Formação de Competências para a Propriedade Intelectual
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v12i3.27331Palavras-chave:
Educação, Propriedade Intelectual, Competência.Resumo
Este artigo examina as questões inerentes à formação de competências para a propriedade intelectual à luz do modelo executado pelo Japão desde 2002. Discute as implicações da Teoria da Competência com especial foco na Teoria do C.H.A. Aborda os aspectos intrínsecos à formação para a propriedade intelectual, sobretudo em função da economia contemporânea ser baseada em conhecimento e na inovação. Assume que tal formação é multifacetada, multidisciplinar e multinacional em vista da ampla perspectiva que ela envolve. Discorre sobre as dimensões das estratégias formadoras do modelo adotado pelo governo japonês no âmbito do ensino infantil, fundamental, médio e superior, adotado para conduzir o Japão ao papel de protagonista na sociedade do conhecimento.
Downloads
Referências
AMORIM-BORHER, Maria Beatriz et al. Ensino e Pesquisa em Propriedade Intelectual no Brasil. Revista Brasileira de Inovação, [S.l.], v. 6, n. 2 jul/dez, p. 281-310, ago. 2009. ISSN 2178-2822. Disponível em: <http://ocs.ige.unicamp.br/ojs/rbi/article/view/321>. Acesso em: 18 maio 2018.
AUDY, Jorge Kotick. Aquecimento com mapa de competências organizacionais. 2015. Disponível em: <https://jorgeaudy.com/2015/04/28/aquecimento-com-mapa-de-competencias-organizacionais/>. Acesso em: 2 jul. 2018.
ARAI, Hisamitsu. Intellectual Property Strategy in Japan. International Journal Of Intellectual Property: Law, Economy and Management, Tokyo, v. 1, n. 1, p. 5-12, 2005. Disponível em: <https://www.ipaj.org/english_journal/pdf/Intellectual_Property_Strategy.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.
BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações. Política de propriedade intelectual das instituições científicas e tecnológicas do Brasil: relatório FORMICT 2016. Brasília. 2017.
BLAKENEY, Michael. Handbook on IP curricula and teaching materials. Jakarta: Asean, 2007. 75 p. EC-ASEAN Intellectual Property Rights Co-operation Programme (ECAP II). Disponível em: <https://ipmall.law.unh.edu/sites/default/files/hosted_resources/Teaching_IP/Michael_Blakeney_2008.pdf>. Acesso em: 18 maio 2018.
CARVALHO, Nuno Pires de. The importance for Oman of teaching IP law. Muscat: Wipo Secretariat, 2005. 21 slides, color. Disponível em: <https://www.ipmall.info/sites/default/files/hosted_resources/Teaching_IP/WIPO_Oman_2005.pdf>. Acesso em: 14 maio 2018.
DEPARTMENT FOR TRANSITION AND DEVELOPED COUNTRIES (Suíça). Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ed.). Teaching intellectual property (ip) in countries in transition: Version One. Genebra: Ompi, 2013. 100 p. Disponível em: <http://www.wipo.int/edocs/pubdocs/en/wipo_pub_transition_7.pdf>. Acesso em: 26 jun. 2018.
FERRAZ, Maria Cristina Comunian. Reflexões sobre o uso de documentos de patentes em cursos de graduação. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 287-312, ago. 2009. ISSN 2178-2822. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8648966>. Acesso em: 30 jun. 2018. doi: https://doi.org/10.20396/rbi.v7i2.8648966.
FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competência. Rev. adm. contemp., Curitiba, v. 5, n. spe, p. 183-196, 2001 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552001000500010&lng=en&nrm=iso>. Access em: 30 jun. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552001000500010.
GIMENEZ, Ana Maria Nunes. O ensino da propriedade intelectual na educação superior: o caso da Unicamp. 2012. 214 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestre em Política Científica e Tecnológica, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000878183>. Acesso em: 18 maio 2018.
GIMENEZ, Ana Maria Nunes; BONACELLI, Maria Beatriz Machado; CARNEIRO, Ana Maria. The Challenges of Teaching and Training in Intellectual Property. Journal of Technology Management & Innovation, [S.l.], v. 7, n. 4, p. 176-188, dec. 2012. ISSN 0718-2724. Disponível em: <https://jotmi.org/index.php/GT/article/view/cas44>. Acesso em: 18 maio 2017. doi:http://dx.doi.org/10.4067/S0718-27242012000400014.
GRAMIGNA, M. R. Modelo de competências e gestão de talentos. São Paulo: Makron Books, 2002.
HARTEMAN, David Franco. Você conhece o C.H.A.? 2018. Disponível em: <http://www.admdistracao.com.br/2018/03/voce-conhece-o-cha.html>. Acesso em: 1 jul. 2018.
JAPÃO. INTELLECTUAL PROPERTY POLICY HEADQUARTERS. Strategic Program for the Creation, Protection and Exploitation of Intellectual Property: preliminary translation. 2003. Disponível em: <https://japan.kantei.go.jp/policy/titeki/kettei/030708f_e.html#1-1>. Acesso em: 4 jul. 2018.
JAPAN PATENT OFFICE. Education, dissemination and raising the awareness of intellectual property in Japan. Tokio: Japan Patent Office, 2018. 276 p. Disponível em: <https://www.jpo.go.jp/torikumi_e/kokusai_e/training/textbook/pdf/Education.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2018.
______. Raising intellectual property awareness. In: OFFICE, Japan Patent. Annual Report 2002. Tokyo: Japan Patent Office, 2002. Cap. 5. p. 37-42. Disponível em: <https://www.jpo.go.jp/shiryou_e/toushin_e/kenkyukai_e/pdf/07-chapter5.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2018.
LIMA, Marcos Antônio Martins; FERREIRA, Jesuína Maria Pereira. Competências profissionais requeridas pelas organizações: percepção dos alunos de curso de Mestrado em Administração e Controladoria. Rev. Ciênc. Admin., Fortaleza, v. 1, n. 17, p. 271-306, jan./abr. 2011. Quadrimestral. Disponível em: <http://periodicos.unifor.br/rca/article/view/3239/pdf>. Acesso em: 28 jun. 2018.
LOIOLA, Léia de Melo. Breve histórico do termo competência. Revista Helb, Brasília, v. 7, n. 7, [s.p.], 2013. Anual. Disponível em: <http://www.helb.org.br/index.php/revista-helb/ano-7-no-7-12013/212-breve-historico-do-termo-competencia>. Acesso em: 02 jul. 2018.
MEDEIROS, Heloísa Gomes. A sobreposição de direitos de propriedade intelectual no software: coexistência entre direito de autor e patente na sociedade informacional. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Direito, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017, 440 f. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/178710/347865.pdf?sequence=1>. Acesso em: 30 jun. 2018.
MENDES, Liliana Machado; AMORIM-BORHER, Beatriz. O ensino da Propriedade Intelectual: mapeando as academias da Rede Global. Revista Brasileira de Inovação, [S.l.], v. 11, n. 2 jul/dez, p. 399-432, aug. 2012. ISSN 2178-2822. Disponível em: <http://ocs.ige.unicamp.br/ojs/rbi/article/view/519>. Acesso em: 18 maio 2018.
OLIVEIRA, Marcia Cristina; SOUZA, Cristina Gomes. Propriedade intelectual e Tecnologia Industrial Básica – TIB na formação em engenharia: levantamento dos cursos de universidades públicas do Rio de Janeiro. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 7, n. 4, p. 460-471, 30 dez. 2014. Trimestral. Universidade Federal da Bahia. http://dx.doi.org/10.9771/s.cprosp.2014.007.047. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/nit/article/view/11611>. Acesso em: 18 maio 2018.
PERRENOUD, Philippe. Construindo competências. Nova Escola, São Paulo, p. 19-31, 2000. Entrevista concedida a Paola Gentile e Roberta Bencini. Disponível em: <http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_2000/2000_31.html>. Acesso em: 4 jul. 2018.
PÁSCOA, Maria Beatriz Amorim et al. Ensino e Pesquisa em Propriedade Intelectual no Brasil. In: SIMPÓSIO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, 24., 2006, Gramado. Anais... Porto Alegre: Anpad, 2006. p. 1 - 14. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/DCT797.pdf>. Acesso em: 18 maio 2018.
PIMENTA, José Antônio Carlos. A propriedade intelectual e a formação do profissional em tecnologia: um estudo da inserção do tema na escola de educação tecnológica. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação Tecnológica, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. 109 f. Disponível em: <http://www2.et.cefetmg.br/permalink/0a75de1f-a3e1-11df-aeaa-00188be4f822.pdf>. Acesso em: 18 maio 2018.
TAKENAKA, Toshiko. Success or failure?: Japan's national strategy on intellectual property and avaluation of Its Impact from the comparative law Perspective. Washington University Global Studies Law Review, Washington, v. 8, p. 379-398, 2009. Disponível em: <https://openscholarship.wustl.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1084&context=law_globalstudies>. Acesso em: 7 jul. 2018.
TOMMASI, Alexandre Cardoso. O ensino de Propriedade Intelectual para o fortalecimento do Sistema Nacional de Inovação. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Ciência da Propriedade Intelectual, Pós-graduação em Ciência da Propriedade Intelectual, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015. Disponível em: <http://bdtd.ufs.br/handle/tede/688>. Acesso em: 18 maio 2018.
TOMMASI, Alexandre Cardoso et al. Ensino e pesquisa de propriedade intelectual no Brasil. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON TECHNOLOGICAL INNOVATION, 2015, Aracaju. Proceedings... Aracaju: Isti, 2015. p. 463 - 498. Disponível em: <http://www.portalmites.com.br/conferences/index.php/ENEE/Isti2015/paper/viewFile/411/251>. Acesso em: 18 maio 2018.
ZARIFIAN, Philippe. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cadernos de Prospecção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.