A Inovação nas Empresas Metalomecânicas: um foco sobre a ambiência inovadora
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v11i4.27183Palavras-chave:
Inovação, Radar da Inovação, Ambiência InovadoraResumo
Sabe-se que inovar é um diferencial competitivo para qualquer organização. Porém, existem empresas que mesmo conhecendo as exigências do cenário atual, deixam de criar um ambiente favorável à inovação. Assim, o objetivo deste artigo foi analisar a mensuração da inovação por meio do Radar da Inovação e observar o comportamento da dimensão Ambiência Inovadora. Para tanto, a partir de referenciais teóricos sobre inovação e ambiência inovadora, foi utilizada a metodologia de coleta de dados do Programa Agentes Locais de Inovação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, por meio do diagnóstico Radar da Inovação, tendo sido abordadas 20 empresas do setor metalomecânico da cidade de Maringá no Paraná. Percebe-se um avanço nas médias dos resultados entre os diagnósticos aplicados, com uma tendência favorável para algumas dimensões, o que é evidenciado com as respostas obtidas nos questionários e nas observações diretas.Downloads
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