Propriedade Industrial em Alagoas: uma Análise dos Depósitos de Marcas em Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v12i1.27280Palavras-chave:
Marca, Propriedade Industrial, Alagoas.Resumo
A proposta deste artigo é mostrar os aspectos relevantes acerca do registro de marcas no Brasil e, em especial, o panorama alagoano. O objetivo é analisar os dados que permeiam os pedidos de registro de marca no Estado de Alagoas, as questões sobre competitividade das organizações e o papel fundamental da marca para o desenvolvimento da empresa e do ambiente em que ela está inserida. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados como materiais como relatórios estatísticos, manuais de procedimentos, textos legais e obras voltadas ao tema. Após a análise da conjuntura nacional e regional, foi realizada a análise dos materiais com a finalidade de demonstrar os aspectos mencionados. Conclui-se que é perceptível o avanço na proteção de marcas em Alagoas devido aos investimentos e às ações do mercado, tornando clara a ideia de competitividade, já que a marca é utilizada como parâmetro fundamental acima da simples proteção.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE MARKETING (AMA). [2018]. Disponível em: <https://www.ama.org/AboutAMA/Pages/Definition-of-Marketing.aspx>. Acesso em: 1º jun. 2018.
BRASIL. Lei n. 9.279, de 14 de maio de 1996. Lei de Propriedade Intelectual (LPI): Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Brasília, DF, maio, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9279.htm>. Acesso em: 18 jun. 2018.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005. v. 1.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Estatísticas do Cadastro Central de Empresas – CEMPRE: Número de empresas e outras organizações – Unidades (2006-2016). [2017]. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/economicas/comercio/9016-estatisticas-do-cadastro-central-de-empresas.html?=&t=series-historicas>. Acesso em: 1º jul. 2018.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Produto Interno Bruto dos Municípios. 2015. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/por-cidade-estado-estatisticas.html?t=destaques&c=2700300 Acesso em: 10 de junho de 2018.
INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL (INPI). Indicadores de Propriedade Industrial (2000-2012). Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: <http://www.inpi.gov.br/sobre/estatisticas/arquivos/publicacoes/indicadores-de-propriedade-industrial-2000_2012.pdf/view >. Acesso em: 26 jun. 2018.
INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL (INPI). Manual de Marcas. 2. ed. INPI, 2017. Disponível em: <http://manualdemarcas.inpi.gov.br/projects/manual/wiki/PDF> Acesso em: 6 jun. 2018.
LINDSTROM, Martin. Brand sense: a marca multissensorial. Tradução Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Bookman, 2007.
MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. São Paulo: Bookman, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cadernos de Prospecção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.