20 APDR Congress – Renaissance of the regions of southern Europe: Evora, 2015. Anais […]. Evora, 2015.

VIEIRA, A. C. P.; WATANABE, M.; BRUCH, K. L. Perspectivas de desenvolvimento da vitivinicultura em face do reconhecimento da Indicação de Procedência dos Vales da Uva Goethe. Revista Geintec., São Cristovão, UFS, 2012. Disponível em: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/49/125. Acesso em: 7 maio 2016.

Downloads

Publicado

2021-01-02

Como Citar

Coan, A., Vieira, A. C. P., Schneider, M. D., & Zilli, J. C. (2021). Visão do Setor Supermercadista em Relação aos Produtos com Registro da Indicação de Procedência dos Vales da Uva Goethe. Cadernos De Prospecção, 14(1), 312. https://doi.org/10.9771/cp.v14i1.28481

Edição

Seção

Indicações Geográficas