Prospecção de Tecnologias Educacionais em KNX

Autores

  • Luiz André da Silva Lima André da Silva Lima Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil http://orcid.org/0000-0001-6558-2425
  • Thaís Telles Queiroz Lira Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil http://orcid.org/0000-0001-5038-7395
  • Tatiane Luciano Balliano Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil
  • Silvia Beatriz Beger Uchôa Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v12i5.27209

Palavras-chave:

Automação de predial, Automação residencialAutomação de predial. Automação residencial, KNX

Resumo

Este trabalho apresenta uma prospecção tecnológica sobre as tecnologias educacionais que utilizam o protocolo KNX em seus sistemas. Tal protocolo consiste em um padrão de comunicação aberta para controlar sistemas de automação predial e residencial. Ao prospectar as tecnologias disponíveis no mercado, pretende-se desenvolver um produto para educação utilizando componentes do sistema KNX voltado para o processo de ensino e aprendizagem no âmbito dos cursos de Automação de Edifícios e Casas. Para tanto, foi realizado o levantamento em bases de dados acadêmica e de patentes, nacionais e internacionais. Os resultados apontam não existir um produto ou procedimento específico que gere produtos que atendam às necessidades desse mercado e difundam tal conhecimento de modo simples para facilitar a aprendizagem da tecnologia KNX no âmbito das instituições educacionais, demostrando haver, assim, uma demanda a ser desenvolvida. 


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Publicado

2018-12-10

Como Citar

Lima, L. A. da S. L. A. da S., Lira, T. T. Q., Balliano, T. L., & Uchôa, S. B. B. (2018). Prospecção de Tecnologias Educacionais em KNX. Cadernos De Prospecção, 11(5), 1546. https://doi.org/10.9771/cp.v12i5.27209

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos